Targaryen: Tudo que você sempre quis saber sobre a família de A Casa do Dragão e Game of Thrones
Targaryen: Tudo que você sempre quis saber sobre a família de A Casa do Dragão e Game of Thrones
As respostas para as principais dúvidas sobre a família Targaryen!
O universo das Crônicas de Gelo e Fogo conta com diversas Casas marcantes, cada uma com características bem próprias. Apesar disso, os Targaryen se destacam entre as outras, possuindo traços únicos que usaram por muito tempo para justificar seu reinado sobre os demais.
Aqui, respondemos as principais dúvidas sobre essa família marcante da obra de George R. R. Martin. E se ficar alguma dúvida ou surgirem questionamentos sobre outras Casas e personagens, deixa aí nos comentários!
Por que os Targaryen têm cabelo branco?
A Casa Targaryen tem origem na Antiga Valíria, local próximo de Essos. Os cabelos prateados dos integrantes da família eram comuns entre os habitantes de Valíria, sendo um dos traços marcantes da etnia. Nos livros, além dos cabelos prateados, os genes valirianos também se manifestam em olhos violeta, que a maioria dos Targaryen possui.
Assim, essa é uma característica que vem da origem valiriana da casa, uma das poucas de Westeros que vem da Antiga Valíria, e a única que possui dragões. Vale notar também que George R. R. Martin usa características físicas recorrentes para identificar muitas Casas de Westeros: os Stark têm olhos cinza e cabelos escuros, os Tully têm olhos azuis e cabelos ruivos, os Lannister têm olhos verdes e cabelos dourados, etc.
Por que os Targaryen tem dragões?
Como citado acima, esse é outro elemento relacionado à ascendência valiriana dos Targaryen. A Antiga Valíria era governada pelos chamados Senhores de Dragões, que controlavam seus dragões por meio de magia. Nem todos os valirianos tinham ligações com dragões, mas é sugerido que sangue valiriano é necessário para formar essa ligação, ainda que não seja uma garantia de que isso vai acontecer com sucesso.
Os Targaryen trouxeram seus dragões quando deixaram Valíria por Westeros, e as criaturas continuaram a se desenvolver e reproduzir em Pedra do Dragão. Para tornar a formação de ligações com dragões ainda mais simples, se tornou tradição entre eles colocar um ovo no berço de cada bebê da família, permitindo que a criança e o filhote crescessem juntos e ligados.
Essa tradição não é algo trazido de Valíria, nem sequer estabelecido pelos primeiros Targaryen de Westeros. Na realidade, quem começou a escolher os ovos e colocá-los nos berços foi Rhaena Targaryen, filha de Aenys e neta de Aegon, o Conquistador -- e foi ela quem escolheu os ovos que se tornariam os dragões do rei Jaehaerys e da boa rainha Alysanne.
Por que os Targaryen casam entre si?
Mais uma vez, a justificativa se encontra no sangue valiriano da Casa. Por acreditarem que há uma ligação entre sua origem na Antiga Valíria e sua capacidade de cavalgar dragões, os Targaryen visam manter seu sangue puro e, por isso, mantiveram a tradição de casar irmãos e irmãs, ou pessoas com outros graus de parentesco.
A tradição não foi criada por eles, no entanto, e era praticada em Valíria antes da queda. Como nem todos os valirianos cavalgavam dragões, era comum que os Senhores de Dragão casassem integrantes da mesma família, usando essa mesma justificativa de manter seu sangue puro.
Por que os Targaryen não se queimam?
Nos livros, esta não é uma característica de todos os Targaryen. Na verdade, vários deles morrem na Tragédia de Solarestival, um incêndio no Palácio de Verão da Casa Targaryen. Na ocasião, o rei Aegon V estava tentando trazer os dragões de volta, além de reunir a família para celebrar o nascimento iminente do príncipe Rhaegar. Apesar de serem Targaryens, vários pereceram em meio ao fogo, e há anos o autor George R. R. Martin já estava afirmando que este não é um traço comum a todos os Targaryen:
"Por fim, alguns fãs estão vendo coisas demais na cena em Game of Thrones na qual os dragões nascem -- o que quer dizer que nunca foi o caso que todos os Targaryen são imunes ao fogo o tempo todo."
Nem Daenerys é permanentemente resistente ao fogo, de acordo com o autor. "O nascimento dos dragões de Dany foi um milagre único, mágico e maravilhoso. Ela é chamada de A Não Queimada porque entrou nas chamas e sobreviveu," Martin disse, em uma sessão de perguntas e respostas. Questionado se isso aconteceria de novo, o escritor respondeu que "Provavelmente não."
Na série, porém, isso foi adaptado de modo diferente. A resistência ao fogo parece ser parte da linhagem Targaryen, relacionada à sua ascendência valiriana e de Senhores de Dragões. Além de Game of Thrones mostrar que Daenerys é resistente ao fogo de modo mais permanente, A Casa do Dragão sugere que isso é algo comum, mostrando até o rei Viserys I passando os dedos pelas chamas de uma vela sem qualquer problema.
Por que os Targaryen saíram de Valíria e foram para Westeros?
Os Targaryen foram a única Casa de Senhores de Dragão que sobreviveu à Perdição de Valíria – e isso porque, antes da catástrofe acontecer, eles já tinham deixado seu antigo lar para trás. Esse é o motivo pelo qual eles sobreviveram, mas a decisão de partir não foi coincidência: na verdade, a escolha foi feita pelo lorde Aenar Targaryen, após sua filha, Daenys, a Sonhadora, ter um sonho profético sobre o cataclismo que acometeria Valíria.
Na ocasião, bem antes de qualquer indicação concreta de que isso aconteceria, Aenar foi considerado um tolo por dar credibilidade ao sonho da filha. Anos depois, no entanto, isso garantiu que a Casa Targaryen sobrevivesse à Perdição. O motivo pelo qual Westeros foi escolhida nunca é especificado, mas Pedra do Dragão já era um local sob influência de Valíria mesmo antes disso, o que pode ter levado à esta decisão.
Por que alguns Targaryen têm sonhos proféticos?
Os chamados sonhos de dragão aparecem em alguns integrantes das Casas Targaryen e Blackfyre, sendo relacionados ao chamado sangue do dragão. Eles podem ser mais ou menos intensos, e apesar do nome, nem sempre envolvem dragões nos sonhos, embora isso frequentemente aconteça.
O motivo para esses sonhos ocorrerem não é explicado, embora sua conexão com a linhagem da família seja óbvia. É dito nos livros que sempre existiram Targaryens que sonhavam com o futuro, desde antes da Conquista. Alguns dos mais notáveis sonhadores incluem Daenys, Daemon II Blackfyre, Meistre Aemon e a própria Daenerys.