Sombra e Ossos: Tudo sobre Nikolai Lantsov

Capa da Publicação

Sombra e Ossos: Tudo sobre Nikolai Lantsov

Por Melissa de Viveiros

Com a chegada de sua segunda temporada, Sombra e Ossos trouxe para a telinha alguns dos personagens mais queridos do Grishaverso criado por Leigh Bardugo. Entre eles, um dos maiores destaques é Nikolai Lantsov, um dos príncipes de Ravka, que tem papel fundamental na história de Alina – e até ganha espaço para ser protagonista de alguns livros.

Nesta lista, contamos tudo que você precisa saber sobre Nikolai Lantsov – incluindo detalhes de dentro e fora dos livros!

Imagem de capa do item

Família

Como o sobrenome deixa claro, Nikolai é parte da família real de Ravka, os Lantsov. Oficialmente, ele é filho do rei Alexander III e da rainha Tatiana, sendo irmão mais novo de Vasily. Mas, na realidade, as coisas são um pouco mais complicadas que isso.

O verdadeiro pai de Nikolai na realidade não é o rei, e sim Magnus Opjer, um magnata de Fjerda - nação inimiga de Ravka - que teve um caso com a rainha. O personagem chega até a aparecer nos livros da duologia King of Scars, ficando cara a cara com o filho pela primeira vez. Por parte de pai, Nikolai acaba descobrindo também ter uma irmã, Linnea Opjer.

Imagem de capa do item

King of Scars

Falando em King of Scars, este é o título do sexto livro escrito por Leigh Bardugo na continuidade que compõem a trama principal do Grishaverso. Os três primeiros (Sombra e Ossos, Sol e Tormenta, Ruína e Ascensão) contam a história de Alina Starkov, com Nikolai aparecendo pela primeira vez no segundo livro. Em seguida, há a duologia focada nos Corvos (Six of Crows - Sangue e Mentiras e Crooked Kingdom - Vingança e Redenção), na qual o Lantsov também faz uma breve participação especial.

Depois disso, ele ganhou sua própria duologia, formada por King of Scars - Trono de Ouro e Cinzas e Rule of Wolves - Trono de Prata e Noite. Aqui, ele é um dos grandes protagonistas da trama, ao lado de Zoya Nazyalensky e Nina Zenik.

Imagem de capa do item

Originalmente ele não ia sobreviver ao segundo livro

Em entrevista à Entertainment Weekly, Leigh afirmou que não planejava manter Nikolai vivo inicialmente.

“Confissão verdadeira: Nikolai Lantsov iria morrer no fim de Sol e Tormenta,” a autora disse. “Eu planejava incriminar seu assassinato - cometido por seu irmão - na heroína, a forçando a fugir da capital. Sangue! Lágrimas! Intriga política! E vamos para o fim da trilogia.”

Mas o que a fez mudar de ideia? Assim como muitos fãs da série, a autora acabou se apaixonando por Nikolai. “Mas uma vez que comecei a escrever meu corsário príncipe que tem um talento para invenções e nenhum para ficar de boca fechada, eu não queria parar,” ela contou. Bardugo disse que não respondia muitas das perguntas sobre ele feitas por fãs após a trilogia porque sabia que queria escrever um livro focado em Nikolai - que eventualmente chegou na forma de King of Scars.

Imagem de capa do item

O personagem teve inspiração no Pimpinela Escarlate

Bardugo também já revelou que o Pimpinela Escarlate foi uma das inspirações para Nikolai. O livro, primeiro escrito pela britânica Baronesa Orczy, foi publicado originalmente em 1905, e tem foco em Sir Percy Blakeney, um nobre que resgata pessoas condenadas à guilhotina durante a Revolução Francesa.

O personagem é um mestre do disfarce com enorme talento para fugas impossíveis, além de ter habilidades excelentes de combate e planos bem criativos. O título do livro se refere ao nome pelo qual ele fica conhecido, mantendo sua real identidade escondida. Dá para ver as semelhanças com facilidade, né?

