Super Mario: 10 poderes que você não sabia que o personagem tinha

Capa da Publicação

Super Mario: 10 poderes que você não sabia que o personagem tinha

Por Gabriel Mattos

Nos jogos da franquia Super Mario Bros., um mero encanador acaba se tornando um herói intergaláctico. O segredo para tamanha transformação está nos power-ups, os poderes que coletou em seu caminho para impedir os planos de dominação de Bowser.

Estes artefatos místicos concedem habilidades únicas temporariamente, que variam de um simples poder de voo a uma emissão de radiação cósmica que pode matar todos que o tocam. Depois de tanto tempo, é fácil esquecer alguns poderes mais específicos. Nesta lista, separamos 10 poderes que você não sabia que o Mario tinha.

Imagem de capa do item

Encolher (Mini Mushroom)

Desde seu primeiro jogo de plataforma, Super Mario Bros. (NES), Mario é conhecido pela capacidade de crescer ao consumir um Super Mushroom. Porém, no aclamado New Super Mario Bros. (NDS), o encanador consegue fazer exatamente o contrário: encolher.

Ao consumir o Mini Mushroom, Mario assume uma forma minúscula, capaz de acessar caminhos apertados que não conseguiria de outra maneira. Seu corpo fica tão leve que é capaz de correr sobre a água sem afundar. O problema é na hora de enfrentar inimigos. Simplesmente pular não é mais suficiente para derrotá-los, é necessário usar todo seu peso. Mas caso seja pisoteado, é morte certa. Uma habilidade apenas para veteranos.

Imagem de capa do item

Criogenia (Ice Flower)

Outro poder nada intuitivo que Mario utilizou ao longo de sua carreira é a Flor de Gelo (Ice Flower). O herói é conhecido por seus ataques flamejantes, presentes desde Super Mario Bros. (NES) graças à Flor de Fogo (Fire Flower). Porém, em Super Mario Galaxy (Wii), o encanador encarnou poderes congelados.

Nesta ocasião, seu corpo foi transformado completamente em uma escultura de gelo, capaz de atirar bolas criogênicas que congelam a água, criando plataformas onde era possível deslizar para alcançar novas áreas. O poder retornou em New Super Mario Bros. Wii, congelando oponentes atingidos por seus disparos, porém foi ofuscado por uma nova habilidade: o Traje do Pinguim.

Transformando Mario em um pinguim, além de atirar bolas de gelo, conseguia deslizar sob sua barriga, atingindo altas velocidades e derrotando inimigos no caminho. Bem fofinho e letal.

Imagem de capa do item

Poderes anfíbios (Frog Suit)

Falando em trajes, um que é esquecido por muitos é o Traje do Sapo (Frog Suit), exclusivo de Super Mario Bros. 3 (NES). Ao vesti-lo, Mario consegue superar uma de suas maiores fraquezas: a água. O encanador ganha o poder de nadar livremente, o que é uma mão na roda nas temidas fases da água.

Só tem um porém — em terra firme, a movimentação do herói fica um tanto prejudicada, resumida a curtos saltos como os de um sapo.

Imagem de capa do item

Toque de Midas (Gold Flower)

Ao longo de suas viagens, Mario aprendeu a arremessar os mais diversos tipos de projéteis, desde fogo, martelos, até bumerangues. Porém nada se compara ao raro poder de arremessar energia que transformava tudo em seu caminho em ouro.

Banhado em ouro, Mario conseguiu esse poder em New Super Mario Bros. 2 (3DS) ao encontrar a Flor de Ouro (Gold Flower). Como um verdadeiro “toque de Midas”, tudo que seus ataques acertavam era transformado em moedas de ouro, seja inimigos ou até o próprio cenário. Apenas os chefes conseguiam resistir ao poder capitalista do nosso herói. Quem diria que um bigodudo que só usa vermelho seria tão ganancioso.

