The Last of Us: As maiores mudanças da série em relação ao jogo

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The Last of Us: As maiores mudanças da série em relação ao jogo

Por Leo Gravena

The Last of Us é provavelmente uma das produções baseadas em video games que adapta mais fielmente a narrativa de um jogo para um filme ou série, alterando pequenos elementos para tornar essa história ainda mais crível e humana. Ainda assim, algumas partes sofreram adaptações e ficaram diferentes na série da HBO.

Dessa forma, aqui estão as principais e maiores mudanças da série em relação ao jogo, sendo deixado de lado momentos que são alterados mas que acabam progredindo e sendo finalizados de formas semelhantes, como a morte de Tess, o capítulo Left Behind e a saga de Sam e Henry. Além disso, cuidado com os spoilers.

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Esporos e máscaras

Um dos principais elementos do Cordyceps é que o fungo mortal pode se espalhar pelo ar, porém os esporos são bastante visíveis a olho nú e podem ser evitados, de forma que as pessoas se acostumaram a carregar máscaras de gás sempre que necessário sair para fora das cidades.

Inclusive esse é um ponto importante das habilidades de Ellie, já que como ela é imune ao cordyceps, pode respirar os esporos normalmente quando eles estão ao ar livre.

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Bill & Frank

Enquanto o capítulo focado em Bill acaba em uma resolução bastante semelhante à dos jogos - Joel e Ellie conseguem uma bateria e um carro para tentar encontrar Tommy - a história de Bill é utilizada para um propósito bem maior dentro da narrativa da série.

Com um episódio focado no casal, a série consegue encapsular toda a ideia de sua trama e do que quer dizer com os relacionamentos e momentos que vemos na série do começo ao fim nesta primeira temporada: relacionamentos humanos, momentos felizes, momentos ruins, tudo isso continua acontecendo seja agora, seja em um apocalipse com seres parecidos com zumbis.

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Os Caçadores

Nos jogos os Caçadores são apenas um grupo que está caçando Joel e Ellie quando eles acabam passando pela cidade e caindo em uma armadilha, a série, contudo, decide mostrar um lado que não foi visto nos jogos, com Kathlen assumindo o papel de líder do grupo e revelando suas motivações de forma clara e definida.

Além disso, a própria história de Sam e Henry, mesmo tendo um desfecho bastante semelhante nos jogos, não os liga a cidade e aquele grupo de uma forma tão pessoal.

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A matança de Joel

Enquanto já vimos Joel matando e sendo bastante violento na série, nada se compara ao que o personagem é capaz de fazer no jogo, afinal: é um jogo. Ainda assim, várias pessoas parecem não ter entendido isso muito bem já que essa é uma das maiores reclamações sobre a produção.

A mudança, completamente necessária, se faz justamente para trazer uma trama e narrativa mais realista para a série.

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Salt Lake City

Enquanto no jogo toda a ação final se desenrola de forma semelhante ao do episódio final, essa é uma parte bastante importante e longa do jogo, que foi adaptada em um curto episódio final que não explora muito dos questionamentos filosóficos que, em cerca de 16 horas de jogo, se apresentam na forma de individualismo contra o utilitarismo.

Em praticamente nenhum momento é considerado por Joel, ou pelo espectador dessa forma, que talvez a morte de Ellie seja algo que vai melhorar o mundo, ou começar a tornar ele um lugar melhor e sem infectados.

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Origem de Ellie

Talvez a maior diferença entre os jogos e a série é que na produção da HBO podemos ver o nascimento de Ellie e descobrir quem era Anna, a sua mãe. A trama explica e deixa claro que a jovem é imune porque foi exposta ao Cordyceps no momento exato de seu nascimento, fazendo com que ela criasse a imunidade vista na história.

De certa forma, a série mostra os dois momentos mais importantes da infecção do Cordyceps, tanto como ele começou, no início do segundo episódio, quanto como a imunidade a ele pode ser atingida no último.