Sábado Animado: 10 desenhos que marcaram uma geração
Sábado Animado: 10 desenhos que marcaram uma geração
Relembre grandes clássicos das manhãs de sábado
Assistir desenhos na TV aberta era uma tradição entre as crianças dos anos 90 e 2000, com alguns programas que mergulhavam no universo todos os dias. Mas os finais de semana eram especiais, pois as manhãs de sábado tinham as suas animações exclusivas: os clássicos do Sábado Animado.
Exibido pelo SBT, o programa dispensava apresentadores e era dedicado a horas de animação de qualidade variável, interrompido apenas pelos diversos intervalos comerciais. Com o seu estilo diferente, o Sábado Animado cativou as crianças de toda uma geração. Para homenagear esses grandes momentos, separamos 10 desenhos exibidos pelo programa que marcaram a infância de toda uma geração.
Os Gárgulas
Os Gárgulas era um desenho muito à frente de seu tempo que conquistou as crianças mais velhas que assistiam Sábado Animado. Na trama, um clã de gárgulas milenárias despertava nos dias atuais para proteger a cidade de Nova Iorque de ameaças enigmáticas. E esses inimigos eram os mais diversos, desde aliens aos Illuminati.
A animação trazia uma narrativa mais séria do que o normal para os padrões da época, chegando a ser comparada a desenhos do Batman, e também uma qualidade impecável. Recentemente relançado no Disney+, o desenho ainda é reverenciado por sua mitologia profunda que se expande a cada nova temporada.
Mr Bumpy
Como a própria abertura avisa, Mr Bumpy é demais! Misturando cenários reais com animação de massinhas em stop motion, esse é um daqueles desenhos que mirava nos sonhos mais nojentos da garotada.
O tal do Mr Bumpy era um monstrinho melequento que se esconde embaixo da cama de um garoto, comendo meias sujas e toda a bagunças que encontrava pelo quarto. Entre músicas animadas e lições nada morais, ele divertia o público com um senso de humor sem noção que lembra o Mau de Castelo Rá-Tim-Bum e a inventividade de Apenas um Show.
Liga de Mutantes
Imagine um desenho de esportes que traga a violência visceral de Invencível e você provavelmente terá Liga de Mutantes em mente. Inspirado em jogos de mesmo nome da Electronic Arts, a animação trazia um grupo de atletas transformados em monstros horrendos por um gás tóxico que competia em diversos esportes usando suas habilidades especiais.
Não demorava para essas partidas ficarem surpreendentemente violentas, com bolas atravessando o corpo de mutantes, acidentes esportivos que resultavam em decaptação ou decepamento de membros… Enfim, era um caos total, mas era muito divertido.
Os Ursinhos Carinhosos
Os Ursinhos Carinhosos estão aqui para ajudar! Se já pareceu difícil para a Marvel trabalhar uma grande equipe de heróis em Vingadores, imagina o esforço que a animação de Os Ursinhos Carinhosos não teve para reunir vários ursinhos com personalidades únicas e poderes diferentes em uma só animação. Mas no final deu certo!
Cada ursinho carregava um símbolo em sua barriga, sinalizando qual valor ele representava. O que começou como uma elaborada propaganda para vender mais cartões de aniversários e boas-festas acabou conquistando os corações de garotas e garotas que enxergavam valor nas mensagens de esperança dos ursinhos animados.
Corrida Maluca
Como explicar Corrida Maluca? Em tese, é um desenho de corrida, como dizia o nome. Mas os competidores tornavam tudo muito mais interessante. Entre monstros, patricinhas e vilões, cada um tinha uma série de truques que usava para tentar conquistar a liderança. Era basicamente uma versão animada e ainda mais pirada de Mario Kart!
E o melhor de tudo, é claro, era Dick Vigarista e Mutley! Essa dupla de mutreteiros não estava nem um pouco interessada em correr, apenas em ganhar e a cada episódio tramavam uma série de planos criativos que sempre terminava em fracasso. Ver a dupla perdendo sempre valia a pena só para poder ouvir mais uma vez a risada debochada de Mutley.
O Fantástico Mundo de Bobby
Quando se é criança, muitas vezes é preciso criar suas próprias brincadeiras usando o que sua imaginação conseguir criar. É exatamente essa essência inocente capturada por O Fantástico Mundo de Bobby, um desenho sobre um garoto que imagina suas próprias aventuras.
As aventuras do Bobby podiam ser qualquer coisa: desde uma missão no espaço a uma paródia dos desenhos mais populares da época. Essa era a graça do desenho, na real, você nunca sabia o que esperar, mas sempre se divertia no final.
101 Dálmatas
Para quem gostou dos filmes animados ou também quem foi conquistado pelo incrível filme da Cruella, a série animada de 101 Dálmatas é uma experiência incrível! Dessa vez, o foco sai de Perdita e Pongo para três de seus 99 filhotes: Pingo, Roliço e Queridinha. Eles têm personalidades muito contrastantes entre si e viram a nova fazenda da família de cabeça para baixo.
Mas nem tudo são flores, pois a fazenda tem uma vizinha para lá de desagradável: é ela, Cruella. A madame está obcecada em conseguir a fazenda dos dálmatas e vai tentar de tudo para alcançar o que quer. Ela só não contava que a nova geração de dálmatas fosse tão serelepe e inteligente, preparados para frustrar as suas tramoias.
Fly, O Pequeno Guerreiro
O único anime da lista, Fly, O Pequeno Guerreiro fez um tremendo sucesso no final dos anos 90, mas muita gente não sabe que esta é uma adaptação de uma série de jogos bastante aclamada: Dragon Quest, o grande pai dos JRPGs.
O anime explorava o universo dos games com um traço bem característico dos animes da época, bem parecido com o que era feito em Dragon Ball. A abertura é muito nostálgica, com vocais que lembram até A Turma do Balão Mágico. Um reboot foi lançado em 2020 para dar um fim digno à série, que foi cancelada prematuramente em 1993.
Os Cãezinhos do Canil
Que criança não gosta de cachorros, né? Bem poucas, eu garanto. E por isso eles eram super populares em desenhos dos anos 80. Em Os Cãezinhos do Canil, acompanhamos uma família de caninos antropomorfizados que estão sempre escapando da terrível Katrina e sua filha resmungona.
Medroso, o líder dos cachorrinhos, era sempre otimista e tentava ajudar todo mundo. Tinha também a Nose Marie, e os filhotes, Olhos Brilhantes e Ronca Ronca, que entravam em ação quando algum outro cãozinho estava em apuros precisando de um lar. Eles sempre encontravam o dono certo com o seu Poder Canino.
Os Valentes Cowboys de Moo Mesa
“Vacas Vaqueiras” pode parecer um conceito, no mínimo, inusitado. Mas por trás da proposta exótica de Os Valentes Cowboys de Moo Mesa, havia um desenho fenomenal. Na trama, um meteoro que caiu na Terra transformou animais em criaturas inteligentes. Assim, um trio bovino surge para defender a cidade de Mugido Bravo de inimigos mal intencionados.
Combinando conceitos de steampunk com o velho oeste, Cowboys de Moo Mesa conseguiu conquistar um público bem amplo de crianças que sonhavam com aventuras em terras misteriosas. E se os protagonistas animalescos te lembram outra animação, é porque Ryan Brown, criador do desenho, foi uma figura influente em Tartarugas Ninjas e usou sua experiência para construir este novo clássico.
Se você ficou interessado, o Maidana preparou um vídeo contando diversas curiosidades sobre o desenho. Vale a pena conferir!