Teela: 8 coisas que você precisa saber sobre a personagem de Mestres do Universo
Teela: 8 coisas que você precisa saber sobre a personagem de Mestres do Universo
Saiba tudo sobre a protagonista da nova animação da Netflix.
Teela está de volta! A história de He-Man continua em Mestres do Universo: Salvando Eternia, mas o herói bombado não é mais o protagonista na animação da Netflix. Quem assume este papel é Teela, que demonstra uma profundidade e versatilidade muito maiores que seu poderoso amigo.
Ela travou muitas batalhas ao lado de He-Man no desenho original, mas nunca descobriu a sua verdadeira identidade. Esta revelação impulsiona Teela a tomar as rédeas de seu destino na continuação, dando início a uma aventura de tirar o fôlego. Separamos 8 fatos sobre a Teela para você conhecer melhor o passado desta guerreira.
Boneca de menino
Criada por Donald F. Glut, Teela foi uma das primeiras personagens planejada para a coleção de bonecos originais do He-Man e Os Mestres do Universo. Entretanto, os executivos da Mattel não estavam muito animados para acrescentar uma personagem feminina a sua linha de brinquedos para meninos. Cabeça retrógrada dos anos 80, eu sei.
Mas depois de muito insistir, Glut conseguiu convencê-los que a boneca poderia ser lucrativa ao provar que sua forma poderia ser reutilizada para fazer uma nova linha de bonecas para garotas. Seria essa a motivação para a criação de She-Ra: A Princesa do Poder?
Origens indianas
Em uma entrevista em 2007, Donald F. Glunt revelou que o nome de Teela veio de histórias infantis indianas. Quando era criança, ele assistia programas de auditório em preto e branco onde essas histórias eram encenadas, como Smilin’ Ed’s Gang e Andy’s Gang. O protagonista desses contos era um garoto elefante chamado Gunga Ram.
Em suas aventuras, ele costumava ser acompanhado por um cavalo, cujo nome era Teela. Estas histórias despertaram o interesse de Glunt pelo universo da fantasia, então ele decidiu batizar um de seus personagens em homenagem às memórias de infância. Curiosamente, o ator que interpretava Gunga acabou se tornando um dos produtores de He-Man e os Mestres do Universo.
Carreira de Mentora
Mestres do Universo: Salvando Eternia focou em explorar detalhes narrativos que não foram muito desenvolvidos no desenho original, incluindo a relação de Teela com o Mentor. Na primeira interação entre os personagens, a heroína faz questão de chamá-lo de pai, mesmo que as patentes de ambos tenham lhe roubado esta relação no passado.
Na série original, Mentor faz questão que sua filha treine para se tornar um membro da Guarda Real. Seu talento em comando e combate foram recompensados com promoções e Teela logo se tornou Capitã da Guarda do Palácio. Na série da Netflix, ela finalmente alcança o seu pai e conquista o título de Mentora, se tornando tão influente quanto ele.
Herança encantada
A adoção de Teela não aconteceu sob circunstâncias comuns. Na verdade, Mentor lhe resgatou quando ainda era um bebê no meio de uma perigosa missão para proteger Zoar de Aquático. Acontece que o imponente falcão era a forma animal da Feiticeira do Castelo de Grayskull, que suplicou que o Mentor cuidasse da garota como se fosse sua filha.
Tudo indica que este era o segredo que o Mentor planejava revelar no terceiro episódio de Salvando Eterna. Para que Teela não corresse perigo, a Feiticeira fez de tudo para manter a linhagem encantada de sua filha em segredo. Ela chegou a apagar sua mente quando a guerreira desvendou o mistério no episódio “Teela’s Quest” do desenho original.
Feiticeira Interina
Fazendo jûs a sua linhagem, Teela chegou a assumir o posto de Feiticeira do Castelo de Grayskull em um episódio da animação original. No episódio “Teela’s Triumph”, sua mãe é enviada para outra dimensão pelo Esqueleto e o Espírito de Grayskull convoca Teela para assumir seu lugar de direito como Feiticeira.
Como He-Man e Pacato também são teleportados para a dimensão da Feiticeira, Teela e seu pai tornam-se a última linha de defesa contra os planos do Esqueleto. Tudo volta ao normal quando o episódio acaba, mas fãs suspeitam que Teela possa terminar a nova série como Feiticeira. Tudo porque, em certo episódio, o Oráculo do Mar de Cristal profetizou que ela estaria destinada a assumir o posto de defensora do Castelo de Grayskull.
He-Man vs Príncipe Adam
Em Salvando Eternia, Teela fica furiosa ao descobrir que esse tempo todo a identidade secreta do He-Man era o Príncipe Adam. Na animação original, ela tinha uma relação bastante ambígua com o rapaz, o que tornou tudo muito pior.
Ela via o Príncipe Adam quase como um irmão mais novo, sempre criticando sua predisposição para fugir do trabalho, sua falta de coragem e suas fugas do treino. Enquanto He-Man era alvo de seu respeito e seus desejos mais profundos. Teela nutria uma paixão por He-Man, flertando com o guerreiro em diversas ocasiões. Dá para entender o choque ao descobrir que ambos eram a mesma pessoa!
Deusa Guerreira
Não é coincidência que a Rainha Marlena compara Teela a uma Deusa Guerreira logo nos primeiros momentos de Salvando Eternia. O elogio é uma referência singela às origens da personagem, antes mesmo da animação dos anos 80, em que ela era uma Deusa Guerreira cavalgando em um unicórnio dourado.
Quando a linha de brinquedos foi lançada, a Mattel preparou uma série de mini-quadrinhos para explicar a origem de seus personagens. Nessa versão, a guerreira Teela era um clone da Deusa criada pelo Esqueleto. O vilão queria controlar sua própria versão maligna da divindade, mas felizmente o Mentor conseguiu resgatá-la e educá-la para lutar pelo bem.
Versão Live-Action
Em 1987, He-Man e os Mestres do Universo chegou a ser adaptado em um filme live action. A versão da Teela que apareceu no longa era completamente diferente do que vimos no desenho. A começar pela aparência, que trocava os cabelos dourados por castanhos e a armadura tradicional por trajes cinzentos.
Sua personalidade também era bem mais séria e teimosa, com poucas demonstrações de humor. Sua arma era uma pistola laser, por incrível que pareça, e ela era vegetariana, por algum motivo.