The Flash: 7 perguntas sem respostas deixadas pelo novo filme da DC
The Flash: 7 perguntas sem respostas deixadas pelo novo filme da DC
As dúvidas que o filme solo de Barry Allen deixou para trás!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Com direção de Andy Muschietti, The Flash chegou aos cinemas brasileiros no dia 15 de junho após anos de espera, adiamentos e polêmicas. O filme acompanha a jornada de Barry Allen, um perito forense que, nas horas vagas, combate o crime sendo o homem mais rápido do mundo. O problema começa quando, em uma dessas corridas, o Velocista Escarlate acaba viajando no tempo e um verdadeiro caos se inicia.
Se você já assistiu ao filme, então deve saber que as realidades paralelas e as mudanças temporais de The Flash dificultaram – e muito – a vida de Barry Allen no longa. É possível até que você tenha ficado com algumas pulgas atrás da orelha depois que os créditos rolaram na telona do cinema. Pensando nisso, reunimos aqui sete perguntas que o novo filme da DC não respondeu na produção!
Vale ressaltar que a lista está recheada de spoilers de The Flash. Continue por sua conta e risco.
O que a presença do Batman de George Clooney significa para o futuro do DCU?
Quando você sentou na poltrona da sala de cinema para assistir a The Flash, provavelmente já esperava ver Ben Affleck e Michael Keaton como suas respectivas versões de Bruce Wayne, o Batman. Foi por isso que a participação de George Clooney no final do filme pegou todo mundo de surpresa. Mas o que isso significa para o futuro da DC?
Levando em consideração que o filme de Andy Muschietti deixa claro a existência de realidades paralelas no universo cinematográfico da DC, é possível teorizar que a participação de Clooney, que viveu o Homem-Morcego no infame Batman e Robin (1997), pode ficar por isso mesmo. O próprio James Gunn, o chefe da DC Studios ao lado de Peter Safran, já negou os rumores de que Clooney poderia ser o “novo” Batman na próxima fase do estúdio.
Sendo assim, é pouco provável que o astro volte a retornar ao papel no futuro, marcando sua presença em The Flash como um simples cameo. Por outro lado, isso abre outra questão: se Clooney é o Batman da nova realidade em que Barry Allen está, isso significa que não veremos Ezra Miller novamente como Flash, a não ser que ele viaje no tempo mais uma vez?
Quem matou Nora Allen?
Outra pergunta que o filme deixa sem resposta diz respeito à Nora Allen (Maribel Verdú). Afinal, quem matou a mãe de Barry no DCU?
Se buscarmos respostas no próprio cânone do Flash, a dúvida é solucionada rapidamente: nos quadrinhos, o assassino de Nora é Eobard Thawne, mais conhecido como Professor Zoom ou Flash Reverso. É essa resposta que você também encontra na série The Flash.
Contudo, embora a morte de Nora seja parte fundamental da trama, o filme não está muito interessado em mostrar qual é a identidade do assassino. Nem mesmo Barry se preocupa com isso quando volta ao passado para mudar a ordem das coisas.
Então, a pergunta que fica, além da identidade da pessoa que matou Nora Allen, é se esse assunto voltará a ser discutido no futuro, independente se veremos ou não um outro alguém interpretando o personagem nas telonas.
O que vai acontecer com o Flash de Ezra Miller?
A não ser que você esteja vivendo em uma caverna, provavelmente deve se lembrar de que, nos últimos anos, Ezra Miller se envolveu em uma série de polêmicas que vão desde agressões até criação de seitas. Miller enfrentou tribunais por causa de suas ações, o que levou muita gente a acreditar que The Flash poderia ser cancelado por causa dos escândalos.
No entanto, não foi isso que aconteceu. Miller continuou envolvide com a produção, e agora a pergunta que não quer calar é se elu vai voltar a interpretar Barry Allen nas telonas. Embora o filme estabeleça a existência do multiverso, o que abre portas para que uma nova pessoa vista o uniforme do Velocista Escarlate, a equipe já demonstrou estar satisfeita com o trabalho de Miller, e os novos chefes do DC Studios não descartam totalmente a ideia.
A Supergirl ainda existe na nova linha temporal onde Barry está?
Um dos principais destaques de The Flash é a presença de Kara Zor-El, a Supergirl. A heroína é interpretada pela atriz Sasha Calle e participa ativamente do conflito final do filme. Mas a questão que fica é: se Barry alterou o passado mais uma vez e foi parar em uma nova linha temporal, será que a Supergirl existe nesse mesmo universo?
Levando em consideração que James Gunn anunciou um projeto solo da heroína, o Supergirl: Woman of Tomorrow, é certo que a personagem tem um futuro preparado na franquia. Mas quem vai interpretar a personagem? Será que veremos Sasha Calle novamente como a figura ou uma outra pessoa vai assumir essa posição? E mais: como fica a situação envolvendo as linhas temporais?
O que aconteceu com o Aquaman?
Outra dúvida que The Flash deixa sem resposta diz respeito a Arthur Curry, o Aquaman. O ator Jason Momoa reprisou seu papel como o herói na cena pós-créditos do filme de Andy Muschietti antes de retornar novamente ao universo cinematográfico da DC em Aquaman e o Reino Perdido, que estreia em dezembro deste ano.
Na cena, o Barry de Ezra Miller se encontra com um Aquaman completamente bêbado e fora de si, uma atitude que não condiz muito com o desenvolvimento que Arthur Curry teve ao longo de suas participações na franquia. Em vista disso, resta saber o que aconteceu com o Aquaman daquela linha temporal, já que Barry mudou a ordem das coisas novamente quando salvou seu pai da prisão.
E não acaba por aí: será que o Barry de Ezra Miller e o Aquaman de Jason Momoa vão seguir em frente na nova fase da DC nos cinemas, ou eles irão habitar em um universo próprio assim como Batman de Robert Pattinson?
E a Mulher-Maravilha?
Apesar da DC ter um novo futuro nas telonas, a Mulher-Maravilha de Gal Gadot vem fazendo algumas participações especiais em filmes da franquia, como Shazam! Fúria dos Deuses e o próprio The Flash. A guerreira aparece brevemente em uma cena inicial do filme, mas não é mais mencionada depois disso.
Sendo assim, qual é o futuro da Mulher-Maravilha no DCU? Já que o terceiro filme da personagem foi cancelado no final de 2022 e, ao que tudo indica, Gal Gadot não está nos planos de James Gunn e Peter Safran, resta sabermos o que vai acontecer com a heroína daqui para frente e se veremos um novo rosto interpretando-a mais cedo ou mais tarde.
Como o Batman de Michael Keaton sabe sobre viagens no tempo?
Há um certo momento em The Flash em que vemos o Bruce Wayne de Michael Keaton explicando para os dois Barry Allens como viagens no tempo funcionam. Narrativamente falando, a cena é importante para explicar ao público um ponto central da jornada do Velocista, mas isso pode ter levado muita gente a se perguntar como é que aquele Batman sabia tanta coisa sobre o assunto.
Afinal, será que o Wayne de Keaton também já teve a oportunidade de viajar por outras dimensões, ou isso é apenas uma decisão criativa para tratar do tema? É provável que esta última seja a resposta, e o fato de Bruce saber tanto sobre viagens temporais é só porque ele é o melhor detetive do mundo, o que significa que o vigilante apenas sabe das coisas. Contudo, isso não deixa de lado outras possibilidades mais inventivas para o porquê ele foi tão preciso quando explicou para Barry como seus atos poderiam interferir na ordem temporal do mundo.