Shrek: 15 piadas adultas dos filmes que você talvez não tenha entendido
Shrek: 15 piadas adultas dos filmes que você talvez não tenha entendido
Já reassistiu Shrek depois de crescido? Você vai se surpreender com algumas piadas para adultos…
Revisitar clássicos da infância quando adulto é sempre uma experiência curiosa. Além da nostalgia, é uma ótima oportunidade para entender melhor os acertos e os temas que podem passar um pouco batidos pela cabeça das crianças. Isso é ainda mais válido com animações, já que muitas vezes elas são recheadas de piadas feitas para serem entendidas apenas pelos pais que acompanham os filhos – afinal, eles também precisam de um pouco de entretenimento, né?
Quem começou essa tendência, de piadas adultas escondidas em filmes infantis, é justamente Shrek. O sucesso da DreamWorks foi tão grande que não só inaugurou a categoria de Melhor Animação do Oscar, como também foi o primeiro vencedor. E uma característica da franquia sempre foi trazer uma série de referências, easter eggs e, claro, piadas de duplo sentido.
Nunca reassistiu Shrek depois de adulto? Então confira abaixo algumas das piadas adultas que você provavelmente não entendeu quando era criança!
Dois ursos
Uma das piadas visuais do primeiro Shrek é um pequeno detalhe meio sombrio. Durante a confusão toda na floresta, nos momentos iniciais do filme, os soldados do Lorde Farquaad estão capturando criaturas de contos fadas. Entre os prisioneiros, é possível ver os Três Ursos - do conto da Cachinhos Dourados - em jaulas, com o pai e mãe urso em uma, e o filho urso em outra.
Mais tarde, quando as criaturas se juntam no pântano do Shrek, o Pai Urso é visto consolando o filho chorando. O motivo? No quarto do Lorde Farquaad, fica evidente que a Mãe Urso se tornou um exótico tapete para o monarca.
Tomar um negocinho
Ninguém gosta mais do silêncio e da solidão do que o Shrek. Quando o ogro finalmente se livra do Burro e volta para a sua cabana no pântano, ele prepara todo um jantar para curtir seu momento sozinho.
De acompanhamento para a comida (que, por sinal, parece nojenta), o ogro prepara uma bebida que se parece muito com um martíni - com um olho ao invés de uma azeitona. Só para abrir o apetite, né?
Molhando o biscoito
O coitado do Biscoito não tem paz na franquia, e logo seu primeiro momento já é marcado por sofrimento. O público conhece o personagem já sendo interrogado pelos soldados do Lorde Farquaad, com o Biscoito sendo mergulhado em um copo de leite.
A técnica pode parecer só uma forma de tortura medieval, mas na real é uma brincadeira com waterboarding, técnica de afogamento simulado muito utilizada pela CIA em interrogatórios. Na verdade, a ideia original era reproduzir mesmo a técnica - com o personagem sendo afogado com uma toalha no rosto -, mas a produção mudou para dar uma aliviada no tom da cena.
Brincando com Fogo
Lorde Faarquad entende que precisa arrumar uma princesa para casar, mas como se vira um monarca de uma era sem Tinder? Fácil, com um reality show de casamento!
Através do Espelho Mágico, Farquaad consegue ver suas três candidatas: Cinderela, Bela Adormecida, e Fiona, que acaba sendo a escolhida pelo pequeno rei.
Um palácio ereto
Para reclamar da infestação de criaturas mágicas em seu pântano, Shrek e o Burro viajam até o reino de Faarquad para tirar satisfação. Ao chegar no local, a dupla avista um palácio verdadeiramente gigantesco. O ogro é rápido em tirar sarro da enorme construção: "Será que ele está querendo compensar alguma coisa?"
O Lorde Farquaad não é exatamente um grande rei - é bem baixinho, na verdade -, mas pode ter certeza que a piada de Shrek não é exatamente sobre a altura dele.
Complete a Rima - Parte 1
O reino do Lorde Faarquad é uma paródia dos parques da Disney, competidora direta da DreamWorks e alvo de muitas das tiradas ácidas do filme. Assim, Shrek e o Burro são recebido no reino com uma mini-versão de “It’s a Small World”, um dos mais irritantes brinquedos dos parques do rato.
Com uma música alegre e cheia das rimas para conscientizar as crianças, os bonequinhos cantam e dançam. As coisas quase ficam explícitas quando um versão diz: "Na cabeça o shampoo, lave bem o seu…” - pausa dramática “pé". Se você rimou com outra coisa, é porque a maldade está na sua mente.
Quinto Andar da Torre
Não importa qual país, qual reino ou mundo fictício: o mercado imobiliário sempre é terrível. A princesa Fiona entende muito bem disso, tendo sido trancafiada em uma torre distante de toda a civilização, no meio de um vulcão e guardada por um dragão.
