Sharon Carter: Relembre a trajetória da personagem até Falcão e o Soldado Invernal
Sharon Carter: Relembre a trajetória da personagem até Falcão e o Soldado Invernal
Relembre a história de Sharon Carter no Universo Cinematográfico Marvel até Falcão e o Soldado Invernal!
Sharon Carter é parte do Universo Cinematográfico da Marvel desde Capitão América: O Soldado Invernal, onde fomos apresentados à sobrinha de Peggy Carter e descobrimos que ela é muito mais que isso. A personagem, que havia sido vista da última vez apenas em Guerra Civil, voltou a brilhar com sua participação em Falcão e o Soldado Invernal, onde ela está bem diferente do que vimos anteriormente.
Ainda que seu papel no MCU não seja tão extenso quanto o dos heróis que acompanhamos, a Agente 13 protagonizou alguns ótimos momentos neste universo. Nesta lista, você vai poder relembrar toda a trajetória de Sharon Carter no MCU até Falcão e o Soldado Invernal! Vamos começar?
A sobrinha de Peggy Carter
O caminho de Sharon Carter para se tornar uma agente da S.H.I.E.L.D. não foi por acaso. Desde criança, a personagem teve uma grande influência em Peggy Carter, sua tia-avó, uma das fundadoras e agente lendária da organização.
Apesar da influência de Peggy e do carinho que Sharon tinha por ela, a personagem evitou ser conhecida apenas como a "sobrinha de Peggy Carter". Assim, enquanto fez parte da S.H.I.E.L.D. ela evitou que seu sobrenome fosse conhecido -- e quando se revelou como agente para Steve Rogers, o fez se chamando de Agente 13.
Vizinha de Steve Rogers
Quando Sharon aparece no MCU pela primeira vez, sua identidade real não é inicialmente revelada. A princípio nós a conhecemos como Kate, uma vizinha de Steve. Fingindo ser apenas uma enfermeira, a agente monitorava o Capitão América em segredo, obedecendo a ordens de Nick Fury.
Assim, Sharon foi a responsável por garantir a Fury que Steve não era uma ameaça e que a S.H.I.E.L.D. poderia confiar nele. No tempo em que cumpria sua missão, a agente acabou se aproximando do Capitão América, por vezes até flertando com ele para tal.
Apesar de continuar muito próxima de Peggy, Sharon não contou à tia sobre sua missão. O motivo para isso era simples: ela não queria que Peggy tivesse que guardar segredos de Steve.
Agente 13
Eventualmente, o disfarce de Sharon foi descartado, e ela se revelou para Steve como a Agente 13, após o Soldado Invernal atacar Fury. Enquanto o Capitão América perseguia o atirador, foi ela quem tentou socorrer o diretor da S.H.I.E.L.D. e o levar a um hospital.
Após a suposta morte de Fury, Sharon reportou ao secretário Alexander Pierce tudo que havia ocorrido, antes de este se encontrar com Steve. Em seguida, os agentes da S.H.I.E.L.D. receberam ordens de caçar o Capitão América, já que ele havia escapado de Pierce.
A Agente 13 foi quem questionou as novas ordens, já que não havia motivo aparente para considerar Steve um inimigo. Apesar disso, ela aparentemente se juntou à caçada diante da explicação de que Rogers havia mentido para eles e se recusado a dar informações sobre o assassinato de Fury.
Diante da revelação de que a Hydra havia se infiltrado na S.H.I.E.L.D., Sharon volta a defender o Capitão América. Isso a leva a um confronto com Brock Rumlow, com a agente o enfrentando diretamente. Na tentativa de salvar outro membro de sua agência e se defender, Carter acaba levando a pior, e Rumlow consegue escapar.
Depois da S.H.I.E.L.D.
Após o fim da S.H.I.E.L.D. graças às ações da Hydra, Sharon acabou ficando sem trabalho. Apesar disso, ela desejava continuar em um trabalho no qual pudesse ajudar as pessoas, o que levou a personagem a se juntar à CIA.
