Tudo sobre Starfox ou Eros, o irmão de Thanos da Marvel
Tudo sobre Starfox ou Eros, o irmão de Thanos da Marvel
Tudo que você precisa saber sobre Starfox ou Eros, irmão de Thanos que pode ter papel importante em Eternos
Thanos pode ser a figura bastante conhecida, especialmente graças à sua presença no Universo Cinematográfico da Marvel, mas ele está longe de ser a única criação importante de Jim Starlin para as HQs. Um personagem adorado que também é de autoria do criador e faz parte do panteão cósmico da editora é Starfox, ou Eros.
Eterno, Vingador e habitante de Titã, o personagem teve uma participação pequena, mas muito importante pela história da Marvel nos quadrinhos, principalmente no que diz respeito à relação com o Titã Louco. E aqui está tudo o que você precisa saber sobre o irmão de Thanos!
Primeira aparição e origens de Starfox
Starfox, assim como seu irmão mais velho, Thanos, deu as caras nos quadrinhos da Marvel Comics pela primeira vez em fevereiro de 1973, em Iron Man #55 - na revista onde o Homem de Ferro se alia a Drax, o Destruidor, para tentar enfrentar o Titã Louco.
O personagem foi uma criação de Jim Starlin, e nessa primeira revista, ele aparece apenas em um flashback, ganhando mais destaque posteriormente, onde de fato passaria a participar mais ativamente das histórias que envolviam Thanos ou seu "planeta"-natal, a lua Titã, de Saturno.
Intrigas familiares
A vida familiar do personagem nunca foi muito agradável, já que ele e seu irmão mais velho, Thanos, sempre se desentenderam. Thanos não gostava da forma como Starfox era criado com toda a liberdade e permissividade por parte de seus pais. Isso fez com que os dois nunca tivessem uma grande amizade na infância e na adolescência.
Depois, quando o vilão se provou um homicida e adorador da Morte, Eros fez de tudo em seu poder para tentar pará-lo, mas isso não o impediu de realizar atos imperdoáveis, como assassinar sua mãe. Curiosamente, os dois nutrem um grande respeito mútuo, e todos os anos, cessam suas intrigas por um único dia, para confraternizar e trocar presentes.
Poderes de Eros
Os poderes de Starfox são muito curiosos, e foram parte muito importante de toda sua trajetória como "herói". Como todo integrante dos Eternos - falaremos disso depois -, ele também possui super-força, durabilidade, velocidade e resiliência sobre-humanos, além de imortalidade e alguns dons psiônicos.
Entretanto, seu verdadeiro poder reside na capacidade de estimular o prazer de pessoas que estão ao seu redor. Ele faz isso canalizando energias de forma similar a feromônios, que afetam diretamente centros de prazer nos corpos alheios. Dessa forma, as pessoas perto dele automaticamente se sentem bem... ou são atraídas sexualmente por ele.
Starfox é o Deus do Amor
Embora "Starfox" tenha popularizado o personagem - devido ao seu corte de cabelo e suas origens, que o declaram como uma "raposa espacial" -, seu nome verdadeiro não é esse. Pelo contrário, o irmão caçula de Thanos se chama Eros, algo que casa muito bem com seus poderes, levando em consideração o deus grego do amor, do erotismo e do desejo sexual.
Contudo, esse nem sempre foi seu nome. Originalmente, A'Lars e sua esposa, Sui-San, haviam batizado o menino como Eron e só mudaram isso quando ele já tinha 5 anos de idade, devido à sua intensa lascívia. Isso só ajudou a acrescentar seu charme indolente e sua vida glamourizada como um mulherengo.
Starfox ou Eros é um Eterno
Eros, assim como os outros habitantes de Titã - e seu próprio irmão, Thanos - fazem parte de uma raça muito poderoso do Universo Marvel: os Eternos. Tratam-se de seres pré-históricos que foram evoluídos, há milhões de anos, pelos Celestiais. Alguns desses seres ficaram na Terra, mas uma facção, liderada por Kronos - o avô de Starfox -, partiu para Titã.
O curioso, no entanto, é a relação que Eros tem com os outros Eternos, que ficaram na Terra. Esse grupo, posteriormente liderado por Zuras, chegou a assumir o lugar dos deuses gregos por um tempo, e foram renomeados para simbolizar cada divindade do panteão olimpiano. Eros, depois que foi rebatizado por seus pais, também passou a ter o nome de uma divindade.
