Teia de Seda: 10 coisas que você precisa saber sobre a heroína da Marvel
Teia de Seda: 10 coisas que você precisa saber sobre a heroína da Marvel
Ela pode ganhar uma série em breve!
Há alguns dias, surgiram rumores de que a Sony estaria envolvida no desenvolvimento de uma série para a Teia de Seda, uma das heroínas que fazem parte da “Família-Aranha” da Marvel. Isso fez com que muitos fãs ficassem curiosos para saber quem é essa nova figura.
Para começar, a Teia de Seda se chama Cindy Moon, e ela é uma heroína que tem ligação direta com a origem de Peter Parker. E apesar de ser uma das várias mulheres-aranha das HQs, seu maior talento é para a espionagem. Por isso, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Teia de Seda!
Créditos: Divulgação
Primeira aparição da Teia de Seda
Criada em junho de 2014, a Teia de Seda fez uma pequena participação em The Amazing Spider-Man Vol. 3 #1, onde apareceu como Cindy Moon, seu alter-ego civil. Na edição, tivemos uma grande revelação sobre a origem da heroína e como ela se ligava diretamente com Peter Parker.
Ela foi uma das últimas criações de Dan Slott durante sua fase à frente das revistas do Homem-Aranha, e foi co-criada pelo desenhista Humberto Ramos, se tornando uma peça crucial do grande evento que atingiu o Amigão da Vizinhança em 2014, chamado Aranhaverso.
A origem da Teia de Seda
Cindy Moon era uma garota americana com ascendência coreana que estudava na mesma escola que Peter Parker, vivendo uma vida normal sem se preocupar com nada. Certo dia, ela foi na mesma excursão a um laboratório que Peter foi quando acabou sendo picado por uma aranha radioativa.
Acontece que a aranha, antes de morrer, acabou indo parar no pé de Cindy, dando uma segunda mordida. Isso fez com que ela ganhasse os mesmos poderes do Homem-Aranha. Porém, diferente de Peter Parker, sua vida mudou cedo, já que ela foi seguida e treinada por Ezekiel Sims.
"Prisão" e liberdade
Muito antes de Ezekiel conhecer Peter Parker, ele criou Cindy Moon como se fosse sua própria filha, ajudando-a a atingir todo seu potencial com os poderes aracnídeos. Porém, Ezekiel também contou a história de Morlun, um tipo de vampiro interdimensional que se alimentava dos heróis aracnídeos que viviam no Multiverso.
Como Cindy podia ser um alvo fácil para o vilão, Ezekiel a levou até um bunker secreto, onde ela passou mais de dez anos escondida. Ela podia sair a qualquer momento, mas sabia que se fizesse isso, se tornaria uma presa para Morlun e sua família vampiresca. Durante a saga Pecado Original, Peter Parker descobre o "segredo" da existência de Cindy e parte para resgatá-la.
Aranhaverso
Nesse período, o Homem-Aranha achava que tinha conseguido matar Morlun, sem saber que ele já havia voltado à vida e estava disposto a se vingar. Cindy acabou saindo do bunker, adotando o codinome Teia de Seda e formando um traje heroico feito com suas próprias teias orgânicas.
Eventualmente, Teia de Seda se torna uma peça crucial durante o evento Aranhaverso, já que ela representa o Totem da Noiva - uma força mística que era capaz de "produzir" novos heróis aracnídeos (e esse era o motivo pelo qual Morlun a caçava). Quando o vampiro e sua família são derrotados, Cindy decide procurar seus pais, que não via há mais de uma década.
Nas garras da Gata Negra
Enquanto procurava por sua família, Cindy Moon acabou caindo nas garras de Felicia Hardy, a Gata Negra. As duas começaram como rivais, com a Gata Negra sempre trazendo novos obstáculos para a heroína. Tudo muda com a chegada das Guerras Secretas.
Após o evento - que destruiu e reconstruiu o Universo Marvel, literalmente -, Cindy acaba trabalhando para Felicia. Inicialmente, parece que a Teia de Seda se rende aos caminhos vilanescos da Gata Negra, mas depois é revelado que tudo não passava de um disfarce e as duas eram operativas especiais da S.H.I.E.L.D..
Mulheres-Aranha
A Teia de Seda também participa de um evento com outras heroínas aracnídeas - mais precisamente, a Mulher-Aranha e a Gwen-Aranha. Nesse evento, ela acaba conhecendo sua própria contraparte da Terra-65 (o mesmo universo de onde vem a Gwen-Aranha).
Acontece que essa sua versão alternativa era uma vilã que roubava equipamentos tecnológicos para vender para grandes criminosos. Quando essa contraparte chega à Terra-616, a Teia de Seda acaba tendo seu nome manchado, e precisa mudar brevemente sua identidade, transformando-se na Bicho-da-Seda enquanto limpa sua imagem.
Novos Agentes da Atlas
Durante a Guerra dos Reinos, a Teia de Seda é convidada por Jimmy Woo para se juntar aos Novos Agentes da Atlas, uma equipe composta apenas por integrantes asiáticos ou descendentes de famílias orientais. Ela integra a equipe até hoje, sendo um membro valioso.
Ainda na equipe, temos também Amadeus Cho, Aero e o Mestre das Espadas, a jovem Crescente, além da Raposa Branca, Shang-Chi, Onda e a cantora de k-pop Luna Snow. Cindy é uma grande fã de Luna e as duas acabam virando amigas.
Poderes e habilidades da Teia de Seda
Tendo sido picada pela mesma aranha que garantiu os poderes de Peter Parker, a Teia de Seda possui várias habilidades iguais às do Homem-Aranha. A maior diferença talvez esteja na produção das teias, já que Cindy Moon é capaz de criá-las de modo orgânico, disparando-as pelas pontas dos dedos.
Outra diferença está no Sentido-Aranha, uma vez que o de Cindy é muito mais potente e sensível que o de Peter Parker. E além de seus dons aracnídeos, ela também é conhecida por ter memória eidética/fotográfica, sendo capaz de se lembrar de quase tudo com um nível de precisão perfeito.
No mundo dos games
Mesmo tendo sido criada em 2014, a Teia de Seda já teve participações em vários games da Marvel - muitos dos quais a trazem como personagem jogável. Sua estreia nos jogos veio no extinto Avengers Alliance, que era disponível através do Facebook.
Depois disso, ela se tornou parte de vários games mobile da Casa das Ideias, dentre os quais se destacam Spider-Man Unlimited, Marvel Future Fight e Avengers Academy. Nos consoles, o único jogo no qual ela é uma personagem jogável é LEGO Marvel Super Heroes 2.
Filmes e séries
Como dissemos anteriormente, a Sony supostamente está envolvida na produção de uma série para a Teia de Seda. Porém, o curioso a se notar aqui é que a personagem já fez, teoricamente, sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel.
Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, uma das meninas que participa da equipe do decatlo acadêmico é asiática e é creditada com o nome Cindy, interpretada por Tiffany Espensen. A mesma personagem posteriormente teve uma participação especial em Vingadores: Guerra Infinita, e desde então não apareceu em nenhum outro filme.