Senhor Sinistro: História, origem, poderes e tudo sobre o vilão dos X-Men

Capa da Publicação

Senhor Sinistro: História, origem, poderes e tudo sobre o vilão dos X-Men

Por Junno Sena

Experimentos genéticos, delírio de grandeza e evolucionismo. Senhor Sinistro é um dos vilões mais controversos do universo mutante da Marvel e muito disso se dá por conta de sua genialidade e métodos nada ortodoxos. 

Entre criar diversos clones sob a sua semelhança e manipular os X-Men, esse personagem já transformou a vida de alguns em um verdadeiro inferno. Nessa lista, saiba tudo sobre o carismático e perigoso Nathaniel Essex. Ou, pelo menos, sobre um de seus clones.

Imagem de capa do item

Primeira aparição nos quadrinhos

Criado por Chris Claremont e Marc Silvestri, Sr. Sinistro, também conhecido como Nathaniel Essex, foi apresentado em Uncanny X-Men #221, lançado em 1987. Nela, descobrimos que Sinistro é líder dos Carrascos, um grupo de mercenários reunido pelo vilão que, na época, havia sido contratado para dar fim a vida de Madelyne Pryor. Essa é a primeira vez que vemos Sinistro completamente, desde suas vestes negras, a pele pálida, olhos vermelhos e dentes afiados.

Imagem de capa do item

Origem

Nascido na Inglaterra vitoriana, Nathaniel Essex era um biólogo que, após a morte de seu filho, tentou se livrar da dor da perda ao se dedicar completamente à ciência. Assim como Charles Darwin, Essex acreditava fielmente na teoria da evolução das espécies, porém, seus estudos lhe diziam que ainda existiria algo além da raça humana, algo “mutante”.

Para provar que sua teoria ia muito além de um simples argumento científico, Essex fez experimentos com diversos seres humanos em seu laboratório. Em determinado momento, o cientista chegou a ser expulso da sociedade inglesa real por ser visto como um monstro. Foi então que seu destino se cruzou com o do mutante Apocalipse.

E, assim, surgiu um interesse mútuo. Essex por ver em Apocalipse a prova de seus estudos, enquanto o mutante via em Essex, uma forma do seu povo mutante prevalecer. Para o desespero dos dois, seu encontro foi interrompido por dois viajantes do tempo, Scott Summers e Jean Grey, que viajaram para a era vitoriana com o objetivo de impedir que Apocalipse ressurgisse.

Fascinado com o casal e com as possibilidades que novos experimentos poderiam abrir, Essex retornou para casa. Mas, ao invés de seu laboratório intacto, sua esposa e seu filho ainda não nascido, o biólogo encontrou suas cobaias livres e uma mulher à beira da morte, o chamando de “sinistro”.

Diante da morte de sua esposa, Nathaniel decidiu abraçar completamente o monstro que se tornou. A partir de tecnologia Celestial, o cientista aplicou testes a si mesmo, se transformando em uma entidade imortal conhecida como Sr. Sinistro.

Imagem de capa do item

Sua obsessão pelos Summers

A viagem de Summers e Grey para o futuro não apenas impediu o surgimento da era do Apocalipse, como também criou uma nova obsessão para Sinistro. Durante uma luta entre Apocalipse, Sinistro e o casal; o recém-mutante descobriu que Apocalipse era um homem louco e, por isso, chegou a ajudar os X-Men.

Quando Apocalipse retornou a sua hibernação, Sinistro compreendeu que a ignorância seria o seu maior inimigo e que a resposta para uma raça mutante evoluída estava no futuro. Em Ciclope e Jean Grey, mais especificamente. Para manter seus objetos de estudo próximos, Sinistro chegou a controlar um orfanato, o State Home for Foundlings, onde viviam diversos mutantes, incluindo um jovem Scott Summers, que foi torturado física e psicologicamente pelo vilão.

Essa mesma obsessão também o moveu em direção a um dos arcos mais emblemáticos dos X-Men, conhecido como Inferno.

Imagem de capa do item

Saga Inferno

Sinistro, então, conheceu Jean Grey e os X-Men. Decidido que eles eram a resposta para suas pesquisas, o vilão passou a monitorá-los. Chegou a criar um clone de Jean que, para seu desespero, não nascera com qualquer habilidade mutante. Porém, com a morte da Fênix, um fragmento do poder da telepata chegou até o seu “espécime”.

