Star Wars: Os 10 melhores vilões da franquia
Star Wars: Os 10 melhores vilões da franquia
Os antagonistas mais icônicos da saga criada por George Lucas!
Se há uma franquia da cultura pop que entende de vilões, essa saga é Star Wars. Com nomes como Darth Vader, Palpatine e Darth Maul no time, a ópera espacial de George Lucas segue encantando o público com antagonistas memoráveis e inesquecíveis.
Pensando nisso, reunimos nesta lista os 10 melhores vilões de Star Wars!
Darth Vader
Darth Vader não é somente o melhor vilão de Star Wars, como um dos mais populares e icônicos antagonistas da ficção. Com sua respiração pesada, a voz macabra e as ações perturbadoras, o principal vilão da história criada por George Lucas aprontou várias vilanias ao longo de sua vida, conquistando uma posição de destaque quando o assunto é personagens com morais duvidosas.
Destruição de planetas, ataques mortais até mesmo contra o próprio filho e o uso da Força para amedrontar a galáxia são apenas algumas coisinhas que Vader fez para propagar seu poder pelo Império. Colocando medo em qualquer ser vivo, a versão sombria de Anakin Skywalker poderia muito bem ser a definição da palavra “vilão”.
Imperador Palpatine (ou Darth Sidious)
Caminhando de mãos dadas com Darth Vader, o não tão querido Imperador Palpatine também pintou e bordou as piores vilanias em Star Wars. Ardiloso e manipulador, Darth Sidious foi o responsável por colocar debaixo de sua asa o jovem Anakin Skywalker, transformando-o no vilão Darth Vader como parte de seu plano para dominar a galáxia com o Lado Sombrio da Força.
Palpatine dedicou toda sua vida para derrubar a Ordem Jedi, movendo as peças no tabuleiro de maneira paciente para conquistar seu objetivo. Com seus relâmpagos da Força, Sidious conseguiu propagar o medo pela galáxia durante a era imperial, tornando-se um dos antagonistas mais perversos e sombrios da franquia.
Grande Almirante Thrawn
O Grande Almirante Thrawn deu as caras no live-action pela primeira vez na série Ahsoka, do Disney+, mas quem o conhece da animação Star Wars Rebels sabe que ele é um dos vilões mais emblemáticos de Star Wars.
Ao contrário de muitos vilões de Star Wars, o grande poder de Thrawn não está em armas e nem mesmo em usos diferentes da Força. O trunfo do Almirante está justamente em sua inteligência e na maneira como ele treinou a mente para combater, psicologicamente falando, seus inimigos. Graças a isso, o antagonista acaba virando uma forte arma do Império, sempre a postos para espalhar mais vilania pela galáxia.
Darth Maul
Conhecido por sua aparência demoníaca e pelo sabre de luz vermelho de lâmina dupla, Darth Maul é um dos vilões mais celebrados de Star Wars. Apesar de sua participação no live-action ter sido pequena, o personagem ganhou um maior destaque nas animações da franquia, que revelaram uma personalidade extremamente vingativa e opressora ao longo de sua jornada.
Antigo aprendiz de Palpatine, Maul jurou se vingar do Mestre após ser usado como apenas uma peça no ardiloso jogo de Sidious para conquistar a galáxia. O evento foi o ponto de virada na trajetória de Maul, que passou a ser ainda mais impulsivo, aterrorizante e inescrupuloso do que antes.
Kylo Ren
O neto de Darth Vader também não poderia ficar de fora desta lista. Mesmo que não chegue aos pés da icônica vilania de seu avô, Kylo Ren é mais um antagonista de Star Wars que merece ser destacado como um dos mais interessantes da franquia.
Filho de Leia e Han Solo, Kylo Ren foi treinado para se tornar um Jedi. Porém, o seu encontro com Snoke acabou levando-o para o Lado Sombrio da Força. Juntos, os dois comandaram A Primeira Ordem, uma organização inspirada pelo antigo Império para acabar com os últimos Jedi na galáxia, uma união que fez com que Ben Solo se transformasse em alguém completamente impiedoso.
Jabba, o Hutt
Como esquecer quando Jabba, o Hutt ordenou que Han Solo fosse congelado em carbonita no final de O Império Contra-Ataca? O tirânico lorde do crime fez tudo e mais um pouco para provocar o caos na galáxia, construindo um verdadeiro império do crime para conquistar seus objetivos, custe o que custar.
Sempre rodeado de soldados, servos e outras criaturas mais, Jabba conseguiu espalhar seus negócios por Tatooine sem se preocupar com as consequências, lucrando em cima de qualquer um que fosse descuidado o bastante para cair nas mãos do mafioso.
Conde Dookan
Mais um vilão icônico de Star Wars é o Conde Dookan. Um dos antagonistas mais chiques da franquia, Dookan acabou entrando para o Lado Sombrio da Força após ser influenciado por Palpatine, uma ação que fez com que ele abandonasse seu treinamento Jedi com Yoda para se tornar um poderoso Sith.
Praticando atos de vilania com a ordem sombria, Dookan também usou sua posição política durante as Guerras Clônicas para liderar movimentos e propagar atos bélicos na galáxia, acreditando ser uma peça fundamental nos planos de Palpatine.
Moff Gideon
Moff Gideon é mais um vilão de Star Wars que segue deixando sua marca de vilania na franquia. O personagem ganhou destaque na série The Mandalorian, fazendo o inferno na vida do Mandaloriano de Pedro Pascal para capturar o pequeno Grogu e continuar escondendo a verdade sobre Mandalore de seus verdadeiros habitantes.
Responsável pelo Grande Purgo Mandaloriano, Moff Gideon se mostrou um antagonista ardiloso ao seguir os caminhos de Palpatine, construindo um exército de clones seus para aumentar seu poder. Mesmo assim, ele acabou sendo morto por Din Djarin – mas não sem antes protagonizar atos de vilania.
Asajj Ventress
Uma velha conhecida de quem assistiu a Star Wars: Clone Wars, a caçadora de recompensas Asajj Ventress também é uma antagonista para lá de formidável na franquia. Com uma trajetória iniciada nos caminhos da Ordem Jedi, Ventress abraçou o Lado Sombrio da Força com vontade após ser recrutada pelo Conde Dookan – sendo que o Sith logo a descartou, mesmo prometendo uma posição de destaque na ordem.
A traição e o descaso fizeram com que Ventress deixasse o desejo por vingança a consumir, provocando uma série de situações problemáticas que a levaram a ganhar a vida como uma caçadora de recompensas.
Grão-Moff Wilhuff Tarkin
Você pode até achar que Wilhuff Tarkin era apenas um peão no complicado jogo de xadrez de Darth Vader, mas a verdade é que o personagem tinha um poder considerável e até mesmo manipulador que passava despercebido pelo chefão. A Estrela da Morte, por exemplo, foi construída por ele.
Um oficial militar que se destacou durante as Guerras Clônicas, Tarkin conquistou uma posição de prestígio depois que o Império foi estabelecido na galáxia. Sempre em busca de mais poder e reconhecimento, o governador era tão respeitado entre os seus que, provavelmente, era o único que conseguia bater de frente com Palpatine e Vader.