Star Wars: Conheça todos os tipos de combate com sabre de luz
Star Wars: Conheça todos os tipos de combate com sabre de luz
Tudo sobre os diferentes combates com sabre de luz no universo de Star Wars!
Muito além de ser apenas mais uma franquia bem-sucedida da indústria cinematográfica, Star Wars continua até os dias de hoje impactando a cultura pop de diversas maneiras. Seja pelos personagens icônicos ou a trama envolvente, é consenso entre os fãs que muitos elementos da saga ficaram imortalizados na mente das pessoas, como os sabres de luz.
Utilizada pelos dois lados da Força, a arma é um objeto fundamental na mitologia de Star Wars e pode ser utilizada de diversas maneiras, especialmente quando o assunto é combate. Mas você sabia que existem sete tipos de luta com sabre de luz? Hoje você vai conhecer quais são eles!
Forma I: Shii-Cho
A forma de combate denominada Shii-Cho é uma das mais básicas e fundamentais no treinamento Jedi, sendo praticamente o primeiro tipo de combate estudado. Conhecida também como Caminho da Determinação, o estilo é efetivo por abarcar um pouco de cada estilo de luta com sabre de luz.
Para conseguir dominar o estilo em sua totalidade, o Jedi precisa alcançar a paz interior, fazendo com que o artefato se torne uma extensão sua. Além disso, a técnica assume um caráter mais defensivo, embora os Sith a utilizem para ganhar mais agressividade.
Forma II: Makashi
O segundo estilo de combate com sabre de luz é o Makashi, ou apenas “Forma da Contenção”. A técnica é considerada a mais centrada dos tipos possíveis e começou a ganhar popularidade juntamente com a disseminação do uso do artefato entre Jedi e Sith.
A forma Makashi se baseia em ataques mais cuidadosos e controlados ao invés de focar apenas na força. Assim, apenas indivíduos habilidosos na arte do duelo conseguem dominar o estilo com maestria.
Uma curiosidade interessante sobre esse tipo é que ele permite uma maior experimentação quando o assunto é o design dos sabres de luz. Muitos Sith utilizavam o Makashi durante suas lutas, como o Conde Dookan, que foi um mestre da técnica.
Forma III: Soresu
O tipo de combate com sabre de luz chamado Soresu foi desenvolvido como uma resposta ao aumento de blasters na galáxia. Logo, o treinamento Jedi ensina aos Padawans como bloquear os raios da arma utilizando o sabre.
O estilo tem como prioridade a formação de movimentos eficientes e firmes que auxiliem na defesa e no bloqueio de ataques, e um famoso usuário dessa técnica é Obi-Wan Kenobi.
Forma IV: Ataru
Partindo agora para formas mais agressivas, a Ataru, ou "Forma da Agressão”, é bastante acrobática, ou seja, apenas indivíduos que dominam a Força com eficiência conseguem utilizar esse estilo de combate.
A Ataru permite que Jedi ou Sith concluam suas batalhas com maior agilidade, fazendo com que os ataques sejam precisos e até performáticos. A técnica é similar à forma Makashi quando o foco se torna a defesa.
Apesar de ser popular entre os Sith, o Mestre Yoda já utilizou esse estilo de combate durante duelos.
Forma V: Shien/Djem So
Assim como a Soresu, a forma Shien/Djem So também foi criada para conter o avanço dos blasters. Logo, ela também apela para habilidades mais defensivas, mas explorando com maior intensidade o bloqueio à distância. É exatamente por isso que os mestres nessa arte de combate conseguem barrar tiros de blasters e refleti-los com mais facilidade.
A forma, que é uma das preferidas de Ahsoka Tano e Anakin Skywalker, é adaptável e também permite contra-ataques mais fortes.
Forma VI: Niman
Niman é o sexto tipo de combate com sabre de luz, encarado como uma espécie de união entre os outros estilos. A técnica tem como foco a harmonia, destacando o equilíbrio da Força naqueles que a utilizam. Não é à toa que ela também é chamada de "Estilo da Moderação”.
Quem pratica o Niman geralmente usa a Força durante os ataques, mas sem utilizar agressividade ou movimentos bruscos. É quase como uma arte de combate que enfatiza a justiça ao invés do poder.
Forma VII: Juyo/Vaapad
A sétima e última forma de combate com sabre de luz é a chamada Juyo, ou apenas Vaapad. O estilo é conhecido por estimular o Jedi a usar suas emoções para deter as ameaças, o que requer uma maior energia e intensidade em seus atos.
É justamente por essa característica que a Vaapad se tornou uma técnica controversa, já que muitos Jedis que a utilizaram em seus treinos acabaram indo para o lado sombrio da Força. Isso fez com que o estilo chegasse a ser banido da galáxia por um período.
Apesar da má fama, um grande mestre desse tipo de combate é Mace Windu. O Jedi conseguiu desenvolver a técnica a ponto de conseguir canalizar o lado sombrio para que ele não o dominasse.