8 séries de vampiros que você precisa assistir
8 séries de vampiros que você precisa assistir
Os sugadores de sangue sempre estão entre nós!
Não adianta negar: os vampiros sempre foram uma febre, desde que os primeiros contos e histórias trataram de explorar suas origens, mitos e lendas. De Bram Stoker a Anne Rice, todos contribuíram para o sucesso dos sugadores de sangue na cultura pop, até em eras onde o vampiro se tornou uma figura do imaginário adolescente, como Crepúsculo.
Neste ano, teremos a estreia de Entrevista com o Vampiro, nova série da AMC que promete adaptar as Crônicas Vampirescas de Anne Rice, e a expectativa dos fãs já está nas alturas para poderem ver um novo Lestat e Louis. Porém, enquanto a série ainda não estreia, separamos aqui 8 séries sobre vampiros que você precisa assistir!
Buffy, a Caça-Vampiros (1997-2003)
Onde assistir: Star+
Uma das produções mais revolucionárias da história da televisão, Buffy, a Caça-Vampiros foi um dos maiores sucessos da década de 90, trazendo consigo Sarah Michelle Gellar no papel titular da adolescente que precisa caçar criaturas da noite e demônios. A série teve, ao total, sete temporadas e mais de 140 episódios.
Apesar das polêmicas envolvendo seu criador, Joss Whedon, a série ainda permanece muito envolvente e divertida, em grande parte graças aos núcleos de personagens e o desenvolvimento dado a Buffy Summers, seus amigos e sua família. Vale lembrar que também há um spin-off, Angel, que é focado em um dos poucos vampiros "do bem" nesse universo.
True Blood (2008-2014)
Onde assistir: HBO Max
Antes que Crepúsculo se tornasse uma febre, outra produção de vampiros já tinha trazido essas criaturas para o centro da cultura pop. Baseada nos livros de Charlaine Harris e desenvolvida pela HBO, True Blood foi um grande fenômeno de audiência, com 7 temporadas e 80 episódios. Aqui, seguimos a história de Sookie Stackhouse.
Ela é uma jovem garota do interior da Louisiana, em um universo onde não há mistérios sobre os vampiros: eles são conhecidos no mundo todo e vagam livremente, embora grupos políticos tentem contê-los e matá-los. A série se torna um grande surto a partir de sua quarta temporada, abraçando de vez o lado camp e apresentando vários seres, como fadas, mênades e lobisomens.
Being Human (2011-2014)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming
Baseada em uma popular série britânica de mesmo nome, a versão americana de Being Human teve 52 episódios distribuídos em quatro temporadas. A trama é bem curiosa, já que segue um trio bem incomum de amigos que dividem o mesmo apartamento... um vampiro (vivido por Sam Witwer), um lobisomem (Sam Huntington) e uma fantasma (Meagan Rath).
Misturando drama e comédia, a série mostra os três tentando se ajudar a levarem vidas "normais" - dentro da medida do possível - enquanto eles contemplam a complexidade dos seres humanos ao seu redor. A série foi um sucesso de crítica e sabe explorar muito bem temas densos e difíceis, mesmo trabalhando com personagens fantásticos.
The Originals (2013-2018)
Onde assistir: HBO Max
Você muito provavelmente já deve ter se deparado com The Vampire Diaries, a série que foi um fenômeno na década passada e aproveitou a deixa de Crepúsculo para explorar vampiros adolescentes. Porém, se essa não é a sua praia e você prefere histórias mais adultas, uma bela indicação é o spin-off The Originals.
A trama segue a "família original" de vampiros deste universo, com Klaus Mikaelson em destaque. Aqui, temos uma trama madura que explora as dinâmicas familiares desses vampiros, bem como as constantes guerras com outros seres sobrenaturais, como bruxas e lobisomens - e tudo isso muito bem ancorado na cultura de Nova Orleans.
Penny Dreadful (2014-2016)
Onde assistir: Não está disponível em nenhum serviço de streaming
À primeira vista, é preciso dizer: Penny Dreadful não é uma série sobre vampiros... mas existem vampiros na trama. A criação de Sam Mendes e John Logan é uma total subversão dos livros clássicos e folhetins de horror, como Drácula, Frankenstein, O Médico e o Monstro e O Retrato de Dorian Gray, tudo reunido em um mesmo universo cinzento e vitoriano.
A trama segue Vanessa Ives, uma médium que aos poucos se depara com diversas ameaças sobrenaturais e precisa contar com a ajuda de seus aliados. Os vampiros, sobretudo, são importantes na primeira e na terceira temporada - incluindo uma aparição do próprio Conde Drácula. A série também é conhecida pelo elenco, com nomes como Eva Green e Timothy Dalton.
Castlevania (2017-2021)
Onde assistir: Netflix
Se você gosta de animes e jogos, uma pedida certa é Castlevania, a adaptação da Netflix da popular série de games da Konami. A série não só se inspira na franquia original, como também adiciona muitas camadas novas em seus personagens e na sua trama, tudo enquanto conta a história de Trevor Belmont, que precisa deter o próprio Conde Drácula.
Além disso, a história consegue apresentar personagens bem cativantes da franquia, como Alucard, o filho renegado de Drácula; Sypha Belnades, uma poderosa feiticeira; e Lisa Tepes, a própria esposa de Drácula. Vale ressaltar que a série chegou ao fim, mas uma nova produção intitulada Castlevania: Nocturne já foi anunciada.
O Que Fazemos nas Sombras (2019-Presente)
Onde assistir: Star+
Você provavelmente já deve ter visto, ou no mínimo ouvido falar sobre O Que Fazemos nas Sombras, filme de 2014 que levou Taika Waititi para os holofotes. Mas você sabia que existe uma série baseada no longa, que já está em sua quarta temporada e que apresenta novos vampiros, ao mesmo tempo que traz participações especiais de Waititi e cia.? Pois bem, agora sabe!
What We do in the Shadows parte de uma premissa bem similar à do filme de 2014: um grupo de vampiros divide uma casa, enquanto suas vidas são registradas por câmeras 24 horas por dia. Com o mesmo senso de humor, a série se beneficia do formato episódico para desenvolver os personagens e apresentar diversas criaturas mitológicas dentro desse universo.
Missa da Meia-Noite (2021)
Onde assistir: Netflix
Por fim, temos uma minissérie para você que gosta de obras um pouco mais curtas e contidas. Missa da Meia-Noite foi o último lançamento de Mike Flanagan na Netflix, lançada no ano passado. A série segue um jovem rapaz que, após ser libertado da cadeia, retorna para o antigo vilarejo onde morava, em uma ilha isolada na costa dos Estados Unidos.
Porém, a chegada do rapaz coincide com o advento de um novo padre, que traz consigo curas milagrosas. Correndo risco de entregar alguns spoilers da trama, o que você precisa saber é: a série acaba trazendo o mito do vampiro, de uma forma bem criativa e original, ao mesmo tempo que discorre sobre o luto, a morte, religião, fé e pós-vida.