Star Wars: a ordem ideal para assistir todos os filmes da franquia
Star Wars: a ordem ideal para assistir todos os filmes da franquia
Há muito tempo, numa galáxia muito distante…
Star Wars nunca foi tão grande quanto é hoje, literalmente: outrora uma trilogia e depois uma hexalogia, a saga espacial hoje conta com nada menos que onze filmes, e mais ainda devem vir nos próximos anos. Com isso tudo de coisa para assistir, alguns podem se perguntar: por onde começar?
Cada um tem sua ordem de preferência, mas bolamos essa lista pensando em como ter uma experiência mais emocionante e menos confusa, ficando como uma sugestão para quem quiser tentar ou até assistir aos filmes pela primeira vez. Que a Força esteja com vocês!
Rogue One: Uma História Star Wars
Colocamos Rogue One para começar a saga por um bom motivo: ele mostra de uma maneira muito melhor que o Episódio IV da saga o estado de guerra no qual a galáxia se encontra. E como em qualquer guerra, há pessoas matando, morrendo e sujando as mãos de sangue pelo bem de sua missão.
O filme também serve como prólogo para Uma Nova Esperança, mostrando como a Aliança Rebelde conseguiu os planos da Estrela da Morte e terminando literalmente minutos antes de o Episódio IV começar.
Uma Nova Esperança
Este foi o primeiro filme da saga feito, embora dentro da cronologia da mesma, seja o quarto episódio. Mas por que começar por ele? Bem, é neste filme que conhecemos os personagens mais famosos e queridos da saga, assim como seu vilão mais icônico, Darth Vader.
Este filme também apresenta e detalha todos os principais conceitos da saga: a Força, os Jedi, o Império e tudo mais. Enquanto que A Ameaça Fantasma é pensado como um filme para quem já entendia de Star Wars antes, Uma Nova Esperança pela o espectador pela mão e tira o tempo necessário para lhe mostrar tudo com calma.
O Império Contra-Ataca
Continuando alguns anos depois de Uma Nova Esperança, temos O Império Contra-Ataca, cuja figura central é Darth Vader. O vilão é o dono do filme, roubando a cena a cada aparição e protagonizando seus momentos mais inesquecíveis.
É também neste filme que há a grande revelação da saga: Vader é pai do herói Luke Skywalker, o que deixou a cabeça dos fãs da época cheia de perguntas. Como isso pode ser? Por que Obi-Wan mentiu? Como um antigo herói se tornou o maior malfeitor da galáxia?
Para isso, precisaremos dar uma pausa na história e voltar alguns anos no passado...
A Ameaça Fantasma
Para entender as motivações de Darth Vader e por que a galáxia está em guerra, o passo seguinte é assistir ao Episódio I, A Ameaça Fantasma, onde toda a história da família Skywalker começa.
Lá, vemos a Velha República, os Jedi em seu auge e o encontro destinado de Obi-Wan Kenobi com o pequeno Anakin Skywalker, que um dia destruiria tudo pelo qual ele lutou sua vida inteira para proteger. Vemos também os Sith, inimigos naturais dos Jedi, que dão os primeiros passos de seu plano de vingança.
Ataque dos Clones
Em Ataque dos Clones, continuamos a acompanha a história de Darth Vader, que aos poucos, vai começando a aparecer nas ações do agora adulto Anakin.
Vemos também a criação do exército da República, a semente do que um dia se tornaria o Império Galáctico e mergulharia a galáxia em uma guerra contra sua tirania.
Neste filme, Anakin ainda não trilha o caminho do lado sombrio... mas fica sabendo onde é.
A Vingança dos Sith
A história de Darth Vader chega a seu ápice neste filme, que prepara o terreno para a trilogia clássica. No terceiro episódio da saga, vemos Anakin se rendendo ao lado sombrio e traindo a Ordem Jedi, se tornando aprendiz do lorde Sith Darth Sidious.
O filme também mostra como a República se torna o Império, o exílio de Obi-Wan e Yoda e o nascimento da "nova esperança" na forma de Luke e Leia.
O Retorno de Jedi
De volta à história de Luke Skywalker e munidos do conhecimento de como seu pai Anakin Skywallker de tornou Darth Vader, podemos acompanhar o desfecho da trilogia clássica, agora mais carregado de emoção pelo que vimos acontecer na trilogia prequel.
Assistir O Retorno de Jedi assim tem um impacto muito maior, já que vemos Vader voltar para a luz depois de décadas nas trevas e também a queda do Império.
O Despertar da Força
Trinta anos depois da queda do Império, surge de suas cinzas uma nova e grande ameaça: a sinistra Primeira Ordem, que está determinada a destruir a Nova República que Luke, Han e Leia tanto se esforçaram para criar.
O Despertar da Força começa uma nova história, com novos heróis, e mostra onde alguns dos personagens mais queridos da trilogia clássica foram parar. Spoiler: eles não estão nada bem.
Os Últimos Jedi
Continuando imediatamente depois de O Despertar da Força, o oitavo episódio da saga mostra a resistência liderada pela agora general Leia Organa suando a camisa para fugir da Primeira Ordem, enquanto Rey tenta convencer um desesperançoso Luke Skywalker a voltar à ativa.
Luke, aliás, é o grande personagem do filme, e também um de seus pontos mais polêmicos. Nem todo mundo gostou de ver o herói lendário se recusando a lutar contra o mal, mas o momento que ele decide empunhar seu sabre de luz mais é bastante recompensador.
Os Últimos Jedi é até hoje alvo de discussões ferrenhas entre os fãs de Star Wars, sendo um daqueles filmes que ou você ama ou odeia. Se você nunca assistiu, veja por si mesmo e então decida!
A Ascensão Skywalker
Encerrando a saga "principal" da franquia, temos A Ascensão Skywalker, que traz de volta o grande vilão da história, Darth Sidious, em sua última e decisiva tentativa de conquistar o poder de uma vez por todas.
Aqui, perguntas são respondidas, heróis nascem, vilões se redimem e a Força volta a ter equilíbrio, com o futuro dos cavaleiros Jedi brilhando à frente. O que virá depois, só o tempo vai dizer.
Opcional - Han Solo: Uma História Star Wars
Han Solo: Uma História Star Wars é um ponto fora da curva dentro do grande esquema das coisas. Neste filme, conhecemos a história de origem do fora da lei mais amado da saga, em uma história com uma escala bem menor e onde o futuro da galáxia não está em jogo.
No filme, vemos como Han conheceu Chewbacca e Lando Calrissian, a famosa façanha do percurso de Kessel, a organização criminosa Aurora Escarlate, que é chefiada por um certo lorde Sith de chifres pontudos, e muito mais.
A recomendação é: esqueça as críticas negativas e veja o filme por si mesmo. Você pode se surpreender!