Quando Shrek e o Burro chegam no local para resgatar a princesa, os dois questionam a escolha da família de Fiona. “Com certeza o castelo é grande, mas olha a localização!”, reclama o ogro, ecoando os sentimentos de todo mundo que já procurou casa para alugar: não dá para ter espaço e boa localização de uma vez, é preciso escolher entre os dois.
O entretenimento noturno do Lorde Farquaad
Depois de escolher sua amada, e enviar Shrek para resgatá-la, o Lorde Farquaad descansa pelado em seu quarto, tomando um drink.
Para se entreter, ele pede que o Espelho Mágico mostre uma foto de Fiona. Assim que a princesa aparece na tela, o lorde fica um pouco animado por baixo dos cobertores.
A fantasia do Burro
Depois de resgatar a princesa Fiona, Shrek e o Burro enfim têm seu merecido descanso, dormindo ao redor de uma fogueira. O Burro, porém, acaba falando dormindo, o que dá um gostinho do tipo de sonho que ele tem.
Falando sozinho enquanto dorme, o Burro tenta seduzir alguém em seus sonhos, perguntando se ela não quer montar em sua cela para dar uma volta. Quando percebe que tem alguém lhe escutando, ele acorda envergonhado.
Complete a Letra - Parte 2
O primeiro Shrek adora brincar com a maldade na cabeça dos espectadores. A maioria das piadas deixam apenas para a imaginação dos pais. Mais um exemplo disso surge na canção de Robin Hood.
O lendário ladrão aqui é apresentado como um cara meio estranho. Sua companhia cantante deixa suas intenções bem claras com a canção que diz: “*Eu gosto de uma briga, e também de namorar // O que ele está dizendo é que gosta de trans–”, sendo interrompidos pelo próprio Robin Hood antes de completarem a frase.
Lobo e o gosto por porquinhos
Shrek 2 (2004) pega um pouco mais leve nas piadas de duplo sentido, focando mais em referências e easter eggs de cultura pop, mas isso não significa que não tenha um ou outra piscadinha para os adultos.
Logo na abertura, o Príncipe Encantado chega até a torre de Fiona com facilidade - mas não encontra lá a princesa, e sim o lobo (vestido de vovó da Chapeuzinho Vermelho) curtindo uma revista de porcos de bikini. Mais tarde, a Fada Madrinha se refere ao personagem como “um lobo de gênero questionável”, sem saber se é um lobo macho ou fêmea.
Shrek galã
Em uma cena, após tomar uma poção mágica, Shrek se transforma em humano - e parece fazer muito sucesso com as mulheres. De prontidão, três moças começam a apalpar o protagonista, elogiando sua aparência e perguntando se ele é europeu.
Duas delas oferecem massagens nos ombros, mas a terceira mostra ambição ao dizer, sem inocência alguma, que não tinha mais nada para esfregar.
Violência policial
O segundo filme também apresenta o Gato de Botas, que se tornou um dos maiores queridinhos da franquia. O meliante, porém, esconde seus segredos.
Em uma cena que faz paródia de programas policiais, Shrek, o Burro e o Gato de Botas são capturados pela guarda do reino de Tão Tão Distante, em uma demonstração de brutalidade policial que conta até com “sprays” de pimenta (que aqui são pimenteiros gigantes). No felino, os guardas encontram um saquinho cheio de erva verde, que ele logo diz não saber o que é. No caso, se trata de um pacote de Catnip - planta da família da menta que costuma deixar os gatos um pouco… chapados.
Calcinha na madeira
Com Shrek, Burro e o Gato de Botas na prisão, cabe ao Pinóquio, Biscoito e seus amigos partirem para o resgate. O boneco de madeira impressiona nas acrobacias ao entrar na cela ao melhor estilo Missão: Impossível, se pendurando do teto.
O problema surge quando eles não conseguem alcançar os presos na parede. O Biscoito pensa rápido e pede para que Pinóquio conte uma mentira, para que seu nariz cresça e sirva como ponte, e dá a sugestão de dizer que ele está usando calcinha. Mas quando o boneco de madeira fala em voz alta, nada acontece - seu nariz só cresce quando ele tenta negar ou se defender dizendo que é só “uma tanguinha”.
Carruagem espacial
Muitos adolescentes e jovens adultos passam por uma fase que começam a curtir “dar uma viajada”, sabe? Em Shrek Terceiro (2007), quando o ogro se torna pai, ele percebe isso ao visitar a escola de um de seus filhos.
Ao chegar lá, uma cena mostra dois adolescentes saindo tossindo de uma carruagem, que está tomada por uma verdadeira nuvem de fumaça. Dá para ver pela cara do rapaz que ele está estranhamente leve e relaxado.