Uma vez que ela já possuía muitas habilidades como agente, Carter acabou sendo promovida e transferida para Berlin. Lá, ela passou a trabalhar com Everett Ross em uma Força Tarefa Conjunta Anti-Terrorismo.
O funeral de Peggy
Sharon aparece novamente no funeral de Peggy, em Guerra Civil. Lá, ela faz um discurso a homenageando, e fala sobre como a lendária fundadora da S.H.I.E.L.D. era apenas sua tia para ela.
Em sua fala, a personagem explica que ao mesmo tempo em que se sentia inspirada pelos feitos da agente, sua grandeza também era intimidadora. Desse modo, ela não acreditava que poderia fazer jus a este legado, e evitava deixar que as pessoas soubessem sobre seu parentesco com Peggy.
Por fim, Sharon relembra o legado de sua tia e o que ela defendeu durante a vida. O discurso reafirma as crenças de Peggy de que é importante sempre defender o que você acredita que é certo, mesmo que tenha que se opor ao restante do mundo para isto.
A agente se reencontrou com Steve durante o velório, com o herói agora sabendo de seu parentesco com Peggy. Em meio ao diálogo dos dois, eles discutem os Acordos de Sokovia, antes de serem interrompidos por Sam. Ele informa a dupla sobre um bombardeio em Viena, supostamente causado pelo Soldado Invernal.
A captura do Soldado Invernal
Sharon volta a se encontrar com Steve e Sam depois, quando estes já estão acompanhados por Bucky e T'Challa. O Soldado Invernal é, então, interrogado, e a agente retira as restrições do local, permitindo que os outros escutem o que está ocorrendo no interrogatório.
Durante este período, Steve começa a se questionar quanto à toda a situação que levou à captura de Bucky, chegando à conclusão de que o interrogador era o responsável por arquitetar tudo. Sharon também percebe que algo estava errado, e acaba ficando ao lado do Capitão América novamente, dando a ele as informações necessárias para que ele fosse atrás de Bucky.
Depois disso, ela se juntou a Tony Stark e Natasha Romanoff, os levando até o local onde Barnes poderia ser apreendido. A agente então enfrenta o Soldado Invernal ao lado dos dois, mas nenhum deles se mostra páreo para ele. No fim, eles não conseguem detê-lo, e Barnes escapa.
Ajudando o Capitão América
Tendo se tornado um fugitivo ao lado de Bucky e Sam, Steve entra em contato com Sharon novamente. Ela é a responsável por roubar os equipamentos dos heróis e devolvê-los a eles, antes de eles continuarem sua fuga, o que também a torna um alvo do governo.
Apesar de o Capitão América questioná-la quanto a isso, Sharon reafirma sua escolha, dizendo estar ciente das consequências. Depois de todo o flerte entre os dois nos filmes anteriores, eles finalmente se beijam, e a agente segue seu próprio caminho, também se tornando uma fugitiva.
O estalo de dedos de Thanos
Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos consegue realizar seu objetivo, coletando todas as Jóias do Infinito. Isso resulta no famoso estalar de dedos, que apaga metade da vida de todo o universo.
Já no próximo filme do MCU, Vingadores: Ultimato, vemos os sobreviventes reunidos, revendo os arquivos sobre aqueles que foram apagados. Entre as imagens, é possível ver uma foto de Sharon canto direito da cena que dá destaque a Sam como um dos desaparecidos, o que sugere que ela também foi uma dos muitos afetados pelo estalar de dedos.
Em Falcão e o Soldado Invernal...
Como os materiais promocionais já haviam revelado, Sharon retorna em Falcão e o Soldado Invernal. A agente havia aparecido pela última vez em Guerra Civil, e desde então não soubemos o que aconteceu com ela após a sua fuga.
Na série, é revelado que ela foi para Madripoor. Lá, ela passou a viver em relativa segurança, embora tenha permanecido impedida de entrar em contato com aqueles que deixou nos Estados Unidos.
Aonde sua história irá a partir de agora ainda é um mistério, mas a resposta deverá vir em breve, já que restam apenas dois episódios de Falcão e o Soldado Invernal.