Imagem de capa do item

Sturmhond

Nikolai atingiu o ranking de Major antes mesmo de completar seu tempo servindo ao exército, mas deixou Ravka após completar seu tempo de serviço. A partir daí, ele passou um tempo como aprendiz de um construtor naval, um engenheiro civil e um armeiro, se destacando em todas as profissões.

Foi com essas habilidades que ele se tornou Sturmhond, o corsário. Ao assumir essa identidade, o príncipe já estava longe de Ravka há cerca de sete anos, mas não podia correr o risco de ser reconhecido. Assim, ele fazia com que Tolya Yul-Bataar, um integrante de sua tripulação, utilizasse suas habilidades de Gisha para alterar sua aparência.

O nome Sturmhond tem o mesmo significado de Stormhound (comparação feita por Alina em Sol e Tormenta), junção de “tempestade” e “cão de caça” - cão da tempestade, na tradução oficial. Nikolai conta que o ganhou após cortar os dedos de um capitão inimigo e dar de comer para seus cães, algo que fez para estabelecer sua posição como capitão. A partir daí, ele utilizou essa identidade para conseguir recursos e fazer ataques que não seriam possíveis para a marinha de Ravka.

Imagem de capa do item

Outros apelidos

Além de seu disfarce como Sturmhond, Nikolai é conhecido por alguns outros nomes. O primeiro deles é Sobachka, apelido que recebeu na infância e significa filhote (puppy, em inglês, palavra usada para filhotes de cachorro). Apesar de não ser um nome “oficial”, Alina pensa nele como uma raposa diversas vezes ao longo do livro, uma comparação com um conto que existe dentro do universo, a raposa esperta demais.

Após a trilogia inicial, ele também passa a ser chamado de Korol Rezni, Rei das Cicatrizes, nome ao qual seu primeiro livro, King of Scars, se refere. Posteriormente, ele também é chamado de Rei Demônio.

Imagem de capa do item

Antes dos livros

Nikolai cresceu na corte de Ravka, sendo uma criança inquieta e sempre arranjando confusão em busca de atenção. Dominik, que se tornaria um de seus melhores amigos, foi levado a fazer aulas junto com Nikolai para ser punido pelas atitudes do príncipe que, por seu status de realeza, não podia sofrer castigos físicos. Após ver o outro garoto ser chicoteado por suas ações, Nikolai se desculpou com Dominik e passou a se comportar melhor.

A amizade dos dois cresceu a ponto de Nikolai sair do palácio escondido para ir até a fazenda da família de Dominik, por vezes o ajudando no trabalho. Quando Vasily descobriu e Dominik perdeu sua posição no palácio, Nikolai usou seus privilégios como príncipe para continuar sustentando a família do amigo. Eles se alistaram para o exército de Ravka juntos, mas Dominik acabou sendo morto em batalha.

Na série, isso foi alterado, e Dominik aparece na segunda temporada, interpretado por Louis Boyer. Na imagem, ele e o intérprete de Nikolai, Patrick Gibson, aparecem nos bastidores da série.

Imagem de capa do item

Em Sol e Tormenta

Inicialmente, a identidade real de Nikolai é escondida também do leitor, assim como acontece na série. Ele é apresentado como Sturmhond, um infame corsário que foi contratado pelo Darkling para transportar o vilão e um grupo de Grisha pelos mares do norte, onde caçam o mítico dragão Rusalye - fonte do segundo amplificador de Alina.

Nesse ponto da trama, Alina e Mal foram capturados pelo antagonista e estão a bordo do navio de Nikolai, o Volkvolny. Quando Rusalye é encontrado e atingido por um arpão, Sturmhond lidera sua tripulação a se rebelar contra o Darkling, fugindo com Alina e Mal. Encontrados por membros do Primeiro Exército, Sturmhond revela sua real identidade.

Nikolai revela sua ambição de voltar para casa e se tornar o herdeiro do trono, acreditando que seu irmão, que não tem interesse em política, vai simplesmente abdicar. Ele pede que Alina retorne com ele e propõe que os dois formem uma aliança selada por um casamento, unindo o Primeiro e o Segundo Exércitos contra o Darkling. Nikolai também explica que seria um casamento político, e não interferiria no relacionamento entre Alina e Mal, mas nenhum dos dois é receptivo à proposta.

