Sanguinário: Tudo sobre o personagem da DC

Capa da Publicação

Sanguinário: Tudo sobre o personagem da DC

Por Gabriel Mattos

Sanguinário, interpretado por Idris Elba, lidera a equipe principal do Esquadrão Suicida no novo filme de James Gunn. O vilão da DC Comics foi parar em Belle Reve por ameaçar a vida do próprio Superman, mas busca redenção ajudando a Força Tarefa X a invadir Corto Maltese para enfrentar um ditador.

Seu papel é crucial para manter a equipe unida nos cinemas, mas você sabe a sua história nos quadrinhos? Separamos 8 fatos importantes para te ajudar a conhecer melhor este vilão obscuro da DC Comics.

Imagem de capa do item

A primeira aparição e a origem do Sanguinário

Criado por John Byrne, Sanguinário aparece pela primeira vez em Superman #4, logo no início da segunda publicação do herói em 1987. Robert DuBois foi convocado para lutar na Guerra do Vietnã, mas aterrorizado com a possibilidade de morrer, decidiu fugir para o Canadá. Seu irmão foi enviado para lhe substituir e acabou perdendo todos seus membros em um ataque sangrento.

A culpa preencheu o seu ser, dando a Lex Luthor a oportunidade de transformá-lo no vilão Sanguinário. Ele mergulhou em uma caçada insana pelo Superman, usando um arsenal cedido por Luthor poderoso o suficiente para causar problemas ao herói, incluindo uma arma que disparava agulhas de kryptonita. Superman só sobreviveu com a ajuda de Jimmy Olsen e o Sanguinário fugiu para lutar um outro dia.

Imagem de capa do item

Instabilidade Mental

A morte de seu irmão, Mickey, abalou completamente a sanidade de Robert. Ele passou anos internado em diferentes clínicas no Canadá procurando ajuda com sua saúde mental. Foi em uma dessas clínicas que Luthor o encontrou e abusou de seu estado frágil para incitá-lo contra o Superman.

Ao adotar o manto de Sanguinário, ele passou a acreditar de verdade que lutou na guerra. Sua percepção da realidade havia sido completamente comprometida. Para atrair o Superman, atirou em uma multidão de inocentes. E quando enfrentou o herói novamente, só voltou a si quando Jimmy Olsen trouxe seu irmão em uma cadeira de rodas. Robert se debulhou em lágrimas no colo do seu irmão e se entregou para pagar por seus crimes.

Imagem de capa do item

Os poderes e as habilidades do Sanguinário

Bobby DuBois é um humano com uma habilidade incrível com armas de fogo. Ele se tornou ainda mais perigoso graças a um dispositivo que ganhou de presente de Lex Luthor, que lhe permite teletransportar qualquer arma que mentalizar de uma determinada distância. Em sua versão mais recente, ele consegue teleportar até armas de outras dimensões.

Recentemente, ele ganhou uma armadura nos quadrinhos inspirada em seu uniforme nos cinemas. Este traje inclui um capacete que mais parece um crânio xenomorfo, projetado para resistir a pressão de repetidas viagens interdimensionais. Ele é treinado em toda forma de combate e suas habilidades o tornam um “esquadrão suicida de uma pessoa só”.

Imagem de capa do item

Sanguinário racista

Na prisão, DuBois descobriu que havia um novo homem usando o título de Sanguinário: Alexander Trent. Ele era o filho de uma supremacista branca que, na tentativa de dar a luz a uma raça branca superior, se sujeitou a experimentos que custaram a vida de dezenas de negros. Ele cresceu alimentando um ódio descomunal por minorias raciais, incluindo também latinos, judeus e brancos “traidores da raça”.

Dada a primeira oportunidade, ele abraçou o nome de Sanguinário, alheio a sua origem. Ele matou dezenas de pessoas racializadas até Superman aparecer para impedi-lo. Com o aparelho de teleporte de armas instalado em seu corpo, ele deu trabalho ao herói, mas acabou preso na mesma penitenciária de DuBois.

Os dois lutaram, tendo Superman como juiz. DuBois tinha Trent na mira, mas foi impedido de matá-lo pelo herói. Trent acabou morrendo do mesmo jeito por seus colegas supremacistas que não queriam aceitar que sua vida havia sido poupada por um homem negro.

Imagem de capa do item

Mercenário do Multiverso

A primeira aparição do Mercenário depois que o universo foi bagunçado em Ponto de Ignição foi uma ponta em The Flash #61, de 2019. Mas foi este ano, em preparação para o filme de James Gunn, que o vilão voltou com estilo para a continuidade dos quadrinhos em Suicide Squad #5.

Sua origem mudou um pouquinho: desta vez, seu irmão morreu de vez na guerra. Ele enfrentou o Superman e foi parar em Belle Reve, sob os cuidados de Amanda Waller. Ela o recrutou para sua nova Força Tarefa X. Sua principal missão é viajar para diferentes Terras adquirindo conhecimento estratégico sobre o multiverso e colecionando versões alternativas dos heróis para os esquemas de Waller.

Imagem de capa do item

Novo objetivo

DuBois não tem tanto apreço pela própria vida, como outros membros da Força Tarefa X, mas ele tem outro motivo para aceitar trabalhar para Amanda Waller na nova continuação dos quadrinhos. Como seu mercenário interdimensional, ele consegue visitar diferentes realidades para estudar meta-humanos.

Mas cada realidade também é uma chance de ver como sua vida poderia ser diferente e reencontrar seu irmão mais uma vez, vivo e feliz. Na Terra-3, onde os super-heróis são vilões, Robert é um simples professor e seu irmão chegou a ter filhos. Esta foi sua maneira de encontrar um propósito para continuar vivendo.

Imagem de capa do item

Pontinha no Arrowverse

Robert DuBois chegou a aparecer na Terra-38, o universo da Supergirl em Arrowverse. Na série, ele é um ex-militar que entrou para a vida de mercenário e acabou sendo contratado pelo empresário Morgan Edge, que vivia tentando atrapalhar a vida de Lena Luthor.

Interpretado por David St. Louis, ele aparece na estreia da terceira temporada atacando um comício da Lena usando torpedos de um submarino indetectável. Ele é interceptado pela Supergirl, mas causa um estrago na cidade. Foi um dos responsáveis pelo despertar de Samantha Arias como a kryptoniana Régia.

Invadindo Fortnite

Sem grande relevância nos quadrinhos até sua estreia recente em O Esquadrão Suicida, Sanguinário não chegou a aparecer em jogos como Injustice. Entretanto, ele teve o tratamento de luxo de aparecer como uma skin de Fortnite.

Ele chegou à loja do jogo no dia 03 de agosto custando 1.500 V-bucks. Além do visual inspirado no filme, quem comprou sua skin conseguiu uma mochila com um pequeno Starro dentro, o carismático ratinho Sebastian de penetra e sprays dos principais personagens do filme. O personagem chegou bem a tempo de enfrentar o seu maior rival, Superman, que chegou dia 10 de agosto ao jogo.