Star Wars: Tudo sobre o Sabre de Luz Negro
Star Wars: Tudo sobre o Sabre de Luz Negro
Sabre de luz negro apareceu em The Mandalorian e surpreendeu os fãs!
The Mandalorian apresentou aos fãs que não acompanharam as animações The Clone Wars e Rebels vários elementos que apareceram apenas lá, como as personagens Bo-Katan Kryze e Ahsoka Tano. Entre essas coisas, uma chamou ainda mais atenção: o Sabre Negro, artefato extremamente importante para os povo mandaloriano tanto em seu passado quanto para seu futuro.
Mas o que é o Sabre Negro, de onde ele vem e o que ele pode fazer? Caso não saiba, descubra agora com mais esta lista! Boa leitura!
O criador do sabre
O Sabre Negro foi criado por Tarre Vizsla ainda nos tempos da Velha República, milhares de anos antes dos eventos vistos nos filmes da saga. Grande guerreiro mandaloriano e sensitivo à Força, ele foi o primeiro (e até agora o único) mandaloriano a ser aceito pela ordem Jedi e a ter se tornado um de seus virtuosos cavaleiros.
Pouquíssimos relatos sobre a vida pregressa deste Jedi são conhecidos, algo que, caso seja explorado no futuro, poderia render boas histórias e responder a várias perguntas dos fãs tanto sobre a relação entre Jedi e mandalorianos quanto a própria origem do Sabre Negro.
Um reflexo de seu dono
O Sabre Negro é totalmente diferente de qualquer outro sabre de luz que há. Além de sua empunhadura estreita, lembrando mais a de uma katana japonesa, sua inconfundível lâmina de brilho negro reflete diretamente a personalidade de seu criador, Tarre Vizsla.
O Sabre Negro representa em si próprio uma ruptura nos ideais de altruísmo e devoção dos Jedi, significando a busca pelo poder e o desejo de liderar, não servir, coisas bastante incomuns para um guerreiro da ordem. Ele é a representação de alguém que não queria simplesmente seguir as regras, e sim fazê-las.
Símbolo de liderança
Por sua importância histórica e seu pesado legado, o Sabre Negro se tornou um símbolo de liderança para o povo mandaloriano. Contudo, essa liderança pode ser contestada: para possuí-lo, é preciso desafiar seu dono em combate mortal, merecendo a posse da arma em uma luta justa e sem nenhuma amarra.
Aquele na posse do Sabre Negro pode unificar e liderar todo o povo mandaloriano, como foi visto nas séries The Clone Wars e Rebels. Por isso mesmo, ele é visado por indivíduos que buscam se aproveitar deste fato, como Darth Maul e Moff Gideon.
O mistério do brilho negro
Todos os sabres de luz tem como fonte de energia um cristal Kyber, mineral raro com uma conexão tão poderosa com a Força que chega a se tornar vivo. E o Sabre Negro não foge a essa regra.
Contudo, sabres de luz Jedi geralmente tem lâminas, amarelas, verdes, azuis ou roxas, sendo o sabre de Vizsla o único existente com a lâmina negra. É sabido que, para ganharem a coloração vermelha, um usuário do lado sombrio precisa fazer seu cristal "sangrar", o bombardeando com sua energia maligna. Então, como poderia existir um cristal negro? Essa é uma das perguntas nunca respondidas da saga, algo que esperamos que mude no futuro.
Entre razões e emoções
O Sabre Negro não é só perigoso por seu poder destrutivo. Como qualquer outro sabre de luz, ele tem uma profunda conexão com a Força, mas ao contrário deles, seu uso pode trazer mudanças físicas decorrentes de gatilhos emocionais despertados em seu usuário.
Quando aquele que o está empunhando o faz de maneira brutal e violenta, canalizando sua raiva contra seu inimigo, a lâmina do sabre muda, se tornando mais instável e ganhando formas mais agressivas.
De mão em mão
Após a morte de Tarre Vizsla, o Sabre Negro foi deixado no templo Jedi de Coruscant, como uma forma de honrá-lo. Mas ele foi roubado pelos membros de seu clã e usado não só para governar Mandalore por muitos anos, mas para matar outros Jedi também, uma vez que estes dois povos tinham um longo histórico de conflitos.
Desde então, ninguém nunca conseguiu ficar muito tempo com ele nas mãos, sendo sempre assassinado, traído ou roubado. Possuir o Sabre Negro é pintar um alvo sobre as próprias costas.
Usuários famosos
O Sabre Negro passou por muitas mãos ao longo dos anos. Entre seus usuários mais famosos estão Darth Maul, que o tirou da posse do traiçoeiro Pre Vizsla e o matou sem dó nem piedade logo em seguida.
Entre outros usuários famosos estão Sabine Wren, que o encontrou durante os eventos de Star Wars: Rebels; Bo-Katan Kryze, que recebeu o sabre das mãos de Sabine após realizarem uma difícil missão contra o Império; e Moff Gideon, que conseguiu a arma sob circunstâncias ainda misteriosas.
Ele quase não existiu
Tendo aparecido pela primeira vez em Star Wars: The Clone Wars, o Sabre Negro causou uma excelente primeira impressão nos fãs, que curtiram bastante a nova arma. Mas a verdade é que ele quase não existiu.
Durante a produção da série, Dave Filoni e os outros produtores queriam que Pre Vizsla lutasse usando uma Vibrolâmina, arma já familiar e conhecida dos fãs. Contudo, isso foi modificado a pedido do próprio George Lucas, que queria algo com ares de novidade.
Sendo assim, a equipe criativa da série alterou o visual da Vibrolâmina para algo mais arcaico e ousado, lhe dando uma lâmina negra e o batizando de Sabre Negro.
Por pouco não apareceu no cinema
O Sabre Negro apareceu em live-action pela primeira vez no final da primeira temporada de The Mandalorian, mas isso poderia ter acontecido bem antes, e no cinema.
Em uma entrevista, Sam Witer que faz a voz de Darth Maul nas animações e também já encarnou o poderoso Starkiller no game Star Wars: The Force Unleashed, revelou que os produtores de Han Solo: Uma História Star Wars queriam que Maul aparecesse usando seu sabre clássico em sua cena com Qi'Ra, o que não faria sentido dentro da continuidade da saga.
Assim, Witwer sugeriu que o personagem portasse ou o Sabre Negro ou o sabre que ele usa em Rebels, e no fim das contas, a segunda opção foi acatada pela produção.
O futuro
Quem viu a segunda temporada de The Mandalorian sabe que o Sabre Negro agora pertence a Din Djarin, que o tirou à força das mãos de Moff Gideon depois de um combate mortal. Isso desagradou bastante Bo-Katan Kryze, que terá que engolir esse fato até eles chegarem a Mandalore.
A terceira temporada da série deve mostrá-los tentando reconquistar Mandalore e unificar seu povo, usando o Sabre Negro para trazer todos os clãs sob a mesma bandeira. Mas será que eles conseguirão? E com quem a arma ficará, afinal? Só o tempo dirá...