10 sequências que são melhores que o primeiro filme

Capa da Publicação

10 sequências que são melhores que o primeiro filme

Por Jaqueline Sousa

Desenvolver sequências para um filme de sucesso é sempre uma tarefa desafiadora. Afinal, como “replicar” aquilo que deu certo na primeira vez de um jeito interessante nas produções que virão em seguida? Muitas vezes, o resultado é completamente desastroso.

No entanto, diversas sequências conseguiram vencer essa maldição, e aqui você confere 10 que são ainda melhores que o primeiro filme de suas respectivas franquias!

Imagem de capa do item

Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)

O primeiro filme de Star Wars foi um um dos sucessos mais inusitados de Hollywood, mas nada se compara ao que sua sequência, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, conseguiu alcançar na cultura pop. Dono de uma das reviravoltas mais icônicas da história do cinema, o filme de 1980 acompanha a jornada de Luke Skywalker (Mark Hamill) em busca de seu treinamento Jedi, que culmina na descoberta de que o terrível Darth Vader é seu pai.

Além de introduzir personagens como Yoda e Lando Calrissian (Billy Dee Williams), O Império Contra-Ataca consolidou de vez o prestígio da saga criada por George Lucas, indo de uma simples história de ficção científica para uma das franquias mais influentes de todos os tempos.

Imagem de capa do item

O Poderoso Chefão 2 (1974)

Poucos filmes na história do cinema conseguem alcançar um status de influência tão grande quanto O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola, lançado em 1972, conquistou. A clássica cena de Marlon Brando sentado com um gato no colo é uma das sequências mais icônicas da história do cinema, o que faz com que O Poderoso Chefão 2, a segunda parte da história da família Corleone, ganhe uma maior notoriedade por elevar ainda mais a qualidade dessa saga.

Com performances memoráveis de Al Pacino (Scarface) e Robert De Niro (Taxi Driver), a sequência de O Poderoso Chefão explora o passado de Vito Corleone, enquanto mostra a ascensão de Michael, seu filho, no comando da máfia. Vencedor de seis prêmios do Oscar, o filme dirigido por Coppola é uma das continuações mais bem-sucedidas de Hollywood, um feito que foi praticamente inédito naquela época.

Imagem de capa do item

Antes do Pôr do Sol (2004)

Os corações românticos também merecem sequências de respeito. A querida trilogia do Antes do diretor Richard Linklater (Boyhood) é um ótimo exemplo de sequências que são melhores que o primeiro filme. Nesse caso, Antes do Pôr do Sol, o segundo e mais popular longa da série, conseguiu aumentar ainda mais o prestígio da história estrelada por Julie Delpy (2 Dias em Paris) e Ethan Hawke (O Telefone Preto).

Em Antes do Pôr do Sol, acompanhamos o reencontro de Céline e Jesse, poucas horas antes de Jesse pegar um avião. Enquanto relembram o passado, ambos descobrem que, mesmo com o passar dos anos, o que sentem um pelo outro é mais forte do que imaginavam.

Com diálogos extensos e reflexões sobre relacionamentos humanos, Antes do Pôr do Sol traz Céline e Jesse de volta para a realidade, nove após após um romântico encontro em um trem. Mais do que abordar o que o tempo faz com as relações humanas, o segundo filme da trilogia mostra como as incertezas da vida podem mudar os nossos planos em um piscar de olhos.

Imagem de capa do item

Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

Inspirada na trilogia escrita por Suzanne Collins, a franquia cinematográfica de Jogos Vorazes foi um grande sucesso de crítica e público entre 2012 e 2015. Mas, embora o primeiro filme tenha conquistado os fãs por levar a essência da história de Collins para as telonas, foi Em Chamas que elevou ainda mais o prestígio da distopia em Hollywood.

Dirigido por Francis Lawrence (Constantine), a sequência de Jogos Vorazes acompanha os desdobramentos das atitudes desafiadoras de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), que acabam inspirando uma rebelião nos Distritos de Panem. No entanto, quando Katniss é obrigada a participar do Massacre Quaternário, uma edição dos Jogos que acontece a cada 25 anos, tudo aquilo que ela mais teme pode acabar se tornando realidade.

Com sequências eletrizantes, Em Chamas conseguiu manter a essência do livro no qual se baseia, tornando-se uma das adaptações literárias mais celebradas dos últimos anos. Além disso, o longa conseguiu explorar ainda mais as nuances da personalidade de Katniss, abrindo espaço também para uma trama mais política e reflexiva.

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

A trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan conta com o apoio de uma legião de fãs ao redor do mundo. Estrelada por Christian Bale, que interpreta Bruce Wayne, o Batman, nos três filmes, a saga dirigida por Nolan começou com Batman Begins (2005), mas foi a sequência, Batman: O Cavaleiro das Trevas, que conquistou o título de melhor filme de super-herói de todos os tempos, na visão de muita gente por aí.

