Starro: 10 coisas que você precisa saber sobre o vilão da DC

Capa da Publicação

Starro: 10 coisas que você precisa saber sobre o vilão da DC

Por Gus Fiaux

Um dos vilões mais importantes da DC ComicsStarro pode até ser uma figura obscura, mas sua criação está diretamente relacionada com a Liga da Justiça, além dele ter ligações com outros heróis e equipes da editora. E agora, o personagem pode fazer sua estreia nos cinemas…

Um conquistador espacial bem peculiar, Starro já foi um inimigo letal e até mesmo um “herói” nas HQs. Nesta lista, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre Starro, desde suas origens aos seus poderes e fraquezas!

Créditos: DC Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Starro apareceu pela primeira vez em The Brave and the Bold #28, lançada entre fevereiro e março de 1960. A HQ foi escrita por Gardner Fox e ilustrada por Mike Sekowsky, bem no auge da Era de Prata das HQs, tornando Starro um vilão clássico da DC Comics.

Curiosamente, The Brave and the Bold #28 também foi a revista de estreia da Liga da Justiça nas HQs. Se você unir os pontos, vai entender de primeira: Starro foi o primeiro inimigo da Liga nos quadrinhos, muito antes de Darkseid ou da Legião do Mal.

Imagem de capa do item

Origens

Starro é o membro mais famoso de uma raça alienígena conhecida como Conquistadores Estelares. Todos os membros da raça possuem o formato de uma estrela do mar, com tentáculos bem articulados e um enorme olho bem no centro de seu corpo.

Com a pretensão de dominar a Terra, o alienígena veio até o planeta, causando uma grande confusão e enfrentando diretamente os membros originais da Liga da Justiça - ou seja, Aquaman, Mulher-Maravilha, Flash (Barry Allen), Caçador de Marte e Lanterna Verde (Hal Jordan), que finalmente conseguiram derrotá-lo.

Imagem de capa do item

Tropa Sinestro

Durante uma história dos Jovens Titãs, é revelado que há uma versão de Starro no futuro que pertence à Tropa Sinestro - a tropa energizada pela energia amarela do medo. Em vez de usar um único anel, ele usa cinco - um em cada tentáculo.

Nesta história, somos apresentados aos "Titãs do Amanhã", que precisam enfrentar Starro e o restante dos membros da Tropa Sinestro. O alienígena domina mentalmente alguns vilões famosos da DC Comics, como Curto-Circuito, Prometheus e Enxofre.

Imagem de capa do item

Starro, o Herói

Nos Novos 52, o personagem foi reapresentado como um vilão menor da Liga da Justiça. Contudo, ele teve sua história ressignificada durante o arco Sem Justiça, uma série limitada de 2018 que apresentou várias equipes distintas da Liga.

Nessa história, Starro se une a uma equipe composta por Superman, Caçador de Marte, Estelar e Sinestro, para defender a Terra dos Titãs Ômega. Embora comece sendo um personagem marrento, ele acaba se provando um verdadeiro herói, se sacrificando em combate.

Imagem de capa do item

Jarro

Após o honrado sacrifício de Starro durante os Novos 52, o personagem ainda teve um papel a desempenhar nas HQs da editora. Isso porque o Batman, acreditando no heroísmo do alienígena, salvou um pedaço do corpo de Starro, guardando-o para análises.

Esse pedaço se regenerou e se transformou em Jarro, uma criatura nova e bem diferente de Starro. Bruce Wayne passa a criar e cuidar de Jarro, e nas HQs, esse novo conquistador estelar chega a se transformar em um Robin.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Um alienígena extremamente poderoso, Starro tem os mesmos poderes que os demais membros de sua raça, os conquistadores estelares. Ele é extremamente resistente e durável, sendo capaz de regenerar qualquer membro de seu corpo.

Além disso, ele pode voar e até mesmo mudar de cor para se camuflar. Um poder menos explorado mas não menos importante é a capacidade de terraformar um planeta - ou seja, destruir o ambiente nativo do planeta para transformá-lo em um habitat ideal para ele e seus aliados.

Imagem de capa do item

Esporos e escravos

Entretanto, Starro também possui outro dom que é ainda mais importante. Ele pode soltar "esporos" de seu corpo, que assumem a forma de estrelas do mar menores, como ele, mas em miniatura. Esses esporos são conhecidos por controlares mentalmente os adversários de Starro.

Nas HQs, o vilão já foi capaz de controlar vários oponentes graças aos seus esporos - o que inclui até mesmo membros da Liga da Justiça e outros heróis da DC Comics. Na revista em que se torna membro da Tropa Sinestro, ele chega a controlar os Guardiões de Oa.

Imagem de capa do item

Fraquezas

E mesmo que tenha muitos super-poderes, Starro também é conhecido por suas fraquezas nada convencionais. Para começar, ele é extremamente vulnerável ao frio extremo, e é frequentemente derrotado ao ser congelado.

Isso é um detalhe bem curioso, já que Starro normalmente viaja pelo espaço sideral (algumas vezes, desprotegido e sem uma nave), que possui pontos muito gelados e com temperaturas extremas. Ah, em algumas histórias, é dito que outra fraqueza de Starro é... musgo de jardim!

Imagem de capa do item

Fora das HQs...

Fora dos quadrinhos, Starro já teve várias participações em séries de TV animadas e até mesmo games. Entre as animações das quais ele já participou, podemos citar DC SuperHero Girls, Superman: A Série Animada, Justiça Jovem e Batman: Os Bravos e Destemidos.

No campo dos jogos, ele já apareceu em DC Universe Online e Batman: The Brave and the Bold, além de ter sido um personagem jogável no extinto MOBA Infinite Crisis. Em live-action, o vilão fez uma breve aparição em um episódio da comédia Powerless.

Imagem de capa do item

Possível estreia nos cinemas...

Embora ainda não tenha feito sua estreia em live-action nos cinemas, é possível que Starro esteja em um dos próximos filmes do Universo Estendido da DC Comics - pelo visto, vários "esporos" do alienígena aparecem em fotos e vídeos dos bastidores de O Esquadrão Suicida.

A maior teoria dos fãs é que os membros do Esquadrão terão que enfrentar um exército controlado por Starro em sua missão no filme. Até o momento, a Warner Bros. ainda não confirmou essa teoria, mas logo devemos ter o primeiro trailer oficial, que pode oficializar isso.