Os 10 melhores episódios de Star Wars: A Guerra dos Clones
Os 10 melhores episódios de Star Wars: A Guerra dos Clones
Já espalhou a palavra de Star Wars nesse 4 de maio?
Foi em 16 de maio de 2002 que os fãs de Star Wars puderam descobrir mais da história de um dos maiores vilões da história do cinema com o lançamento de Star Wars 2: Ataque dos Clones. Porém, foi apenas em 2008 que esse universo passou a ganhar contexto e drama.
Star Wars: A Guerra dos Clones teve sete temporadas ao todo e conseguiu dar densidade ao enredo do filme de George Lucas. Trazendo alguns dos personagens mais icônicos da franquia, como Ashoka e Ventress, essa série fez tanta falta para o universo expandido que decidiram produzir Rebels e Bad Batch.
Por isso mesmo, nesse 4 de maio, fizemos essa lista para relembrarmos alguns dos melhores episódios desta animação. Confira! E para você? Quais são os melhores episódios da série?
Legado do Terror
Caçadores de recompensas são um assunto sério em Star Wars. É só olhar para um dos personagens mais conhecidos da saga, Boba Fett. Mas não é apenas de Boba que nossos heróis ficam temerosos.
Cad Bane foi um dos personagens mais interessantes entre os caçadores apresentado na série. Aqui, vemos o homem e sua trupe aceitar o desafio de invadir um Templo Jedi e roubar um Holocron.
Reencontro
O universo jedi foi uma construção lenta. Entre livros, séries e outras produções, detalhes específicos foram sendo pintados no quadro iniciado por George Lucas.
Em Reencontro, sexto episódio da quinta temporada, entendemos melhor do processo de iniciação de um jovem jedi.
Para Pegar um Jedi
Para quem gosta de duplas incomuns, o episódio dezenove da quinta temporada coloca Ashoka e Ventress trabalhando lado a lado. O motivo? A Ordem Jedi deu as costas para a garota e agora, a caçadora de recompensas decide ajudá-la a limpar seu nome.
Entre Ordens Desconhecidas
A Ordem 66 é um dos tópicos que definiram o universo de Star Wars para todo o sempre. Definido como o evento que fez com que clones se voltassem aos seus mestres jedi, essa trama teve seu início desde os primórdios do projeto dos clones.
Mas, é revelado de forma aprofundada durante os quatro primeiros episódios da sexta temporada. Nele, vemos Fives entrar em uma trama conturbada sobre chips implantados nas cabeças dos clones.
Massacre
Seus vilões icônicos marcaram a cultura pop, mas nem todos tiveram um desenvolvimento adequado nos cinemas. Esse é o caso de Ventress, a ex-sith e caçadora de recompensas.
Após travar diversas batalhas do lado oposto de Anakin, a sith finalmente se desprende das amarras de Dooku e decide retornar ao seu lar, junto das Irmãs da Noite. É então que Grievous vai até a o planeta com o intuito de destruir toda a irmandade.
Em Massacre, episódio 19 da quarta temporada, vemos o desenrolar desse encontro e Ventress encontrando um novo caminho.
Sacrifício
O "ponto e vírgula" de Guerra dos Clones, Sacrifício é o último episódio da sexta temporada da animação. Aqui, Yoda precisa enfrentar o mal dos Sith em um templo longínquo.
Ele foi lançado em 2014 nos Estados Unidos, enquanto o retorno da série seria feito apenas em 2016. Esse é um dos poucos episódios em que toda nossa atenção se foca em Yoda, sendo um deleite para quem é fã do personagem.
Os Sem Lei
Antes de O Mandaloriano, existia uma duquesa de Mandalore que era apaixonada por Obi-Wan Kenobi. Satine foi uma das peças chaves para a construção do mestre jedi na série animada de Star Wars.
Entre desejo e arrependimento, os dois seguem nesse décimo sexto episódio da quinta temporada, no meio de um embate político. De presente, ainda termos uma luta entre Darth Maul e Palpatine.
A Jedi Errada
Uma das tramas que apenas o universo expandido de Star Wars conseguiu elaborar foi o que há entre o lado sombrio e o lado luminoso da força. Porém, quando tratamos de material canônico, o arco de Ashoka é o que melhor explora isso.
Em A Jedi Errada, episódio 20 da quinta temporada, após confiar em uma antiga colega e em seus mestres, Ashoka é incriminada por um crime que não cometeu. Quando, ao fim, consegue limpar o seu nome, Ashoka já se decidiu: não fará mais parte da Ordem Jedi. Traçando seu próprio caminho, esse momento é como um início para a derrocada e desesperança de Anakin e do surgimento de Vader.
Fantasma de Mortis
Muito além de abordar as Guerras Clônicas, a série animada veio como uma forma de estender e aprofundar o arco dramático de Anakin. O que parecia apenas um desejo de roteiro que Anakin se tornasse Darth Vader, ganhou angústia e dúvidas na cabeça do Jedi.
Isso fica claro no episódio 17 da terceira temporada. Nele, após encontrarem o trio ancião, Pai, Filha e Filho, Anakin tem uma visão de seu futuro sangrento. Obi-Wan utiliza suas artimanhas para apagar as lembranças do jedi, mas a sensação de que nada pode ser feito é o que paira na mente do público.
Entre antigos amigos, vitória e morte
O primeiro item desta lista pode parecer uma trapaça, mas é por que os quatro últimos episódios de A Guerra dos Clones elevam roteiro, ritmo e animação da série ao máximo.
Aqui, vemos mais de Ashoka após ter se retirado da Ordem Jedi, seus questionamentos ao redor dos ensinamentos que teve com seu Mestre Anakin, além de uma luta inebriante contra Darth Maul.
Nesses quatro episódios não apenas sentimos mais da dor que forjou Darth Vader, como também é um pequeno lampejo do quão interessante e complexa Ashoka foi para o universo Star Wars. Nas cenas finais, nós vemos Ashoka entre capacetes de seus aliados mortos, derrotada após a vitória do Império e com um futuro incerto, para ela e para os fãs.