Eros derrotou Thanos
Eros era um Eterno muito de bem com a vida. Ele não se preocupava com ameaças e nem com desafios cotidianos, já que a vida em Titã era até muito "fácil". Tudo mudou quando Thanos matou Sui-San. A partir daí, ele passou a levar as coisas mais a sério. Jurando trazer justiça para sua mãe, ele entrou em uma jornada para derrotar seu irmão.
Ele se juntou a outros heróis, como o Capitão Marvel e Adam Warlock, e até mesmo com os Vingadores, para impedir a vitória do Titã Louco na hora de pôr as mãos no Cubo Cósmico, durante a Saga de Thanos - uma vitória suada, mas que ele ajudou a acontecer.
Starfox, Eros, Vingador
Posteriormente, entediado em Titã, ele acabou viajando pelo espaço, em busca de um local que pudesse agradar aos seus desejos. Assim, ele veio parar na Terra, onde pediu que os Vingadores o tornassem um membro oficial da equipe. Seu desejo logo foi realizado, e ele ganhou a alcunha de "Starfox", já que "Eros" não era lá muito adequado...
Ele integrou os Heróis Mais Poderosos da Terra por alguns meses, e posteriormente deixou a equipe para resolver problemas familiares envolvendo Nebulosa, a neta de Thanos. Ainda assim, ele continuou constantemente aparecendo nas aventuras do grupo, especialmente nas que envolviam o Titã Louco...
Starfox foi acusado de assédio
Um traço importante sobre os poderes de Starfox é o fato de que ele pode controlá-los, dessa forma, manipulando sentimentos e emoções alheias. Isso causou-lhe um grande problema quando ele foi acusado de assédio sexual, ao supostamente "manipular" uma mulher casada para que ficasse com ele. Para limpar o nome de seu filho, A'Lars logo chamou a Mulher-Hulk.
Contudo, as coisas foram de mal a pior. Jennifer Walters, que já havia tido relações com Eros, passou a suspeitar que ele de fato era culpado. Assim sendo, ela o atacou em sua forma de Hulk e o pegou no flagra quando ele tentou fugir da Terra. Pensa que é tudo? Não mesmo, já que foi Eros quem manipulou o casamento da advogada com John Jameson. Isso fez a heroína ficar ainda mais revoltada. Herói? Nem tanto assim...
Eros ficou sem poderes
Curiosamente, no entanto, o caso teve uma repercussão ainda pior. Eros conseguiu fugir para Titã, mas a justiça não o esqueceu, já que ele foi posto no tribunal de seu próprio lar. Aproveitando-se da situação, Thanos apareceu para testemunhar contra ele, dizendo que havia sido Starfox que o manipulou para que se apaixonasse pela Morte.
Isso faria com que todas as chacinas do Titã Louco fossem culpa de Starfox - algo que foi embasado por uma memória falsa implantada por Thanos nele. Quando a memória começou a falhar, ele acabou desequilibrado, e usou seus poderes de controle emocional para manipular pessoas. Temendo que isso acontecesse de novo, ele pediu para que a Serpente da Lua "bloqueasse" mentalmente suas habilidades. Dessa forma, ele perdeu seus poderes por um bom tempo...
Retorno a Titã
Muitos anos depois, Starfox fez uma nova participação nos quadrinhos, dessa vez na graphic novel A Ira de Ultron. Aqui, ele foi visto novamente em Titã, com seus poderes completamente restaurados. Porém, dessa vez ele teve que lidar com um ataque bem inesperado: em vez de Thanos, o robô Ultron chegou à lua, matando A'Lars e assimilando todo o satélite.
Eros foi um dos únicos capazes de fugir, e sua ajuda foi essencial. Ele conseguiu ir para a Terra, onde convocou todos os Vingadores para salvar seu lar. Quando eles voltaram para atacar, Starfox foi fundamental na vitória, já que ele usou seus poderes de controle de emoções para forçar o Ultron orgânico a ter um colapso emocional.
Depois disso, ele apareceu novamente algumas vezes. Em uma delas, ele teve que se aliar a Thanos e Nebulosa para deter Thane, o filho meio-inumano do Titã Louco. Depois, seu corpo ainda acabou servindo como um receptáculo para o próprio Thanos, que havia morrido pelas mãos de Gamora.
Quem interpreta Starfox/Eros em Eternos?
Pegando todo mundo de surpresa, Eros apareceu na primeira cena pós-créditos de Eternos, sendo interpretado pelo cantor e ator Harry Styles. De acordo com a cena, o personagem deve continuar no Universo Cinematográfico Marvel, sendo de grande ajuda para o resgate de parte da equipe cósmica.