Sonic 2: 15 easter-eggs e referências do novo filme

Capa da Publicação

Sonic 2: 15 easter-eggs e referências do novo filme

Por Gabriel Mattos

Sonic 2: O Filme chegou aos cinemas trazendo a continuação das aventuras do ouriço mais famoso dos videogames no nosso mundo. Dessa vez ele está acompanhado de novos aliados e rivais, como Tails e Knuckles, e também muitas referências incríveis que você não pode deixar passar.

Além de easter eggs dos jogos, o novo longa também traz conexões a diferentes filmes antigos e fofocas de bastidores que nem todo mundo deve conhecer. Por isso, reunimos uma lista com 15 detalhes incríveis que você precisa notar em Sonic 2: O Filme.

Ah, e sem grandes spoilers! Nenhuma reviravolta ou detalhe da trama vai ser estragado nessa lista. São apenas referências despretensiosas para você curtir.

Imagem de capa do item

Justiça Azul/Batman

Na primeira cena com o Sonic, o ouriço azul está tentando ser um super-herói. Ele tenta parar um assalto a um carro forte, declarando que sua identidade secreta é Justiça Azul. Apesar dos poderes serem mais similares ao Flash, o ouriço está claramente se inspirando em outro herói da DC Comics. Afinal, ele diz ser "o herói que eles precisam e merecem". Tanto que quando o Tom dá uma bronca nele, fala que ele deveria parar de fingir ser o Batman.

Imagem de capa do item

Neve Pra Cachorro

Quando Sonic fica sozinho em casa, aprontando com o cachorro, ele deixa o amigo canino escolher o filme que eles vão assistir à noite. Mas cansado de assistir a mesma coisa, ele já alerta que não pode ser "Neve Pra Cachorro", filme de 2002 que está disponível no Disney+. Nele, um homem precisa treinar cachorros da neve, deixando uma pista para um cenário futuro da trama.

Imagem de capa do item

Clifford, o Gigante Cão Vermelho

Em uma cena de perseguição, após a primeira aparição de Knuckles, Sonic compara seu rival a um cachorro clássico das animações. "Quem é o Clifford, o Gigante Cão Vermelho?," dispara para Tails. Curiosamente, o personagem ganhou um filme live-action também pela Paramount lançado no final de 2021.

Imagem de capa do item

Caça-Fantasmas

Parece que o policial Wade é muito fã de Caça-Fantasmas. Ao longo do filme, ele menciona a franquia duas vezes. Primeiro, ele compara o poder da Esmeralda Mestra, de transformar sonhos em realidade, a um fantasma de um episódio específico da animação dos anos 80.

Mais tarde, ele volta a comparar os planos do Robotnik com o universo dos Caça-Fantasmas. Desta vez, ele associa o fantasma de marshmellow gigante Stay Puft ao robô Death Egg.

Imagem de capa do item

Mean Bean (Covil do Café)

A cafeteria de fachada que o Agente Stone mantém enquanto espera o retorno de seu chefe é uma referência bem obscura que se perdeu na dublagem. No Brasil, o lugar é chamado de Covil do Café, mas no original, Mean Bean é uma referência ao jogo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Este foi um derivado de Sonic com jogabilidade de Tetris de 1993.

Imagem de capa do item

O Segredo

Após explicar o seu plano, Robotnik faz uma referência a um drama meloso que ganhou popularidade na Netflix no período da pandemia. "Já viu o filme O Segredo?"

O longa fala que existe um segredo que guia os maiores líderes do mundo, basicamente a Lei da Atração. Mentalizar uma coisa faz ela se tornar real, de modo geral, como a Esmeralda Mestre que ele tanto deseja.

Imagem de capa do item

Metal Sonic

Quando o Robotnik usa um mapa de holograma para mostrar ao Knuckles que o Sonic foi pra Sibéria, o ícone digital do ouriço azul lembra bastante a sua versão robótica maligna dos jogos o Metal Sonic. Será que este vilão estará presente no próximo filme?

Imagem de capa do item

Magic Mike

Uma das referências mais inusitadas... Mas tem uma hora que o Sonic fala de Magic Mike, o filme sobre strip tease masculino de 2012. O assunto vem a tona quando o pequeno é desafiado para um desafio de dança e descobre que as coisas são muito mais difíceis do que Channing Tatum fez parecer.

Imagem de capa do item

Vin Diesel vs The Rock

Na trama, a raça do Knuckles combate a tribo do Sonic há muito tempo, o que rende outra referência inusitada. Ao invés de um filme antigo, desta vez os roteiristas decidiram mencionar uma rixa antiga de Hollywood: a desavença de Vin Diesel e The Rock. Em uma fala, os personagens brincam que a rivalidade de seus antepassados existe há séculos, como a briga dos bombados de Hollywood.

Imagem de capa do item

Esmeraldas do Caos

Quem estava achando muito estranho esse papo de Esmeralda Mestre, querendo saber onde estavam as Esmeraldas do Caos dos primeiros jogos, fique feliz em saber que elas aparecem no longa de um jeito bem fiel aos jogos. Há uma sequência toda animada, explicando como elas funcionam, que lembra os curtas de Sonic Mania.

Imagem de capa do item

Professor X com Monopoly

Quem estava querendo referências à Marvel vai ter! Quando o Sonic encontra o Robotnik, enfim com seu visual renovado após reencontrar seu capanga, ele compara o corte careca e o bigode exacerbado com uma mistura de Professor X, dos X-Men, com Monopoly, o mascote da versão gringa de Banco Imobiliário. Magoou!

Imagem de capa do item

Soldado Invernal

Essa estava em um dos trailers, mas é igualmente engraçada no filme. Na sequência de snowboarding, Knuckles decide ir atrás de Sonic com uma prancha improvisada dos destroços de um robô destruído. O ouriço então, irritado com a insistência do seu rival caladão em persegui-lo, compara ele ao Soldado Invernal. O herói da Marvel é o melhor amigo do Capitão América e tem uma fase vilanesca que logo é superada.

Imagem de capa do item

Mystic Ruins

Uma referência aos jogos que não tinha ficado muito clara nos trailers é o templo inspirado na Mystic Ruins, de Sonic Adventure. O lugar tem até uma área conhecida como Shrine of Knuckles ("O Altar do Knuckles", em português), então fica difícil não fazer esta conexão.

Nos jogos, foi um lugar sagrado para o Clã Knuckles que acabou sendo abandonado. No filme, é deixado pelo clã do Garra-Longa para proteger um artefato poderoso.

Imagem de capa do item

Acenos aos jogos

Ao longo do filme, os produtores incluíram pequenos detalhes dos jogos que trazem um quentinho no coração dos fãs, apesar de não afetarem a história. Por exemplo, quando Sonic bate forte na beirada de um precipício, ele deixa cair vários anéis, como acontece quando ele leva dano nos jogos. E há uma cena submarina, em que Sonic está prestes a se afogar, mas aspira uma bolha gigante para ganhar mais tempo, como nos jogos.

Imagem de capa do item

Manual de Mega Drive

Por fim, Doutor Robotnik traz um robô gigante e pede para o Agente Stone pilotar. Quando ele demonstra ter dificuldades, o vilão se irrita e pergunta se ele chegou a ler o manual. Nisso, o capanga puxa um manual idêntico aos antigos livretos que vinham com os jogos de Mega Drive, explicando como os jogos funcionavam. Mais uma nostálgica lembrança dos antigos jogos do ouriço.