Ainda assim, os dois formam uma aliança, com Alina apoiando a tentativa dele de tomar o trono desde que se tornasse a líder do Segundo Exército no lugar do Darkling. Nikolai e Alina acabam se tornando próximos, e ele admite para ela que provavelmente é um bastardo, mas isso não muda sua ambição e desejo de consertar o que sua família fez de errado no governo do país. Os dois também planejam defesas para caso o Darkling ataque, e Nikolai precisa lidar com o fato de que seu irmão, Vasily, não vai desistir de sua posição como futuro rei.

Durante a celebração do aniversário de Nikolai, Vasily revela seu plano, tendo negociado com Fjerda e diminuído parte da segurança para permitir comércio entre as nações rivais. O príncipe mais jovem logo percebe o erro grave de seu irmão e o fato de que a celebração é um risco, e tenta evacuar o local imediatamente.

Ainda assim, o entendimento vem tarde demais e o Darkling envia seus nichevo’ya para atacarem, o que leva à morte de Vasily. Os planos para lutar contra o vilão não funcionam, mas Nikolai consegue tirar seus pais e Alina do palácio, junto com Baghra. Esta é a última aparição do personagem no livro, já que Alina não vai com ele, e volta ao Pequeno Palácio para salvar os Grisha.

Imagem de capa do item

Em Ruína e Ascensão

Nikolai, tendo escapado com alguns dos sobreviventes, salva Alina, Mal e outros Grisha que haviam sido presos na Catedral, os levando para seu esconderijo. Ele defende Genya contra o rei, além de obrigá-lo a escrever uma carta abdicando ao trono. Sua mãe confirma que Magnus Opjer era o real pai de Nikolai, além de da a ele o anel com a Esmeralda de Lantsov, que ele dá a Alina depois, ao pedi-la em casamento novamente.

Nikolai e Alina fazem planos para conseguirem apoio, mas antes que consigam o Darkling os encontra. Como punição por “roubar” Alina, o Darkling infecta Nikolai com merzost, a magia real e proibida com a qual ele cria os nichevo'ya, transformando Nikolai em um monstro com presas, garras, asas e veias cheias de escuridão, além de tornar sua mente menos racional e deixá-lo com fome por carne humana. Ao invés de atacar, ele simplesmente foge, ainda mantendo um certo nível de racionalidade e consciência.

Ele segue Alina e, quando vê o anel de esmeralda, coloca no dedo dela para mostrar que a reconhecia. Ela tenta usar seus poderes para curá-lo, mas isso só o machuca, fazendo com que ele fuja para a Dobra. Quando a batalha contra o Darkling acontece ali, Nikolai aparece com os volcra que habitam o lugar o seguindo, e lidera um ataque contra o vilão. Após a morte do antagonista, Nikolai volta a sua forma humana, sendo salvo de sua queda por Zoya.

O príncipe retorna à capital para tomar o trono, e a história que se espalha é que ele havia sido capturado e torturado pelo Darkling, sendo a explicação dada para as cicatrizes escuras deixadas por sua transformação. Nikolai não tem lembranças claras de seu tempo transformado, mas permanece atormentado pelo que sofreu.

Apesar de Alina se recusar a casar com ele quando ele pede novamente, Nikolai a presenteia com o anel de esmeralda. Como ela decide viver uma vida tranquila, ele aponta Zoya, Genya e David como os novos líderes dos Grisha.

Imagem de capa do item

Em Crooked Kingdom

No segundo livro de Six of Crows, o papel de Nikolai é bem menor. Ele aparece, disfarçado como Sturmhond, junto com Zoya e Genya como parte da delegação de Ravka que é procurada por Kaz para seus planos.

Nikolai e Kaz fazem planos para lidar com Kuwei Yul-Bo, o filho do responsável pela criação da droga jurda parem - a mesma apresentada no fim da segunda temporada. Eles conseguem forjar a morte do garoto e incriminar um inimigo de Kaz, permitindo que Nikolai e os outros levem o garoto em segurança para Ravka.

