Shalla-Bal: Tudo sobre a Surfista Prateada do novo filme do Quarteto Fantástico
Shalla-Bal: Tudo sobre a Surfista Prateada do novo filme do Quarteto Fantástico
Você sabia que a versão feminina do Surfista Prateado existe nos quadrinhos?
Há menos de uma semana, foi revelado que Julia Garner foi escalada para o reboot do Quarteto Fantástico pela Marvel Studios. A atriz, conhecida pelos papéis em séries como Ozark e The Americans, e filmes como A Assistente, deve interpretar uma das vilãs do longa, a Surfista Prateada.
Mas pera aí, o Surfista Prateado não era homem nos quadrinhos?
Ao que tudo indica, Garner vai interpretar Shalla-Bal, uma versão alternativa do arauto de Galactus – e aqui, reunimos tudo que você precisa saber sobre a personagem, de sua origem aos seus poderes nos quadrinhos!
Quem é Shalla-Bal?
Nos quadrinhos da Marvel, Shalla-Bal é uma habitante de Zenn-La, o mesmo planeta de onde veio Norrin Radd, o Surfista Prateado. Na verdade, Shalla-Bal tem uma relação muito próxima com o personagem, já que era sua namorada antes da chegada de Galactus. Como Norrin virou um dos arautos do Devorador de Mundos, Shalla ficou para trás.
Muita coisa aconteceu desde então, os dois até se reencontraram, mas todo o relacionamento ficou fadado ao fracasso. Eventualmente, Shalla-Bal se tornou a principal líder política de Zenn-La, que se tornou uma potência imperialista disposta a espalhar sua cultura pelo cosmos - o que fez com que o próprio Surfista Prateado tivesse que confrontar sua paixão do passado.
Primeira aparição nos quadrinhos
Shalla-Bal foi criada por Stan Lee e John Buscema, e deu as caras pela primeira vez na edição de estreia de Silver Surfer, publicada no mês de agosto de 1968. A revista se propunha a contar uma história de origem do Surfista Prateado, mostrando como ele foi cooptado por Galactus, se tornando um de seus mais célebres arautos.
Como Norrin Radd fez uma barganha com o Devorador de Mundos, Zenn-La foi poupada, e Shalla-Bal foi deixada para trás. Ainda assim, ela aparecia com certa frequência na HQ solo do herói, como uma "memória" da humanidade que ele teve de abdicar, chegando a se tornar uma espécie de "antagonista" em histórias mais recentes do Surfista Prateado.
Nas garras do Doutor Destino
Lá pela década de 70, o Surfista Prateado se tornou um grande inimigo de Mefisto, que aparecia recorrentemente nas HQs do herói. Silver Surfer #17, o Lorde Infernal captura Shalla-Bal e ameaça torturá-la apenas em um plano diabólico para forçar o Surfista a destruir a S.H.I.E.L.D.. Quando o herói recusa, Mephisto é derrotado e Shalla-Bal desaparece na Terra.
Ela só retornaria às HQs cinco anos depois, em Fantastic Four #157, de janeiro de 1975. Na trama, descobrimos que Shalla-Bal foi parar na Latvéria, onde teve sua mente apagada e reconstruída pelo Doutor Destino. Ela passa a se chamar Helena e quase se casa com Victor Von Doom, mas o Surfista Prateado não só impede a cerimônia como dá um fragmento do Poder Cósmico para sua amada.
Poderes e habilidades de Shalla-Bal
Originalmente, Shalla-Bal tinha as mesmas "habilidades" que qualquer um de sua espécie, os habitantes de Zenn-La - ou seja, a longevidade maior que um ser humano da Terra. Além disso, ela sempre demonstrou um certo espírito de liderança e altruísmo, o que fez com que fosse chamada para se tornar a Guardiã da Grande Verdade, líder política do planeta.
Porém, quando o Surfista Prateado sacrificou uma parte de seu próprio Poder Cósmico para dar a ela, Shalla-Bal desenvolvou alguns poderes. Ela, por exemplo, foi capaz de restaurar o ecossistema debilitado de Zenn-La com um toque, e posteriormente demonstrou ser capaz de reviver e manipular o crescimento de plantas e espécies vegetais.
Shalla-Bal, a Surfista Prateada
Mas afinal, Shalla-Bal já tomou o lugar do Surfista Prateado nas HQs? Sim, mas não na Terra-616, onde se passam a maior parte das histórias do Universo Marvel. Na verdade, isso aconteceu na Terra-99997, universo em que se passam as sagas Terra X, Planeta X e Universo X. Na trama, após a morte de Galactus, o cosmos entra em desequilíbrio.
Isso faz com que Norrin Radd, o Surfista Prateado, busque ajuda do Alto Evolucionário, que transforma Franklin Richards em um novo Devorador de Mundos. Esse novo "Galactus" reúne Norrin Radd e sua amada Shalla-Bal, e a transforma em uma nova Surfista Prateada. Os dois passam a atuar no papel de "Arautos Gêmeos", encontrando novos planetas para saciar a fome de Richards.
Outras arautas de Galactus
Porém, engana-se quem pensa que o Galactus da Terra-616 nunca usou outras mulheres para serem suas mensageiras. Uma das arautas mais famosas do Devorador de Mundos foi Frankie Raye, uma humana que namorava o Tocha Humana e tinha poderes similares a ele, mas desejava um propósito maior no espaço. Ela se tornou Nova, encontrando novos planetas para o seu mestre.
Anos depois, Galactus também encontrou a Entidade Lambda-Zero, uma figura misteriosa que logo se tornou sua arauta, passando a usar o codinome Stardust (Poeira Cósmica, em tradução livre). Embora Shalla-Bal não tenha muitas histórias próprias como Surfista Prateada, o MCU pode acabar se inspirando em algumas das arautas femininas do Devorador de Mundos.
Adaptações e homenagens a Shalla-Bal
Apesar de ser uma figura bem importante na história e na saga do Surfista Prateado, Shalla-Bal nunca teve muitas adaptações na mídia, em grande parte graças à escassez de adaptações do próprio Surfista. Ela, no entanto, é uma figura bem presente na animação do herói, lançada em 1998. Na série, a personagem foi interpretada pela atriz canadense Camilla Scott.
No entanto, como o Surfista Prateado se tornou um símbolo da contracultura e da arte psicodélica que invadiria o mundo na década de 70, Shalla-Bal já foi mencionada e homenageada em algumas músicas de bandas alternativas. Em 1989, o guitarrista Joe Satriani lançou o instrumental Back to Shalla-Bal, e em 1995, a banda australiana Swoop gravou uma canção chamada Shalla Bal (Ballad(e) of the Silver Surfer.
Shalla-Bal no MCU
Na semana passada, foi anunciado que Julia Garner (Ozark, A Assistente e Inventando Anna) vai se juntar ao elenco de Quarteto Fantástico, no papel da Surfista Prateada. De acordo com fontes da Marvel Studios, ela será inspirada em Shalla-Bal, o que já mostra que isso não será uma mera mudança de gênero.
Garner é a mais nova integrante do longa, que já conta com Pedro Pascal (Senhor Fantástico), Vanessa Kirby (Mulher Invisível), Joseph Quinn (o Tocha Humana) e Ebon Moss-Bachrach (o Coisa). Até o momento, ainda não sabemos quem vai interpretar Galactus, mas supõe-se que ele seja o grande antagonista da trama do longa, que terá direção de Matt Shakman (de WandaVision).