Sinistro a chamou de Madelyne Pryor e forjou uma identidade que a colocava como uma piloto de aviões para os avós de Ciclope. Não demorou para que Scott e Madelyne se apaixonassem e, por fim, se casassem. Após os dois terem um filho chamado Nathaniel Summers, Jean Grey ressuscitar e Ciclope decidir abandonar a esposa; Sinistro tenta dar um fim ao seu experimento, contratando os Carrascos para matar Madelyne e sequestrar o filho do casal.

A tentativa de assassinato foi frustrada pelos X-Men, mas também abriu portas para que Pryor barganhasse com o demônio N’astirh por poder e para ter Ciclope novamente ao seu lado. Em troca, Madelyne libertaria o inferno na Terra sob o nome da Rainha dos Duendes. Ao fim, Sinistro foi destruído por Summers com seu raio óptico.

Imagem de capa do item

Clones

A morte de Sinistro pelas mãos de Ciclope foi uma farsa, porém, abre portas para uma questão importante na história do vilão: seus clones. A verdade é que o corpo original de Nathaniel Essex morreu no início do século 21, mas, antes de sua morte, o vilão criou quatro clones seus, cada um representando um naipecopas, ouros, paus e espadas.

Enquanto o de ouros continuou representando seu papel como o Sr. Sinistro, o de paus se tornou Doctor Stasis e o de espadas virou um geneticista conhecido como Orbis Stellaris. Já o de copas, diferente dos demais, era um clone de Rebecca, ex-mulher de Essex. Ela, por sua vez, ficou conhecida no plano astral como Mother Righteous (Mãe Justa em tradução direta).

Imagem de capa do item

Quem é a Srta. Sinistro?

Ao longo dos anos, Sinistro enfrentou a morte diversas vezes e, durante todas, o vilão tinha um plano de contingência. Entre tantos planos, havia um que transferiria sua consciência para uma pessoa que havia sofrido com seus experimentos, dentre elas, Charles Xavier, Cain Marko, Sebastian Shaw ou Carter Ryking.

Quando este plano foi colocado em ação, Amanda Müeller tentou usurpar o processo para obter os poderes de Sinistro. O vilão conseguiu se manifestar brevemente no corpo de Xavier para lutar contra Müeller, mas foi expulso e considerado destruído depois que Shaw e Gambit destruíram o maquinário responsável pelo processo.

No entanto, Sinistro tinha um plano alternativo. Nele, ele criou Claudine Renko como um clone seu que foi implantado com sua essência, transformando-a na Senhorita Sinistro. Embora Renko inicialmente tivesse uma existência própria, Sinistro começou a ganhar controle sobre ela. Para escapar de sua posse, ela tentou transferir sua própria consciência para a X-23. No entanto, seu plano fracassou e X-23 o expulsou de sua mente com ajuda de Gambit.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades do Sr. Sinistro

A principal questão para se entender os poderes de Sinistro são os aprimoramentos genéticos feitos em seu corpo a partir de DNA mutante. Além de torná-lo imortal, o vilão passou a ser capaz de controlar todas as moléculas de seu corpo, assumindo a forma de qualquer um que desejar. Sinistro também possui um fator de cura acelerado, resistência, velocidade, força e reflexos aprimorados.

Outro ponto importante é sua telepatia, que o permite criar ilusões, controlar e ler mentes. Também possui telecinese, explosões concussivas, campos de força, voo telecinético, teleporte e projeção astral.

Imagem de capa do item

Adaptações

Sr. Sinistro já deu as caras em algumas produções da Marvel, dentre elas as animações X-Men: A Série Animada, Homem-Aranha: A Série Animada e Wolverine e os X-Men. Já em X-Men: Evolution, há rumores de que o personagem daria as caras no futuro da série animada.

Mas, a presença de Sinistro fica um pouco complicada quando falamos em live-action. Em uma das cenas pós-crédito de X-Men: Apocalypse, vemos a logo da Essex Corp, indicando a existência de Nathaniel Essex e, consequentemente, do Sr. Sinistro, no universo dos filmes. O mesmo aconteceu em Novos Mutantes e, de acordo com Simon Kinberg, produtor da franquia, o vilão faria parte do finado filme do Gambit, protagonizado por Channing Tatum.

De acordo com os rumores, o ator Jon Hamm interpretaria o personagem, tanto em uma aparição especial em Novos Mutantes, quanto no filme de Gambit. Infelizmente, Hamm nunca chegou a encarnar o papel.

Já no mundo dos jogos, Sinistro apareceu em X-Men Legends ll: Rise of Apocalypse, Deadpool, Marvel Heroes, no game para celular Marvel Torneio de Campeões, e na versão para Facebook do jogo Marvel: Ultimate Alliance.