Superman: Todos os trajes do herói em live-action, do pior para o melhor

Capa da Publicação

Superman: Todos os trajes do herói em live-action, do pior para o melhor

Por Equipe Legião dos Heróis

Com quase um século de adaptações, o Superman é um dos heróis com mais versões em live action. Sejam séries, filmes, animações e até projetos descartados, o primeiro pilar da DC Comics foi reinventado muitas vezes, mas nem todas acertaram o espírito do personagem – inclusive visualmente.

Nesta lista, viajamos pelas versões em carne e osso do Superman para determinar as melhores adaptações dos trajes do herói. Qual delas realmente capturou a essência do Homem de Aço? E qual delas não deveria ter saído do papel? Vamos descobrir!

Fonte: Collider

Imagem de capa do item

Tom Welling – Smallville (2001)

É inegável que Smallville é um marco para a cultura pop e para as adaptações de super-herói em live action. A versão de Tom Welling do Clark é icônica, guardada com carinho por muitas gerações de fãs, mas… no quesito visual, as coisas não foram tão bem assim.

Sim, no último segundo da série ele usa o uniforme clássico, mas é tão rápido que não dá nem para ser considerado na lista. A versão real do uniforme do Clark em Smallville, ou o que dá para ser chamado disso, é quando o personagem usa uma jaqueta vermelha, com o S em relevo no peito, por cima de uma camiseta azul. Definitivamente, não chega perto do que o herói ou a série mereciam.

Imagem de capa do item

Nicolas Cage – Superman Lives (Cancelado) e The Flash (2023)

Uma das lendas mais famosas sobre cinema de super-herói, o projeto descartado de um filme do Superman protagonizado por Nicolas Cage ganhou ainda mais notoriedade com o longa do Flash, de 2023. E mesmo que a história sobre a produção seja divertida e a ideia de Cage na pele do Clark seja tão absurda que nos faz querer ver acontecendo, o visual do herói no filme prova que foi melhor enterrar o conceito.

Claramente um produto da época, quando os trajes de herói tinham uma textura mais emborrachada, mas elevado a outra potência, o visual distorce o corpo de Cage, é saturado ao extremo e torna esse visual do Superman digno de estar ao lado do Batman prateado de Batman e Robin.

Imagem de capa do item

Kirk Alyn – Superman (1948) e Atom Man vs. Superman (1950)

Esse pode não ser um dos melhores visuais do Superman quando comparado às outras versões, mas com certeza é um ótimo início para a história do herói nas telas.

O traje de Kirk Alyn, primeira adaptação live action do Homem de Aço, é simples, mas eficiente, especialmente se considerarmos que as HQs também eram muito mais despretensiosas nessa época.

Imagem de capa do item

Dean Cain – Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman (1993)

Ainda que o ator não carregue mais os valores do herói que lhe tornou famoso, a versão de Dean Cain do Homem de Aço foi, por anos, uma das mais famosas e queridas do personagem. E, dessa vez, o traje quase funcionou 100%.

Como era uma série de TV, obviamente o orçamento não seria o mesmo de um traje como os do Batman do Tim Burton. Assim, é um visual extremamente simples, claramente de tecido, com costuras à mostra e tudo mais. No entanto, ele acerta nas cores, corte e transmite o espírito das histórias mais leves e divertidas do Clark.

Imagem de capa do item

Henry Cavill – Universo Estendido DC Comics

Esse causou polêmica quando estreou, mas muita gente, hoje, se lembra do traje do Superman de Henry Cavill como um dos melhores do herói nas telonas. Em uma tentativa de modernizar e tornar a imagem do Clark mais sóbria, esse traje foi inspirado na versão dos Novos 52 das HQs.

O que mais incomodou os fãs foi a falta da cueca vermelha, mas, considerando a época em que esse longa foi lançado, foi uma boa escolha. No fim, não é o pior, mas, de lá para cá, versões mais interessantes surgiram e alguns clássicos ainda o superam.

Imagem de capa do item

Tyler Hoechlin – Superman e Lois (2021)

Surpreendendo muitos, a série mais recente do Superman pela The CW não apenas foi excelente, como conquistou um grande sucesso. Isso se deu graças a versão do Superman retratada na história, mais humano, positivo e com um traje sensacional.

O uniforme do Clark de Tyler Hoechlin veio em um momento de transição da imagem do Superman para o público – da versão mais sisuda do Cavill para o “resgate” que a DC tenta agora. Ele ainda carrega elementos dos Novos 52, mas é mais colorido, cartunesco e rejuvenesce o espírito do herói.

Imagem de capa do item

Brandon Routh – Superman: O Retorno (2006)

Mesmo que, por muito tempo, Superman: O Retorno, dirigido por Bryan Singer, tenha sido subestimado entre as adaptações do Homem de Aço, o longa parece estar sendo visto com outros olhos pelo público nos últimos anos. E ainda bem, visto que a versão de Brandon Routh do Clark é sensacional!

Inclusive, esse filme traz uma das melhores adaptações do traje do Superman, equilibrando realismo e quadrinhos de uma forma que nenhum outro conseguiu ainda hoje. Ele mantém os traços mais cômicos do visual, como a cueca vermelha, mas modifica ao ponto de fazer algo imponente, moderno e mais maduro, mesclando perfeitamente com a história do longa.

Imagem de capa do item

Henry Cavill (Traje Preto) – Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Todas as ressalvas à parte quanto ao filme da Liga da Justiça do Snyder, é impossível dizer que o icônico traje preto do Superman Cavill não é incrível.

Mesmo sem as cores clássicas, se inspirando na história da ressurreição do Clark nos quadrinhos, o visual flui perfeitamente, se integra com a proposta do longa e o preto e branco faz as mudanças do traje, inspirado nos Novos 52, funcionarem melhor no geral. É tão bom que supera o original, de Homem de Aço e Batman vs Superman.

Imagem de capa do item

Tyler Hoechlin – Superman e Lois (2021)

Falando em versões alternativas, o Tyler Hoechlin também usou outra versão incrível do uniforme do Superman na série da CW. Durante um flashback do início da carreira do Clark como herói, vemos um visual inspirado nos trajes mais clássicos do Superman – mais especificamente, da primeira série animada do herói, de 1942.

E esse traje acerta no ponto. É cartunesco, super vibrante, tem aquele visual de “feito em casa”, mas ainda é imponente e inspirador, fazendo jus ao herói e à inspiração original. Absolutamente perfeito.

Imagem de capa do item

Brandon Routh – Batwoman (2019)

E se é para lembrarmos de versões alternativas do Superman nos quadrinhos, nenhum traje fez melhor que o do Brandon Routh em Batwoman.

Revivendo sua versão do herói na CW, Routh aparece na primeira temporada de Batwoman com um visual inspirado no Superman de Reino do Amanhã. É, provavelmente, o melhor traje feito pela CW seja em textura, cores, corte, fluidez e adaptação – tanto que supera todos os trajes cinematográficos do Homem de Aço. Bom, quase todos.

Imagem de capa do item

Christopher Reeve – Superman – O Filme (1978)

No fim do dia, ainda hoje é difícil pensar em Superman sem se lembrar da versão do herói vivida por Christopher Reeve.

O visual criado para os filmes do Clark da década de 70 são absolutamente perfeitos, dando vida ao herói dos quadrinhos e definindo para as décadas seguintes como o Homem de Aço deveria ser e como adaptações de super-herói para o cinema são feitas.

Será que o visual do novo Superman, interpretado por David Corenswet, consegue tirá-lo do topo?