Saiba tudo sobre os Shinigami, os deuses da morte de Death Note
Saiba tudo sobre os Shinigami, os deuses da morte de Death Note
Muito além de Ryuk, saiba tudo sobre os Shinigami, poderosos deuses da morte de Death Note!
Atenção: Alerta de Spoilers!
Death Note se tornou amplamente conhecido como um anime inteligente e cheio de reviravoltas, com grande foco no confronto de ideias e planos entre Kira e aqueles que tentavam capturá-lo. Ainda assim, nem tudo na obra de Tsugumi Ohba tem foco no mundo real. Grande parte da trama se deve aos Shinigami, deuses da morte deste universo, que são a força por trás de muitos elementos da história, incluindo seu princípio. Embora Ryuk seja o mais conhecido, alguns outros aparecem ao longo da trama, com personalidades e objetivos bem diversos entre si.
Nessa lista, explicamos quem são os shinigami, sua origem nas crenças japonesas, seus poderes no anime e mais!
O que são os Shinigami em Death Note?
Em Death Note, os Shinigami são uma raça de seres extra-dimensionais cujo propósito é matar humanos. Ao fazê-lo, essas criaturas estendem sua própria vida. Ainda assim, eles não são os únicos responsáveis pelas mortes: independente de um Shinigami matá-las ou não, em determinado momento elas vão encontrar seu fim. A diferença é que, ao agir e encurtar a vida de um humano, um Shinigami adiciona anos à sua própria vida.
Cada indivíduo da espécie possui uma personalidade única, e seus níveis de inteligência também variam. Da mesma forma, suas aparências são bastante únicas, e os corpos dessas criaturas são feitos de modos que podem parecer estranhos ou mesmo impossíveis para os humanos.
Quem são os Shinigami em Death Note?
A série dá destaque a poucos Shinigami, com alguns se sobressaindo enquanto a maior parte deles é deixada de lado. Entre eles, o mais conhecido é Ryuk, o deus da morte que acompanha Light ao longo da série. De acordo com ele, o motivo para isto é simples: acabar com seu próprio tédio. Com o único propósito de estender suas vidas indeterminadamente, os Shinigami têm uma existência monótona, algo que o principal personagem entre essas criaturas detesta. Na maior parte do tempo, ele se contenta com observar os humanos, a quem considera muito interessantes.
A outra Shinigami de maior relevância na trama é Rem, que dá o Death Note de Misa Amane. Diferente de Ryuk, ela não gosta dos humanos, mas protege a garota por compaixão. Isso porque ela viu outro shinigami, Gelus, se sacrificar para salvar a jovem, por quem era apaixonado. Assim, ela decidiu proteger a humana e dar continuidade ao que Gelus queria realizar.
O Rei dos Shinigami também é um personagem importante, embora não tenha uma relação tão direta com os eventos da trama. O mais poderoso entre essas criaturas, ele é quem controla todo este reino, criando os Shinigami e dando a eles seus respectivos Death Notes.
Há também Midora, uma Shinigami que tem destaque em um derivado da série. Em um especial, ela entrega seu caderno a um humano alguns anos após a história de Light. Ele, então, se torna conhecido como Cheap Kira, e sua identidade não é revelada na trama.
Vários outros Shinigami aparecem em alguns pontos da história. Esses outros, porém, não têm um papel relevante para a trama do anime.
Light vira um Shinigami no fim de Death Note?
Um OVA do anime deu origem à teoria de que, após os eventos de Death Note e a morte do protagonista, Light teria se tornado um Shinigami. Isso acontece principalmente por causa da aparência da criatura, bem como por sua interação com Ryuk.
Na obra, Ryuk conta a história de Light para outro Shinigami, comparado com o personagem por seu cabelo e roupas. Além disso, outro elemento destacado por muitos é este deus da morte misterioso ter conhecimento do vício de Ryuk em maçãs. Tudo isso, no entanto, é apenas uma teoria, e não há qualquer confirmação de que Light tenha de fato se tornado um Shinigami.
Por que os Shinigami matam?
O motivo para isso tem a ver com sua já citada habilidade de prolongar a própria vida. Assim, a razão para os Shinigami matarem é simples: ao tirar a vida de um humano, eles adicionam tempo de vida a si próprios, podendo viver para sempre.
Isso, porém, nem sempre acontece. De acordo com Ryuk, muitos de sua raça se esquecem de escrever nos cadernos, e acabam morrendo por causa disso. Ainda assim, o único motivo que esses seres têm para matar é prolongar suas próprias vidas por meio disso.
O que são os olhos de shinigami?
Como explicado, os Shinigami têm como tarefa matar pessoas, o que resulta em suas vidas sendo estendidas. Para isso, eles precisam escrever o nome de seu alvo no Death Note, adquirindo os anos restantes da expectativa de vida de seu alvo. Para realizar esse propósito, é preciso saber o nome e o rosto de quem desejam matar. Assim, essas criaturas possuem olhos especiais que permitem a eles ver os nomes e tempo de vida restante de um humano ao ver seu rosto.
Esse poder pode ser dado a um humano por meio de um acordo, no qual a pessoa sacrifica metade de sua vida restante, dando este tempo para o Shinigami em troca dos olhos.
Shinigami na cultura japonesa
Em certos aspectos da cultura e de religiões japonesas, os Shinigami são considerados deuses ou espíritos sobrenaturais conectados à morte. As descrições desses seres variam, e eles podem ser considerados monstros, ajudantes ou criaturas das trevas, dependendo das crenças que determinados grupos possuem.
Enquanto alguns consideram entidades como a deusa Izanami como Shinigamis, outros caracterizam deuses e shinigami como entidades separadas. Em certas interpretações, sequer há uma criatura que seria um deus da morte, e a caracterização mais próxima a humanos é considerada por alguns uma influência de crenças do ocidente.
Referências a shinigami aparecem em diversos animes além de Death Note. Algumas são pequenas, como o shinigami em Naruto, que faz parte de um único jutsu de selamento. Já em Bleach, a representação destes seres tem grande importância, embora seja muito diferente de Death Note. Outros animes que contam com referências a shinigamis incluem Soul Eater e Black Butler, entre outros.