Smallville: Os melhores vilões da DC que apareceram na série do Superboy
Smallville: Os melhores vilões da DC que apareceram na série do Superboy
As adapações de vilões da DC que Smallville acertou!
Com 10 temporadas e nada menos que 217 episódios, Smallville marcou época e a vida de muita gente, mostrando as aventuras de um jovem Clark Kent (Tom Welling) que ainda descobria seus poderes. Tomando muitas licenças poéticas em relação ao material original, vários acontecimentos e personagens dos quadrinhos foram adaptados para as telinhas, com resultados variados, mas interessantes.
Nessa lista, vamos relembrar alguns dos maiores e melhores vilões que deram as caras na série, mesmo sendo bem diferentes de suas versões das HQs em alguns casos. Vamos lá!
Darkseid
Darkseid foi o último grande desafio a ser superado por Clark antes de finalmente cumprir seu destino e se tornar o Superman. Contudo, o senhor de Apokolips não tinha uma forma física na série, preferindo possuir pessoas e agir por trás dos panos. Se você pensou em "problemas orçamentários", acertou.
Apesar disso, o vilão causou uma grande impressão na temporada final, passando uma sensação de perigo real e até possibilitando a aparição de outros personagens, como Vovó Bondade e Desaad.
Amanda Waller
Há quem diga que Amanda Waller não é necessariamente uma vilã, já que o objetivo dela é proteger a Terra, não destruí-la. Mas seus métodos brutais são justamente o que a fazem ser vista como antagonista pelos heróis.
Em Smallville, a personagem apareceu na nona temporada como a líder de uma organização secreta chamada Xeque-Mate, que tentava a todo custo monitorar e controlar grupos como a Sociedade da Justiça e eliminar potenciais ameaças alienígenas. Foi interpretada pela atriz Pam Grier.
Homem dos Brinquedos
A oitava temporada de Smallville introduziu um dos vilões mais recorrentes do Superman, o Mestre dos Brinquedos. O personagem, vivido pelo ator Chris Gauthier, deu tão certo que voltou a aparecer nas temporadas seguintes, sempre em episódios muito bem escritos.
O penúltimo episódio da série, aliás, o colocou como um personagem central da Legião do Mal, que infelizmente não chegou a ser mostrada com mais detalhes.
Bizarro
O vilão Bizarro também deu as caras na série durante a sexta e sétima temporadas. Ao contrário das HQs, ele não vem de uma outra dimensão onde tudo é ao contrário, sendo um espectro da Zona Fantasma que escapa quando Clark liberta seu pai de sua prisão.
A missão de Clark de recapturar esses fugitivos terminou com Bizarro, mas não foi fácil derrotá-lo: ele consegue absorver o DNA do herói, tomando sua aparência e seus poderes. Sua fraqueza também não era kryptonita, e sim o sol amarelo que dava a Clark seus poderes.
Apocalipse
Em Smallville, Clark teve que enfrentar ninguém menos que o Apocalipse, o monstro que o mata nas HQs, sem ao menos ter se tornado o Superman ainda! E sim, isso foi tão difícil para ele quanto vocês podem imaginar.
O personagem era muito diferente de sua versão original dos quadrinhos na série. Nela, ele se chamava Davis Bloome (Sam Witwer), um experimento genético feito pelo General Zod e por Faora, criado com o único propósito de matar Kal-El. Boa parte da oitava temporada foi dedicada a aprofundar o vilão, e sua forma monstruosa não chega a decepcionar tendo em vista que esta é uma produção para a TV.
Ultraman
E se Kal-El tivesse sido criado pelos Luthors ao invés dos Kents? É isso que acontece em uma das terras paralelas mostradas em Smallville, na qual Clark Luthor é um assassino frio e sádico.
Quando ele e Clark Kent trocam de dimensões, Clark Luthor se aproveita da situação para tentar fazer aquele mundo se dobrar a seus pés, mas é impedido pelo verdadeiro Clark. A batalha entre os dois termina na Fortaleza da Solidão, onde Kent convence Luthor a usar seus poderes para o bem. Será que ele conseguiu? Nunca saberemos...
Metallo
Embora só apareça em três episódios da nona temporada, Metallo se tornou um dos vilões mais legais a darem as caras na série, tanto pela profundidade de seu personagem quanto por seu visual convincente.
O John Corben de Smallville não era necessariamente mau, mas tragédias pessoais acabaram fazendo com que ele se tornasse um vilão. Ponto para o ator Brian Austin Green, que mandou muito bem como o personagem.
General Zod
O General Zod, um dos inimigos mais poderosos e perigosos do Superman, aparece em Smallville de duas maneiras: primeiramente como um espectro sem forma fugido da Zona Fantasma durante a quinta temporada, que possui o corpo de Lex e tenta fazer da Terra uma nova Krypton.
Já na segunda ele aparece na forma do Major Zod, um clone mais jovem do general, que tentou conquistar a Terra ao lado de seus lacaios Kandorianos após ser libertado de uma orbe kryptoniana. Ele é derrotado por Clark e forçado a abandonar o planeta.
Brainiac
Embora não se assemelhe em nada ao Braniac das HQs no quesito visual, a versão mostrada da série é tão perigosa quanto. Ele se tornou uma ameaça recorrente na série, aparecendo por várias temporadas e se tornando mais influente na vida de Clark à medida que ele descobria mais sobre sua herança kryptoniana. Foi derrotado por ele e a Legião dos Super-Herós, que o reprogramou na forma do agora aliado Brainiac 5.
Em Smallville, Brainiac for interpretado por James Marsters, o eterno Spike de Buffy: A Caça Vampiros, que entregou uma performance digna do legado do vilão.
Lex Luthor
O primeiro lugar não poderia pertencer a outro vilão senão Lex Luthor, que teve em Smallville uma de suas melhores versões em carne e osso de todos os tempos. Boa parte do mérito vai para o ator Michael Rosenbaum, que nos fazia torcer para que ele não fosse para o lado do mal, e mais ainda após ele se tornar um vilão com V maiúsculo.
O personagem era o dono dos melhores diálogos e alguns dos momentos mais importantes da série tiveram ele como sua figura central, ainda que acompanhado de Clark e outros personagens. Por essas e outras, esta interpretação do personagem será para sempre inesquecível!