The Flash: 10 coisas que você pode não ter percebido no novo filme da DC
The Flash: 10 coisas que você pode não ter percebido no novo filme da DC
Tão rápido que quem piscar, perdeu
The Flash, novo filme da Warner Bros, traz o polêmico Ezra Miller no papel principal. Controvérsias à parte, o filme dividiu a opinião de fãs com o seu roteiro e efeitos especiais ao adaptar o arco Ponto de Ignição de forma bem diferente. O diretor Andy Muschietti aproveitou a oportunidade para homenagear a história da DC Comics no cinema com uma enxurrada de referências, incluindo participações especiais e easter eggs dos quadrinhos.
Com tanta coisa para prestar atenção, alguns detalhes podem acabar passando batido. Separamos 10 coisas que você pode não ter percebido no novo filme da DC.
O Superman de Henry Cavill de volta!
Henry Cavill, no momento, não é uma pessoa muito bem-vinda no Universo DC. O ator acabou sendo pego no suposto esquema de Dwayne Johnson para tomar controle criativo da empresa e foi prontamente dispensado por James Gunn. Isso explica porque suas participações foram cortadas do longa, mas seu personagem ainda aparece.
Sem mostrar o rosto, Superman surge para resolver um incidente em um vulcão, o que por si só pode ser uma referência obscura aos quadrinhos. Na primeira vez que Flash conseguiu voltar no tempo, o herói estava em uma missão em um vulcão.
Iron Heights
Henry Allen, o pai de Barry Allen, foi preso injustamente pela morte de sua esposa, o misterioso incidente que funciona como um gatilho para todos os eventos do filme. A penitenciária em que foi encarcerado se chama Iron Heights, uma prisão bastante conhecida no mundo dos quadrinhos.
Casa bem localizada
A casa de Barry em Central City também tem as suas curiosidades. Próximo a sua humilde residência, duas lojas fazem referências aos quadrinhos. Há uma banca chamada Whiz Comics, uma referência direta à revista de mesmo nome da editora Fawcett em que o Capitão Marvel, hoje conhecido como Shazam, fez sua estreia. E também um restaurante chamado Grayson’s, em referência a Dick Grayson e sua família.
Amante da Sétima Arte
O Barry do Passado, sem passar tanto tempo obcecado em encontrar uma maneira de tirar o pai da cadeia, acabou virando um grande fã de cinema. Em seu quarto podem ser encontrados pôsteres de Marte Ataca! e A Origem, dos mesmos diretores de outros filmes do Batman: Tim Burton e Christopher Nolan, respectivamente. Além de V de Vingança e Círculo de Fogo.
As mudanças na linha do tempo também mudaram o protagonista do filme De Volta Para o Futuro. O papel de Michael J. Fox acabou ficando com Eric Stoltz, que curiosamente era o ator que viveria o personagem na versão original. O ator havia inclusive gravado algumas cenas, antes de ser substituído.
Albert Desmond e Patty Spivot
Albert Desmond e Patty Spivot, amigos do Barry do Passado e rivais do Barry do Futuro, foram batizados em homenagem a dois personagens dos quadrinhos. Albert é a identidade secreta do vilão Doutor Alquimia, que usa a Pedra Filosofal para espalhar o caos. E Patty é uma policial que trabalha junto do Flash na versão original. Ambos aparecem na série de TV protagonizada por Grant Gustin, interpretados por Tom Felton e Shantel VanSanten.
Ponto de Ignição
Apesar de ser uma história apenas levemente inspirada nos quadrinhos, The Flash consegue inserir alguns pontos chaves de Ponto de Ignição. A maneira como a Supergirl é encontrada, por exemplo, reflete o estado de Superman no quadrinho original. A cena em que Batman ajuda Barry Allen a reproduzir o acidente que lhe deu poderes também foi trazida dos quadrinhos de uma forma diferente. E, claro, a maneira inconsequente que Barry volta no tempo para salvar sua mãe surgiu dessa história.
Um Lannister na multidão
Manter sua energia é algo muito importante para o Flash ao longo do filme e o herói está constantemente em busca de comida. Em determinado momento, o Velocista Escarlate rouba a pizza de um ruivo estranhamente familiar. Este ator é Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister de Game of Thrones. O ator esteve no primeiro longa dirigido por Andy Muschietti, o diretor de The Flash — Mama.
Palpatine Voltou
O impacto de Star Wars na cultura pop é inegável. Mas como a marca está fortemente atrelada à Disney atualmente, que também detém os direitos da Marvel, a Warner decidiu seguir um caminho mais discreto para referenciar a obra sem promover a rival. Quando Flash tem a ideia de lançar raios para dissipar o excesso de energia, ele chama isso de dar uma de Imperador, em homenagem aos raios do Imperador Sheev Palpatine.
Qual é o nome do vilão?
No final, Barry Allen descobre que o grande vilão, que empurrou o herói para a linha do tempo errada quando tentava voltar para casa, foi ele mesmo: uma versão enlouquecida do futuro do Barry da linha do tempo em que sua mãe não morreu. Esta forma corrompida é como um Dark Flash, com roupa preta que vem de um traje antigo do Batman. Mas a história é bem similar a um vilão da série do Flash: Savitar.
Crise nas Infinitas Terras
Quando tenta reverter todo o estrago, Barry Allen acaba encontrando diversos clássicos da DC Comics nos cinemas e na televisão na forma de esferas do multiverso: Jay Garrick, o Superman de George Reeves e de Christopher Reeve, o Batman de Adam West e Helen Slater como Supergirl. E ainda é possível ouvir a risada de versões do Coringa em live-action.
Mas outro ponto importante é a forma como estes universos começam a se chocar, o que não acontece na história original dos quadrinhos. Na verdade, este fenômeno é mais parecido com a ameaça de Crise nas Infinitas Terras, escrita por Marv Wolfman e George Perez. Assim como no filme, a saga é marcada pela morte da Supergirl e a situação se resolve com o sacrifício de Barry Allen.