Apesar do disfarce, Kaz só negocia com Nikolai após forçá-lo a admitir sua real identidade. No fim do livro, é revelado também que parte da negociação com Kaz incluía que Nikolai utilizasse sua influência para encontrar a família de Inej, o que permite que a garota reencontre seus pais.

Imagem de capa do item

Em King of Scars

O primeiro livro no qual o príncipe Lantsov é um dos protagonistas revela que resquícios da magia do Darkling permaneceram com ele, fazendo com que ele se transforme temporariamente no monstro que era em Ruína e Ascensão. Em meio a isso, eventos inexplicáveis levam à formação de um culto que idolatra o Darkling como um Santo, pregando que ele retornará.

Nikolai parte em busca de uma cura para sua transformação junto com Zoya e Yuri, um membro do culto do Darkling que fala sobre um ritual antigo que retiraria monstros de homens. Em meio à jornada, ele chega a se transformar durante o dia, mantendo o controle de si mesmo, em uma tentativa de salvar Zoya. Apesar disso, ele consegue desfazer a transformação, e o trio chega ao local onde a Dobra existia.

Lá, eles são presos por três entidades que se revelam como alguns dos Santos de Ravka: Lizabeta, Juris e Grigori. Eles alegam que foram presos no local desde que o Darkling criou a Dobra, e querem que Nikolai complete o ritual para que o último resquício da magia do vilão se vá, devolvendo a eles sua liberdade.

Quando o ritual acontece, Elizaveta e Yuri traem Nikolai, revelando que haviam salvado o corpo do Darkling de sua pira e pretendem trazê-lo de volta. Zoya, que recebeu treinamento e um novo amplificador de Juris, consegue destruir o corpo do vilão, matar Elizaveta e reviver Nikolai.

Eles voltam para a capital com Yuri preso, e o rei de Ravka encontra diversos problemas, precisando se comprometer com um casamento com uma princesa Shu e fazer um acordo com Kerch para ter o apoio das duas nações contra Fjerda - que está marchando contra o país, alegando apoiar o verdadeiro rei de Ravka. O falso herdeiro teria o apoio de Magnus Opjer, o pai de Nikolai, que alega ter provas da relação dos dois.

Para deixar a situação ainda pior, é revelado que o Lantsov não conseguiu se livrar do monstro e impedir o retorno do Darkling. Sem poder voltar para seu próprio corpo, o antagonista foi parar no corpo de Yuri, que permaneceu preso por Nikolai esperar que ele seja útil em livrá-lo do monstro que tem dentro de si.

Imagem de capa do item

Em Rule of Wolves

Com as acusações de ser um bastardo, Nikolai enfrenta problemas para manter seu trono. Apesar disso, ele passou a controlar melhor seu monstro, mas ainda precisa realizar outro ritual para se livrar dele de uma vez por todas, além de matar o Darkling e impedir que a Dobra seja reformada.

Junto com David, ele desenvolve armas para enfrentar o exército de Fjerda. Junto com informações enviadas por Nina de dentro do país inimigo, Ravka consegue sair vitoriosa, além de recuperar seus Grisha com antídotos para jurda parem.

Após a capital Os Kervo ser bombardeada, e sem titânio o bastante para construir armas e retaliar, Nikolai (como Sturmhond) e Zoya vão até Ketterdam para contratar Kaz e roubar titânio de uma base militar em Kerch. Em meio a tudo isso, Nikolai e Zoya se tornam cada vez mais próximos, e acabam se apaixonando.

Quando eles retornam a Ravka, o rei encontra com seu pai de verdade, que revela ter sido preso em Fjerda. As cartas da rainha Tatiana que provavam o relacionamento dos dois haviam sido confiscadas, mas Magnus nunca tendo realmente apoiado o falso herdeiro ao trono. Nikolai usa sua influência como Sturmhond para fazer uma armadilha para as forças de Fjerda, que são emboscadas pelos Grisha liderados por Zoya.

Nikolai consegue acabar com a ameaça de retaliação usando seu controle sobre seu demônio. Ele acaba aceitando o demônio dentro de si e, no fim do livro, desiste da coroa - nomeando Zoya como rainha e primeira da linha Nazyalensky.