Conheça as 15 melhores séries nacionais

Capa da Publicação

Conheça as 15 melhores séries nacionais

Por Gabriel Mattos

No Brasil, quando se pensa em televisão,  a primeira coisa que vem em mente são as tradicionais novelas. Elas dominaram nossa cultura por muitas décadas, mas recentemente o formato seriado vem ganhando cada vez mais espaço.

O ponto de virada foi a chegada dos streamings. As séries nacionais caíram nas graças de todo o mundo e finalmente receberam a valorização que tanto merece. Para te ajudar a conhecer mais séries incríveis feitas no Brasil, a gente montou essa lista com 15 grandes sucessos nacionais. Confira!

Imagem de capa do item

Cidade Invisível

A nova queridinha dos gringos, Cidade Invisível é uma super produção da Netflix que põe em foco o nosso folclore. A história acompanha as investigações do cético policial florestal Eric em sua busca para compreender a morte de sua esposa. Mas conforme a trama avança, ele descobre que diversas criaturas folclóricas estão envolvidas e precisará se unir a elas para solucionar esse mistério. Quase um American Gods brasileiro!

Imagem de capa do item

Sob Pressão

Depois do sucesso de Grey’s Anatomy, séries hospitalares são uma verdadeira febre. Mas chega a ser risível comparar a vida glamurosa dos médicos estadunidenses com a realidade brasileira, né? Sob Pressão traz uma nova perspectiva ao gênero ao trazer a ação para dentro de um hospital precário do Rio de Janeiro. A série está disponível no Globoplay, incluindo um especial focado na pandemia.

Imagem de capa do item

Irmão do Jorel

Como descrever o Irmão do Jorel? Todo mundo idolatra o Jorel, mas nesse desenho acompanhamos a vida aloprada de seu irmão. O desenho é cheio de situações bizarras que lembram grandes clássicos como Du, Dudu e Edu e Chowder, mas com um temperinho do humor sem noção da internet brasileira. A animação do Cartoon Network é uma verdadeira sensação nacional que já virou até filme. Duas temporadas estão disponíveis na Netflix.

Imagem de capa do item

Samantha!

Você conhece alguma série que satiriza a história da televisão como se fosse uma realidade à parte? WandaVision? Você achou mesmo que ela era a única garota surtada da cidade? Não, eu estou falando de Samantha! Produzida pela Netflix, essa comédia acompanha uma ex-estrela nacional que se recusa a aceitar sua vida no anonimato enquanto tem que lidar com seu ex-marido que voltou após um tempo afastado. Muitas similaridades para ser apenas coincidência...

Imagem de capa do item

Desaventureiros

Essa é uma websérie nacional que precisa ser conhecida! Desaventureiros é uma sátira às aventuras de RPG. Você começa despretensiosamente, rindo dos clichês do gênero e aos poucos se apega ao drama dos personagens, às músicas e as pertinentes críticas sociais. O roteiro vai melhorando progressivamente, não se preocupe. Considerando o orçamento apertado, Desaventureiros é um grande atestado da criatividade inabalável dos brasileiros.

Imagem de capa do item

Os Normais

Enquanto os gringos tem Friends, nós temos a controvérsa sitcom Os Normais. A série bombou no início dos anos 2000 mostrando um lado tão cru da comédia que conquistou os brasileiros e impulsionou a carreira de Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. Disponível no Globoplay, o humor ácido combinado a uma sátira do cotidiano convence qualquer um que de perto ninguém é normal.

Imagem de capa do item

Coisa Mais Linda

Drama da Netflix, Coisa Mais Linda explora o que significava ser mulher no Rio de Janeiro dos anos 1950. Roubada pelo marido, Malu (Maria Casadevall) decide montar um clube noturno com duas amigas, desafiando os valores da sociedade da época. Espere atuações excelentes regadas a um belo bossa nova.

Imagem de capa do item

Segunda Chamada

Uma série super necessária que explora as dificuldades do sistema educacional público no Brasil. Segunda Chamada acompanha o dia-a-dia da professora Lucia na sua luta para ensinar uma turma de supletivo cheia de adultos procurando uma nova chance na vida. Enquanto desvenda o mistério da morte de seu filho, ela vai precisar ajudar seus alunos a se tornarem pessoas melhores. A série está disponível no Globoplay.

Imagem de capa do item

Sintonia

A surpreendente parceria entre a Netflix e Kondzilla — uma grande produtora do funk nacional — Sintonia mostra o mundo cheio de nuances da vida de periferia. Conhecemos o submundo do tráfico, do funk e da religião pelos olhos de Doni, Nando e Rita. Um importante lembrete que a favela existe muito além da violência policial. A segunda temporada chega à Netflix esse ano.

Imagem de capa do item

Justiça

Justiça é uma série muito pesada que te coloca para refletir sobre questões humanas e sobre o verdadeiro significado de justiça. O mais interessante é acompanhar as reflexões sobre temas complexos para a sociedade, como eutanásia, racismo estrutural e impunidade, sob a perspectiva brasileira. Trazendo um elenco de peso, a série está disponível no Globoplay.

Imagem de capa do item

Cupcake & Dino: Serviços Gerais

Uma co-produção entre Brasil e Canadá liderada pelo genial Pedro Eboli, Cupcake & Dino: Serviços Gerais é basicamente Apenas Um Show infundido com a ginga brasileira. Dino é um brutamontes super atrapalhado e inocente, enquanto Cupcake é um cara durão, mas igualmente lesado. Cada episódio é uma tentativa mais surtada de conseguir dinheiro, que obviamente nunca dá certo. Está disponível na Netflix.

Imagem de capa do item

Verdades Secretas

Verdades Secretas pode ter muito mais episódios que uma série rotineira, mas é o melhor exemplo de como nossa cultura novelística pode gerar séries incríveis. A trama acompanha o surgimento da sensual Angel — o nome artístico da modelo Arlete que acaba sendo explorada pela inescrupulosa Fanny Richard (Marieta Severo). Uma nova temporada está sendo desenvolvida exclusivamente para o Globoplay**.

Imagem de capa do item

Me Chama de Bruna

De um jeito parecido, Me Chama de Bruna é uma nova abordagem a história da infame Bruna Surfistinha. Protagonizada por Maria Bopp, a trama explora a vida de Raquel Pacheco antes de começar sua controversa carreira. O mais interessante é como a série consegue aproveitar tramas paralelas para desenvolver assuntos maduros de maneira bem sensível. Disponível no Prime Video e Globoplay.

Imagem de capa do item

Tapas e Beijos

Idas e vindas do amor já foram bastante exploradas em séries como How I Met Your Mother, mas nenhuma trouxe uma amizade tão forte quanto a de Fátima e Sueli. Toda semana tinha alguma briga entre elas e seus namorados, ex-namorados, chefe e quem mais aparecesse na frente. Mesmo cheia de conflitos, a série nunca ficava pesada e tudo se resolvia no final. Um retrato das complicadas relações brasileiras, disponível no Globoplay.

Imagem de capa do item

As Five

Sabe a comoção que acontece sempre na internet para renovar ou salvar uma série cancelada? Essas coisas aconteciam mais na Netflix e com outras séries internacionais, mas Malhação: Viva a Diferença introduziu personagens tão complexas e apaixonantes que o público pediu, pediu até que a Globo atendeu.

As Five continua a trajetória das cinco protagonistas de Malhação, enquanto elas aprendem errando bastante como funciona a vida após o colégio. É muito interessante acompanhar a evolução dela e ver os desafios que os millennials brasileiros precisam enfrentar. A série é exclusiva do Globoplay.