Imagem de capa do item

Clones

Super Mario 3D World (Wii U) marcou a franquia ao misturar a fórmula tradicional de fases com cenários amplos tridimensionais, em que Mario poderia explorar com a ajuda de amigos: Luigi, Toad e Peach. Muitos lembram dos poderes felinos oferecidos pelo Super Sino (Super Bell), porém há uma habilidade ainda mais interessante escondida em algumas fases: as Duplicerejas(Double Cherry).

Com esse poder, Mario e seus amigos se tornam capazes de criar um clone que reflete todos os seus movimentos. E o mais interessante é que este poder pode ser combinado com a Flor de Fogo ou qualquer outra habilidade para criar um verdadeiro exército pessoal. Há um limite de até quatro clones de uma só vez, mas com a ajuda de seus amigos é possível criar um esquadrão de até 20 heróis. Não dá para subestimar o estrago que causaria.

Imagem de capa do item

Invisibilidade e intangibilidade (Vanish Cap)

Super Mario 64 não foi um jogo nada convencional da franquia. Na verdade, ficou conhecido por quebrar as tradições e estabelecer um novo jeito de pensar não só nas aventuras de Mario, mas nos videogames como um todo. E no meio de tanta revolução, esconde-se um poder muitas vezes esquecido no arsenal de Mario: o de desaparecer.

Ao vestir o Boné de Desaparecer (Vanishing Cap), o encanador fica completamente invisível e ganha a habilidade de atravessar certas paredes transparentes. Anos depois, um efeito semelhante seria alcançado com o Bugumelo (Boo Mushroom), que transforma Mario em um fantasma. Porém, o poder clássico tem a vantagem de não precisar literalmente morrer para poder acessá-lo.

Imagem de capa do item

Rolo compressor (Rock Mushroom)

Não é novidade que Mario consegue esmagar a concorrência, como fez com Sonic e Crash no início dos anos 90. Porém, esta frase assumiu um sentido mais literal com o lançamento de Super Mario Galaxy 2 (Wii). Neste jogo, Mario conseguiu o poder de se tornar um rolo compressor ao absorver o Cogumelo Pedra (Rock Mushroom).

Neste estado, o encanador ganha a habilidade de invocar uma armadura de pedra basicamente indestrutível. Pegando tração, rola em uma velocidade absurda, destruindo tudo em seu caminho, até mesmo grandes estruturas como pontes e rochedos. Existem outros poderes capazes de lançar o herói em um caminho destrutivo, como o Casco Azul (Blue Shell) de New Super Mario Bros. (NDS), mas nenhum é tão poderoso.

Imagem de capa do item

Construção (Super Hammer)

Mario tem um longo histórico destrutivo, quebrando blocos por onde passa desde Super Mario Bros (NES). Mas antes de sair por diferentes Reinos enfrentando Bowser, o herói teve uma breve carreira como carpinteiro (em Donkey Kong de arcade) que acabou por retomar em Super Mario Maker 2 (Switch), onde despertou o poder da construção ao tocar o Super Martelo (Super Hammer).

Além de ter acesso a um martelo poderoso, capaz de destruir blocos ainda mais resistentes, Mario consegue a habilidade de invocar caixas do além que podem ser úteis para montar uma escadinha ou até mesmo um caminho em um lago.

Imagem de capa do item

Controle do Clima (Cloud Mushroom)

O encanador também demonstrou uma certa afinidade por controlar o clima. Todos aqueles embates com o próprio sol em Super Mario Bros 3 (NES) tinham que servir para alguma coisa.

Apesar de não chegar nem perto dos poderes da Tempestade, dos X-Men, Mario consegue criar plataformas de nuvens ao consumir o Cogumelo Nuvem (Cloud Mushroom) em Super Mario Galaxy 2 (Wii). Seu corpo também assume a forma de uma nuvem, permitindo se sustentar sob algumas nuvens graças a baixa densidade de sua nova versão.

Imagem de capa do item

Possessão mental (Cappy)

Por fim, a mais recente, e bizarra, adição às habilidades de Mario é o poder de controle mental. Em Super Mario Odyssey (Switch), o chapéu do encanador é possuído por um fantasma que o herói passa a usar para possuir seus alvos, que variam de sapos a elementos da natureza, entidades mitológicas e até gigantes pré-históricos.