As 10 melhores séries de terror da atualidade

Capa da Publicação

As 10 melhores séries de terror da atualidade

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, o horror tem invadido a TV e o streaming em larga escala. Tanto em filmes ou séries, as produções assustadoras estão dominando, e às vezes vemos algumas do tipo e nem nos damos conta. Para quem se interessa pelo gênero, nunca foi tão fácil encontrar conteúdo de qualidade.

É por isso que, nesta lista, reunimos as 10 melhores séries de terror da atualidade. Aqui, temos tanto séries originais de plataformas digitais como produções televisivas que criaram um verdadeiro império. Prepare-se para revirar alguns esqueletos na sua televisão!

Para esta lista, estamos contando apenas séries que estão sendo exibidas atualmente e não foram finalizadas ou canceladas. 

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

American Horror Story

Onde assistir: Prime Video, Globoplay

Mesmo que seja amada por muitos fãs, American Horror Story é uma série cheia de altos e baixos (e é por isso que está no último lugar da nossa lista). Apesar disso, quando a série acerta, ela acerta em cheio, e é por isso que até hoje é uma das séries de terror mais assistidas e comentadas da televisão.

Cada temporada de AHS funciona como uma história própria, já que a trama segue um modelo antológico. E é graças a algumas temporadas como Asylum, Roanoke e 1984 que a série continua indo bem, mostrando um mundo subversivo cheio de personagens detestáveis e perigos sobrenaturais.

Imagem de capa do item

Stranger Things

Onde assistir: Netflix

Muitos podem até não considerar, mas Stranger Things se banha no horror oitentista, com várias referências e easter-eggs de obras aclamadas, que vão dos livros de Stephen King a A Hora do Pesadelo. E a cada nova temporada, a série vai ficando mais sombria e assustadora.

De muitas formas, a série tem um teor que lembra as adaptações de IT: A Coisa, com o horror sendo intercalado com momentos mais leves e divertidos. Ainda assim, é impossível esquecer do terror trazido por figuras como o Demogorgon e o Devorador de Mentes, seres que trazem uma carga de horror cósmico.

Imagem de capa do item

O Mundo Sombrio de Sabrina

Onde assistir: Netflix

Por mais que o terceiro ano da série tenha dado uma relaxada e tenha desagradado boa parte dos fãs, O Mundo Sombrio de Sabrina continua sendo uma releitura muito interessante de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. A série tem uma abordagem bem mais madura e voltada para o horror.

E por mais que os dramas adolescentes e romances tenham um papel bem grande a desempenhar aqui, são justamente os elementos mais "densos" de bruxaria, satanismo e demonologia que roubam a cena, conforme Sabrina Spellman precisa enfrentar legiões de demônios e criaturas malignas.

Imagem de capa do item

Castlevania

Onde assistir: Netflix

Os animes também trazem boas ideias no que diz respeito ao horror, e a produção animada é muito mais "livre", já que os criadores não precisam se preocupar com orçamento e recursos para criarem histórias verdadeiramente assustadoras. Pegue Castlevania como exemplo.

Atualmente em sua terceira temporada, a série adapta a popular franquia de games com uma pegada gótica e que foi muito bem-recebida pelos fãs, ambientada em um mundo cheio de vampiros e monstros violentos, prontos para matar e estraçalhar suas vítimas sem hesitar.

Imagem de capa do item

Devilman Crybaby

Onde assistir: Netflix

Outro anime original da Netflix, Devilman Crybaby é uma versão repaginada e atualizada do popular mangá de Masaaki Yuasa, e possui uma história genuinamente interessante e violenta - além de ter uma estética sombria que deve agradar vários fãs do horror.

Na trama, um adolescente é possuído por um demônio homicida e violento, que usa seus poderes sobrenaturais para caçar e matar outros demônios. A série lida com temas complexos e bem maduros, e apesar de ainda não ter sido renovada para uma segunda temporada, também não foi cancelada.

Imagem de capa do item

Black Summer

Onde assistir: Netflix

Quem gosta de zumbis e já tá de saco cheio da enrolação de The Walking Dead precisa dar uma chance para Black Summer, uma espécie de spin-off da elogiada Z Nation. Até agora, a série teve apenas uma temporada, mas já foi renovada para o seu segundo ano.

A trama é bem rápida e evita encheção de linguiça. Para quem curte mais a ação e o horror dos zumbis, é um prato cheio - ainda mais porque todos os mortos-vivos aqui são extremamente assustadores e violentos. É um apocalipse zumbi simples, mas competente e bem produzido.

Imagem de capa do item

Kingdom

Onde assistir: Netflix

Por falar em zumbis, outra produção muito aclamada é a série sul-coreana Kingdom, que já teve duas temporadas lançadas pela Netflix. A trama é ambientada durante a Dinastia Joseon da Coréia (no século XVI) e mostra a sociedade tendo que lidar com uma misteriosa praga infecciosa.

Elogiada tanto por sua narrativa quanto pelos efeitos práticos que são usados na criação dos "zumbis", a série é um primor e merece atenção do público, especialmente por criar esse recorte histórico mesclado com um terror apocalíptico. Além disso, há elementos de drama político e suspense.

Imagem de capa do item

The Terror

Onde assistir: Prime Video

As antologias estão tomando conta do mundo, e um belo exemplo disso é The Terror, série original da AMC que é distribuída no Brasil pela Amazon Prime Video. O primeiro ano é baseado no livro homônimo de Dan Simmons, e foca nos danos psicológicos e sociais do medo.

A primeira temporada segue um navio expedicionário que acaba preso no ártico - e enquanto a tripulação enlouquece, uma ameaça misteriosa paira no horizonte. Já a segunda temporada se passa na Costa Oeste dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, e apresenta uma assombração do folclore japonês.

Imagem de capa do item

Castle Rock

Onde assistir: Starzplay

Stephen King é, definitivamente, o maior mestre do terror atual, tendo dezenas de obras adaptadas para a TV e para os cinemas. Em Castle Rock, no entanto, vemos uma tentativa de criar um verdadeiro "universo compartilhado" das histórias do autor, há que há vários personagens e elementos dos livros de King presentes.

Como o título sugere, a série se passa na cidade fictícia de Castle Rock, no Maine, e segue a vida de várias figuras conhecidas ou relacionadas às obras de King. É um prato cheio de easter-eggs e referências, sobretudo para os fãs de O Iluminado, Salem, Louca Obsessão e outros títulos marcantes do autor.

Imagem de capa do item

A Maldição

Onde assistir: Netflix

Podemos estar nos precipitando, mas é inegável que A Maldição da Residência Hill veio para abalar as estruturas do terror na TV. Uma das melhores produções originais da Netflix, a série veio da mente macabra de Mike Flanagan (diretor de filmes como O Espelho e Doutor Sono).

A trama do primeiro ano é uma releitura do clássico de Shirley Jackson, e é uma narrativa fascinante sobre fantasmas e o peso do passado. Em apenas oito episódios, Flanagan criou uma verdadeira obra de arte - e felizmente, a série deve ganhar uma segunda temporada neste ano, por sua vez baseada no livro A Volta do Parafuso, de Henry James.