Marcado pela icônica performance de Heath Ledger como o vilão Coringa, O Cavaleiro das Trevas coloca Wayne de frente com o criminoso, que testa todos os limites do vigilante, enquanto transforma Gotham em um verdadeiro caos.

Imagem de capa do item

Uma Noite Alucinante 2 (1987)

Sam Raimi tinha apenas um sonho e uma cola quente quando produziu o clássico de terror Evil Dead, que chegou em território nacional com a tradução de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981). O filme fez tanto sucesso na época que logo garantiu uma sequência, que conseguiu ser ainda melhor do que o primeiro longa.

Em Uma Noite Alucinante 2, Ash Williams (Bruce Campbell) fica preso com sua namorada em uma cabana remota depois que encantamentos do livro dos mortos despertam espíritos malignos na floresta. Sem conseguir sair do local, a única maneira que Ash encontra para sobreviver é enfrentar o demônio que quer acabar com sua vida.

O que torna a sequência do primeiro Evil Dead tão maravilhosa é que, além de contar com toda a atmosfera aterrorizante do filme inicial, o longa consegue misturar terror e comédia na medida certa, extrapolando ainda mais a mitologia do universo criado por Raimi.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2 (2004)

A trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi impulsionou o nome de Tobey Maguire em Hollywood e, apesar do primeiro filme ter feito um baita sucesso entre o público, nada se compara ao quão incrível o segundo longa é. Com a icônica performance de Alfred Molina como Dr. Octopus, a sequência tem tudo que há de melhor no gênero, o que ajudou a abrir portas para uma maior influência do formato em Hollywood.

Homem-Aranha 2 acompanha Peter Parker em uma nova missão: conseguir vencer a ameaça de um vilão que o culpa pela morte da esposa. Como se isso já não fosse o suficiente, Parker ainda precisa lidar com o descaso de seu melhor amigo e sua paixão platônica por Mary Jane (Kirsten Dunst), enquanto encara as responsabilidades de seus poderes.

Imagem de capa do item

Top Gun: Maverick (2022)

Top Gun: Maverick foi um dos sucessos mais orgânicos dos últimos tempos em Hollywood. A sequência chegou aos cinemas mais de 30 anos depois do lançamento de Top Gun: Ases Indomáveis (1986) e conquistou uma reação extremamente positiva do público e da crítica especializada durante o período de exibição. Foi o primeiro filme de 2022, inclusive, a ultrapassar o marco de US$ 1 bilhão nas bilheterias.

Em Top Gun: Maverick, Tom Cruise retorna como o piloto Pete “Maverick” Mitchell, que segue desafiando todos os seus limites e quebrando regras da Marinha para conquistar seus objetivos. Mas, quando ele é obrigado a comandar uma equipe de pilotos durante uma perigosa missão, Maverick vai ter que confrontar o próprio passado para ter êxito.

Com sequências aéreas de tirar o fôlego, Top Gun: Maverick conseguiu superar seu antecessor com uma narrativa bem mais empolgante, personagens interessantes e toda a habilidade natural de Tom Cruise ser seu próprio dublê.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

A franquia O Exterminador do Futuro começou em meados da década de 1980, transformando-se ao longo dos anos em um grande fenômeno da cultura pop. Mas, se o primeiro filme da saga estrelada por Arnold Schwarzenegger (O Predador) e Linda Hamilton (O Inferno de Dante) já fez um baita sucesso, nada se compara ao que O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final conseguiu alcançar.

Dirigido por James Cameron (Avatar), a sequência deu continuidade à história apresentada no filme de 1984, aprimorando ainda mais as sequências de ação e contando com uma boa reviravolta que mudou os rumos da franquia. Foi tudo o que os fãs esperavam e muito mais.

Imagem de capa do item

As Aventuras de Paddington 2 (2017)

Com uma legião de fãs apaixonados pelas aventuras do ursinho peruano, As Aventuras de Paddington 2 foi um grande sucesso entre a audiência e a crítica especializada. O filme chegou aos cinemas três anos após o lançamento do primeiro filme, encantando o público de todas as idades com uma jornada otimista e emocionante.

Em As Aventuras de Paddington 2, Paddington (Ben Whishaw) tenta encontrar o presente perfeito para o aniversário de sua tia Lucy. Mas, quando o objeto escolhido é roubado, o urso e sua família fazem de tudo para descobrir quem é o ladrão e, assim, recuperar o item que esconde um curioso segredo.

Com direção de Paul King (As Aventuras de Paddington), a sequência do longa de 2014 é uma aventura envolvente que conseguiu elevar ainda mais a qualidade da franquia, conquistando o coração dos fãs ao redor do mundo.