Super Choque: 10 coisas que você precisa saber sobre o herói

Capa da Publicação

Super Choque: 10 coisas que você precisa saber sobre o herói

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais queridos da DC Comics, o Super Choque é mais conhecido pela série animada que fez bastante sucesso nos anos 2000. Porém, o herói ainda conta com uma vasta e importante história nas HQs.

Um filme do personagem está em desenvolvimento, como anunciado no DC Fanome. E é pensando nisso que aqui listamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Super Choque, desde sua origem às suas aparições em outras mídias.

Créditos: DC Comics
Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

O Super Choque fez sua primeira aparição em junho de 1993, na revista Static #1. O herói foi uma criação coletiva de vários artistas negros - Dwayne McDuffie, Derek T. Dingle, Denys Cowan e Michael Davis -, que criaram a iniciativa da Milestone Comics.

Originalmente, a Milestone era uma editora voltada para a criação de personagens e heróis negros para as HQs. No começo eles pensavam em vender seus direitos para a Marvel, mas acabaram sendo comprados pela DC Comics.

Imagem de capa do item

Um nome muito importante

O nome do Super Choque é Virgil Ovid Hawkins. O que muitos não sabem é que esse nome tem um grande peso histórico, já que é uma homenagem a Virgil Darnell Hawkins, um homem negro que sonhava em ser advogado na década de 40.

Ele foi rejeitado pela Universidade da Flórida devido à sua cor e passou décadas lutando para que outras pessoas negras pudessem ter os direitos que ele não teve. Virgil morreu em 1988, deixando um rico legado e inspirando a identidade civil do Super Choque.

Imagem de capa do item

Origens

Originalmente um garoto comum residente da cidade de Dakota, Virgil Ovid Hawkins acaba ficando no meio do fogo cruzado de uma guerra de gangues, e entra em contato com substâncias químicas experimentais, ganhando habilidades elétricas.

Adotando o codinome heroico Super Choque, Virgil passa por diversas aventuras ao lado de seus maiores amigos e aliados. O personagem foi criado como uma contraparte do Homem-Aranha que pudesse representar melhor as comunidades negras dos EUA.

Imagem de capa do item

Dakotaverso

Quando a DC Comics comprou os direitos do herói e da Milestone Comics, suas aventuras não foram parar diretamente no Universo DC. Inicialmente, o Super Choque habitava em um universo à parte dentro da editora, conhecido como Dakotaverso.

Neste universo, ele interagia com outros heróis da Milestone, como Ícone, Rocket e Hardware. No entanto, a popularidade desses personagens foi ficando tão grande que eles acabaram sendo incorporados ao Universo DC durante a fase da Crise Final.

Imagem de capa do item

Imerso no Universo DC

Uma vez no Universo DC, o Super Choque chegou sendo um personagem importantíssimo, perseguido pelo próprio Darkseid e fazendo parte dos Jovens Titãs por um breve período. Ele também participou de uma aventura ao lado do Raio Negro.

Entretanto, o personagem voltou a ganhar destaque nos Novos 52. No reboot, é dito que ele e seus familiares se mudaram de Dakota para Nova York. Ele teve um título solo que foi cancelado após oito edições, mas ainda participou de aventuras com os Titãs.

Imagem de capa do item

Origem repaginada

Agora, a DC Comics decidiu trazer de volta o selo da Milestone Comics para as HQs, com novas histórias dos principais heróis - como o Super Choque. Nessa nova continuidade, ele ganhou uma origem repaginada, que faz referência a questões muito atuais.

Embora boa parte de sua origem tenha se mantido inalterada, ele agora é retratado como um manifestante do movimento Black Lives Matter. Ele ganha poderes quando a polícia chega à passeata e dispara gás lacrimogêneo com compostos químicos diferentes.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

O Super Choque é capaz de controlar fenômenos eletromagnéticos, e ele costuma utilizar esses poderes disparando de raios e descargas de energia elétrica, além de magnetizar objetos.

Considerado um super condutor elétrico, ele é capaz de alterar o próprio campo eletromagnético da Terra, além de poder "voar" usando bases metálicas, como tampas de bueiro. Para manter seus poderes, ele precisa "recarregar" sua energia a partir de baterias, dispositivos e fios de alta tensão.

Imagem de capa do item

Games

Apesar de ser um personagem bem famoso, o Super Choque tem poucas aparições em games. Em 2003, a Midway Games chegou a anunciar um jogo para Game Boy Advance baseado na série animada do herói, mas o projeto foi cancelado antes de seu lançamento.

O personagem foi anunciado como parte de Injustice 2, mas nunca foi lançado como jogável no game. Apesar disso, ele é um herói desbloqueável na versão mobile de Injustice: Gods Among Us, além de fazer uma aparição no DC Universe Online.

Imagem de capa do item

Séries e animações

Ainda que não seja tão popular nos jogos, o mesmo não pode ser dito sobre ele nas séries e animações. O personagem teve uma elogiada série animada com quatro temporadas, desenvolvida por Dwayne McDuffie, um de seus criadores.

A série fazia parte do universo animado da DC Comics, tendo ligações com outros desenhos da franquia. Além disso, o personagem também apareceu em Justiça Jovem, na segunda e na terceira temporada.

Imagem de capa do item

No cinema

No DC FanDome, o evento virtual sediado pela editora neste ano, foi revelado que havia planos para trazer o Super Choque para os cinemas, de acordo com Reginald Hudlin e Jim Lee. O filme estaria num estágio inicial de desenvolvimento.

Mais recentemente, descobrimos que Michael B. Jordan (de Quarteto Fantástico, Creed e Pantera Negra) seria um dos produtores do projeto. Até o momento, não temos informações do elenco e nem sabemos se o longa fará parte do Universo Estendido da DC Comics.