Shenlong: História, origem e poderes do dragão de Dragon Ball
Shenlong: História, origem e poderes do dragão de Dragon Ball
Saiba o que acontece quando as esferas do dragão são reunidas
No universo de Dragon Ball, é difícil encontrar uma criatura mais poderosa do que Shenlong. Para conseguir uma audiência com o lendário dragão, guerreiros de todos os cantos do universo saem em busca das Esferas do Dragão. Até mesmo Goku já precisou recorrer a essa entidade milenar.
Mas você já parou para se perguntar de onde vem tamanho poder? Separamos uma lista especial para você entender a história, a origem e qual é a verdadeira extensão dos poderes desse dragão que desperta a cobiça tanto de heróis, quanto de vilões.
Quem é Shenlong?
Shenlong é um dragão gigantesco com olhos vermelhos, dentes afiados e chifres de cervo que surge para realizar um único desejo de quem lhe invocar. Dizem que descansa no núcleo incandescente do planeta, apenas esperando ser chamado para cumprir sua função.
Apesar de sua aparência imponente, sua personalidade costuma ser menos intimidadora. Se ninguém provocá-lo, o dragão mantém um tom calmo, bondoso e educado, mas sua impaciência pode levar seu lado mais agressivo a aflorar. Especialmente quando está lidando com pessoas fúteis ou indecisas.
Qual é a origem de Shenlong?
Shenlong foi inspirado nos dragões orientais tradicionais da mitologia chinesa. Tanto que em mandarim seu nome pode ser traduzido como “Dragão Espiritual” ou “Deus Dragão”. Nos mitos originais, ele é o mestre das tempestades e o provedor das chuvas, governo os elementos mais cruciais para uma boa colheita. Por este motivo, foi cultuado por diversos imperadores. A versão que conhecemos em Dragon Ball começou a ser desenvolvida em Dragon Boy, um trabalho anterior de Akira Toriyama que serviu de base para a franquia. Nesta história, ele era um dragão verde bem pequenino que aparecia ao chamarem o poder da Joia do Dragão. No universo de Dragon Ball, Shenlong foi criado pelos namekuseijin Kami-Sama e Dende.
Quais são os poderes de Shenlong?
Além de voar, Shenlong é conhecido por sua notável habilidade de conceder praticamente qualquer desejo. Entretanto ele é limitado pelo poder original de seus criadores, assim alguns desejos só podem ser concedidos sob circunstâncias especiais.
Ele pode ressuscitar pessoas, por exemplo, mas não aquelas que se foram de causas naturais. A morte de pessoas também pode ser pedida, mas respeitando a condição de não ser ninguém mais forte que seus mestres. Originalmente, Shenlong estava limitado a conceder apenas um desejo, mas após a Saga do Cell, Dende conseguiu aumentar este limite para três.
Como invocar o Shenlong?
Para conseguir uma audiência com o Deus Dragão, é necessário reunir as sete Esferas do Dragão terrestres, que são espalhadas por todo o planeta a cada novo desejo. Encontrá-las sem nenhum tipo de estratégia exige uma sorte absurda, por isso foram desenvolvidas tecnologias para tentar rastreá-las.
Nos jogos, as esferas podem ser conquistadas por métodos alternativos. Em Dragon Ball FighterZ, certos combos podem render uma Esfera do Dragão e ao reunir todas é necessário realizar um combo simples para despertar o dragão. Já em Dragon Ball Z: Kakarot, elas são distribuídas aleatoriamente pelo mapa.
A história dos primeiros desejos
Segundo a Bulma, antes da história de Goku começar, o último desejo que Shenlong havia concedido fez com que um homem se tornasse rei. A teoria mais aceita entre os fãs diz que foi assim que o Rei da Terra conseguiu o seu cargo de prestígio, mas isto nunca foi confirmado de maneira oficial.
Depois disso, as esferas são reunidas mais uma vez por Pilaf e seus lacaios, mas seu desejo acaba sendo desperdiçado da forma mais ridícula possível quando Oolong aparece pedindo uma calcinha. Tosco, eu sei, mas cada um com suas prioridades.
A morte de Shenlong
Shenlong já foi morto no anime em duas ocasiões diferentes. Na primeira, quem o matou foi o terrível Piccolo Daimao. Após conceder a juventude de volta ao vilão, o dragão é assassinado de forma covarde para que ninguém mais consiga seus desejos. O único que poderia ressuscitá-lo era Kami-Sama, que hesita ao perceber o egoísmo no coração das pessoas, mas acaba cedendo ao testemunhar a enorme bondade de Goku.
O poderoso dragão é morto novamente na cronologia dos jogos Xenoverse pela vilã Towa. Ela estava causando caos na linha do tempo e decidiu pôr um fim no dragão para impedir o surgimento do herói que poderia derrotá-la. Mas seu plano falhou quando Trunks do Futuro voltou no tempo para intercepta-la antes que ela pudesse atacar Shenlong.
Desejos mais impactantes
Apesar de suas breves aparições, Shenlong tem uma grande importância para a história de Dragon Ball. Afinal, ele é sempre chamado em momentos críticos para conceder desejos que terão grandes repercussões. Foi ele que ressuscitou Goku a pedido do Mestre Kame, por exemplo, em Dragon Ball Z.
Não podemos esquecer também que após o genocídio desenfreado de Majin Boo, foi Shenlong quem trouxe todas as suas vítimas de volta a vida. E, durante a saga do Universo 6, ele foi invocado para encontrar a última Super Esfera do Dragão necessária para invocar o Super Shenlong.
Outras versões de Shenlong
Falando no Super Shenlong, ele é um Dragão Eterno dourado do tamanho de galáxias capaz de realizar qualquer desejo. Mas ele não foi o único dragão todo poderoso que apareceu ao longo do anime: existem outras entidades capazes de rivalizar com o poder de Shenlong. Entre eles, o mais conhecido é Porunga, um dragão musculoso do Planeta Namekusei que consegue fazer muito mais que o próprio Shenlong.
Outro dragão que despertou muita curiosidade nos fãs foi o Shenlong Definitivo, de Dragon Ball GT, que parece uma versão do Shenlong vermelha. Nesta mesma temporada, conhecemos também o Shenlong negro, que aparece quando insistem em invocar o dragão usando Esferas rachadas.