The Authority: Tudo sobre a equipe de heróis da DC que vai ganhar filme
The Authority: Tudo sobre a equipe de heróis da DC que vai ganhar filme
Você conhece bem a equipe da DC Comics?
Recentemente, James Gunn e Peter Safran anunciaram vários dos projetos que farão parte do novo Universo DC nos cinemas, com direito a cinco filmes e cinco séries de TV. E entre os anúncios, um chamou bastante atenção no campo cinematográfico: a adaptação de The Authority para os cinemas, apresentando uma nova equipe de heróis diferentes dos que costumamos ver nesse tipo de histórias.
Descrito como um grupo formado por super-heróis que irão fazer de tudo por aquilo que julgam correto – incluindo ir contra leis internacionais ou a soberania de qualquer outro país, a equipe conta com personagens bem interessantes e pode ser uma adição incrível à franquia da DC no cinema. Por isso, aqui reunimos o que você precisa saber sobre The Authority!
Quem criou The Authority nos quadrinhos?
A primeira aparição da equipe conhecida como The Authority nas HQs se deu em maio de 1999, na revista de mesmo nome, que era publicada pela DC Comics através do selo Wildstorm. O projeto foi criado por Warren Ellis e Bryan Hitch, usando personagens que faziam parte de outro grupo de super-heróis, o Stormwatch.
De muitas formas, a primeira revista de The Authority dava continuidade às tramas estabelecidas em Stormwatch. O próprio Ellis reconhece que "por mais que ninguém estivesse comprando Stormwatch, eles [a DC Comics] continuava com a revista porque eles adoravam o selo Wildstorm e queriam me manter empregado".
The Authority: História da equipe
A história de The Authority começa com a dissolução da Stormwatch - algo que aconteceu para que Warren Ellis pudesse focar mais nos heróis que gostava de escrever. Após fazerem sua primeira aparição pública sob um novo codinome, a equipe é perseguida por um antigo vilão do grupo anterior em busca de vingança, o terrível Kaizen Gamorra.
A equipe é uma versão bem mais sóbria de The Boys para o Universo DC. São anti-heróis reunidos que tomam decisões drásticas e, muitas vezes, até autoritárias para garantir a sobrevivência dos Estados Unidos. Em boa parte de suas histórias, há muitas críticas ao governo norte-americano e a postura intervencionista das forças armadas estadunidenses em países emergentes.
Jenny Sparks e Jenny Quantum
Uma das personagens mais importantes para a equipe é Jenny Sparks, já que ela é quase como a "líder" do grupo. Descrita como o "Espírito do Século XX", ela nasceu em 1900 e morre em 1999. Através dos anos, ela se envolveu com várias pessoas que teriam muita importância na história da humanidade, e desenvolveu um lado hedonista e despreocupado.
Quando ela morre, outra figura assume seu lugar, Jenny Quantum. Aliás, o nome das personagens é algo bem importante e reflete seus poderes. Sparks (ou fagulhas em tradução livre), tem a ver com energia elétrica e o avanço que ela proporcionou na história humana, enquanto Quantum (quântico) é relacionado ao avanço das pesquisas de energia e física quântica.
Quem mais faz parte de The Authority?
A primeira versão da equipe também apresentou alguns personagens muito interessantes. Aqui, temos:
- Jack Hawksmoor: um homem ligado fisicamente às cidades, capaz de se comunicar com essas estruturas e extrair poderes delas.
- Apolo: uma versão construída em laboratório do Superman, com os mesmos poderes que o Último Filho de Krypton.
- Meia-Noite: uma versão construída em laboratório do Batman, com a capacidade de "ver" os próximos movimentos dos inimigos em combate.
- Engenheira: uma cientista que substituiu o sangue de seu corpo através de nanotecnologia e é capaz de criar objetos sólidos.
- Doutor: um holandês viciado em drogas com poderes xamânicos, que é capaz de manifestar os dons de centenas de xamãs que vieram antes dele.
- Swift: uma mulher tibetana com asas e garras bem afiadas.
Ao longo dos volumes seguintes, a equipe teve várias trocas e substituições, mas os personagens mais lembrados pelo público são justamente esses, e é bem provável que eles sejam os protagonistas do filme da equipe.
Os vilões de The Authority
As histórias de The Authority lidavam bastante com política e elementos do mundo real trazidos para a perspectiva grandiosa dos quadrinhos. Em suas primeiras histórias, o grupo invadia nações de terceiro mundo para atacar os líderes tiranos e ditatoriais, o que fez com que eles entrassem na mira das Nações Unidas por terem "poder demais" e interferirem nas políticas locais.
Além disso, eles enfrentam cientistas malucos, como o Dr. Krigstein, que cria um exército de "pós-humanos"; o tirano Godhead, capaz de espalhar um vírus psíquico que controla todos aqueles em que toca; Jenny Fractal, a "gêmea do mal" de Jenny Quantum; e também Henry Bendix, ex-líder da Stormwatch que tentou matar seus colegas de equipe usando o Meia-Noite.
The Authority no Universo DC
Durante boa parte da sua história, The Authority era uma história bem à parte do Universo DC, já que fazia parte do selo Wildstorm. Contudo, com os Novos 52, a editora extinguiu esses selos alternativos e empurrou tudo para o universo "principal", a Terra-Prime. Assim, todas as histórias com o grupo foram "rebootadas".
Embora já tivéssemos tido a participação de Apolo, Meia-Noite e outros heróis no universo principal, só em 2021 vimos o nascimento do grupo The Authority, na revista Superman and the Authority, escrita por Grant Morrison e ilustrada por Mikel Janín, Fico Ossio, Evan Cagle e Travel Foreman.
Na trama, o Superman reúne um grupo composto por heróis que faziam parte da Stormwatch (que está presente nesse universo desde o começo dos Novos 52). O Homem de Aço está perdendo seus poderes, e quer usar o grupo para invadir um planeta alienígena e libertar sua população da tirania do vilão Mongul.