The Crown: 7 coisas da Parte 1 da nova temporada que não aconteceram na vida real
The Crown: 7 coisas da Parte 1 da nova temporada que não aconteceram na vida real
As principais liberdades criativas da parte inicial da última temporada de The Crown!
Após seis temporadas, The Crown finalmente encontrou seu fim. A série da Netflix conquistou o público por explorar o reinado de Elizabeth II no Reino Unido ao longo de várias décadas, abordando diversos acontecimentos históricos importantes de seu governo.
Com a chegada da segunda parte da sexta temporada no serviço, aproveitamos para relembrar a Parte 1 do capítulo nesta lista: aqui, você confere 7 coisas que estão na série, mas não aconteceram na vida real.
A festa de aniversário de Camilla
Um dos momentos cruciais da primeira parte da sexta temporada de The Crown é quando Charles organiza uma grandiosa festa de aniversário para Camilla. O dilema do episódio envolve o desejo do príncipe de que a Rainha Elizabeth II, sua mãe, compareça ao evento – ele até vai visitá-la pessoalmente em Buckingham para fazer o pedido, que é ignorado por ela. A única pessoa da realeza que dá as caras no local é a Princesa Margaret.
No entanto, não foi exatamente isso que aconteceu na vida real. Embora a festa de aniversário realmente tenha acontecido, Charles não tinha expectativa alguma de que sua mãe apareceria no evento. Nem mesmo a imprensa foi chamada, Margaret tampouco se deu ao trabalho de participar da comemoração e até o discurso que Charles fez na série ocorreu apenas na ficção.
Uma briga de manchetes
Há um momento na parte inicial da sexta temporada da série em que Charles grita com sua equipe por Diana ter se tornado o destaque das manchetes no dia seguinte após o aniversário de 50 anos de Camilla. Como Charles queria que sua amada fosse o centro das atenções da mídia, ver a ex-esposa dominando as capas de jornais com sua passagem por St. Tropez não foi exatamente algo agradável para ele diante das circunstâncias.
Porém, é pouco provável que essa explosão de Charles, assim como o pedido para que Camilla ganhasse uma boa cobertura midiática com seu aniversário, tenha acontecido na vida real. Pelo que se sabe, não há registros de que Charles e Diana tenham vivido uma rixa midiática, mesmo que o Príncipe realmente quisesse melhorar a imagem de Camilla.
Mohamed Al-Fayed pagou um paparazzi para fotografar Diana e Dodi?
A primeira parte da sexta temporada de The Crown explora um pouco mais do relacionamento entre Diana e Dodi antes do fatídico acidente de carro, e a série não mede esforços para mostrar que Mohamed Al-Fayed, o pai de Dodi, teve uma participação ativa na união dos pombinhos. Há até um momento no programa onde ele é visto pagando um paparazzi para fotografar os dois e divulgar o romance na mídia.
A questão envolvendo o paparazzi, porém, não é tão simples assim, já que é impossível saber se Mohamed realmente entrou em contato com o fotógrafo para expor o relacionamento de Diana com Dodi. Sabe-se que o paparazzi realmente recebeu dicas sobre onde encontrar o casal, mas não existe confirmação de quem fez isso ou quem o pagou para tirar os registros.
Diana e seu relacionamento com o pai
Outra coisa que The Crown usou como liberdade criativa na trama foi o relacionamento de Diana com o pai. Na série, a Princesa conversa com Dodi sobre a figura paterna, acusando-o de ter sido “negligente”.
Mas isso pode não ter um fundo de verdade. Pelo que se sabe, Diana tinha uma ótima relação com o pai, chegando até a confirmar que ela era a filha favorita dele.
Ainda assim, aparentemente nem tudo foi um mar de rosas na família, já que existem gravações de Lady Di confessando que seus pais nunca tinham dito em voz alta que a amavam.
O pedido de casamento que Dodi fez para Diana
Mais um acontecimento que está na sexta temporada de The Crown, mas que não ocorreu na vida real é o pedido de casamento que Dodi faz para Diana na noite do trágico acidente de carro. Com o caos envolvendo a presença da Princesa em Paris, Dodi não teve a oportunidade de fazer o pedido, embora realmente tenha comprado um anel de noivado no dia anterior.
O que se sabe é que, de acordo com relatos do próprio Mohammed Al-Fayed, o filho de fato queria propor o noivado para Diana naquela fatídica noite. No entanto, isso acabou não acontecendo.
Os esforços de Charles após a morte de Diana
Após o trágico acidente de carro que tirou a vida de Lady Di, The Crown coloca Charles na posição de um ex-marido em redenção. No final da primeira parte, vemos o Príncipe tomando todas as medidas necessárias para levar o corpo da Princesa até o Reino Unido, além da vontade de fazer um grande funeral para ela.
No entanto, não foi exatamente isso que aconteceu. Enquanto na série é Charles quem toma a frente dos preparativos e vai pessoalmente fazer o reconhecimento de corpo na França, local do acidente, na vida real a pessoa que garantiu que houvesse um avião das Forças Áreas para buscar o corpo da Princesa foi Elizabeth II. Charles realmente foi até o país, mas ele estava acompanhado das irmãs de Diana.
Já em relação ao grande funeral em tributo à Diana, Charles também não foi um agente único por trás dos preparativos. Pelo que se sabe, tudo foi um esforço coletivo entre a família de Diana e a realeza.
O sumiço do Príncipe William
O desaparecimento do Príncipe William após a notícia de que Diana, sua mãe, havia morrido também não é verdade. Na série, o jovem some por cerca de 14 horas nos arredores do Castelo de Balmoral, preocupando a família real.
Porém, William nunca saia de casa para fazer caminhadas sem que algum segurança o estivesse vigiando, mesmo que de longe. Logo, ele nunca desapareceu da maneira como a série mostra.