10 motivos pelos quais você deveria assistir Roswell, New Mexico

Capa da Publicação

10 motivos pelos quais você deveria assistir Roswell, New Mexico

Por Leo Gravena

Roswell, New Mexico estreou nos Estados Unidos no final do ano passado, como um reboot de Roswell, uma série dos anos 90 que falava sobre aliens vivendo na famosa cidade americana.

Mesmo sem uma audiência gigante, a série se consolidou bem entre a crítica e conseguiu uma base de fãs sólidas, se firmando para muitos como uma das melhores séries de ficção da TV aberta estadunidense. Confira aqui porque você deveria dar uma chance para a trama.

Imagem de capa do item

A trama

Roswell, New Mexico conta a história de Liz Ortecho, que retorna para a sua cidade natal após perder o emprego. Lá, ela reencontra Max Evans, seu antigo amor de colégio que, na verdade é um alien.

Max, junto de seus irmãos Isobel e Michael, possuem poderes especiais devido sua natureza. Enquanto Max pode curar pessoas, Isobel pode manipulá-las mentalmente e Michael é capaz de mover objetos com a mente.

A série aborda a vida deles na cidade, enquanto precisam lidar com vários problemas diferentes, inclusive um mistério envolvendo a irmã de Liz, Rosa, que morreu anos atrás.

Imagem de capa do item

A Protagonista

A trama pode até parecer boba: Garota se muda para cidade natal, garota se apaixona por alien, eles tem problemas mas ficam juntos.

A série, contudo, consegue trazer algo diferente do esperado ao fazer algo que, dificilmente, séries de ficção para jovens adultos conseguem fazer: dar uma personalidade para sua protagonista.

Liz Ortecho, interpretada por Jeanine Mason, é uma personagem muito bem construída. Uma engenheira biomédica cujo projeto foi fechado por "questões éticas e religiosas", sua competência como cientista realmente faz parte da série e da personalidade dela.

Liz é o tipo de protagonista que analisa a situação e faz de tudo para se salvar do perigo, ao invés de esperar que alguém venha salvá-la. Ao descobrir sobre aliens, seu instinto inicial é estudá-los, e não sair de mãos dadas com seu novo namorado que é "diferente de todos os outros caras".

Liz Ortecho é o tipo de protagonista que a gente realmente precisa ver mais em nas séries desse tipo.

Anos 90 e Trilha sonora

Roswell, New Mexico é o reboot de Roswell, uma série que foi exibida entre 1999 e 2002, que teve 3 temporadas e acompanhava a vida de três híbridos de alien e humanos vivendo na cidade e lidando com os problemas da adolescência.

A nova série não se baseia completamente na original, e atualiza vários dos personagens, tramas e elementos. Ainda assim, ela traz toda uma vibe anos 90, com covers de músicas famosas da década e fazendo referência à clássicos da música nos títulos dos episódios, como "Smells Like Teen Spirit" e "I Don't Want to Miss a Thing".

Imagem de capa do item

Conexão com o passado

Roswel, NM também realmente se importa em fazer ligações e honrar a série e o elenco da série de 99. Porém, não da maneira como estamos acostumados a ver em reboots de séries.

Shiri Appleby, que era a protagonista Liz Parker na história original já dirigiu dois episódios da série; enquanto Jason Behr, que era o alien Max Evans, também voltou para a nova iteração, em um papel completamente oposto ao que interpretava na série antiga.

Imagem de capa do item

Ambientação

Ao dar o nome da série de Roswell, New Mexico, fica claro que a cidade não é apenas um elemento importante da série, mas ela é quase que como uma personagem a parte.

Seja com as referências à aliens, os grafites, o deserto e o estilo caipira, a série faz com que a cidade de Roswell tenha vida própria, sendo tão importante para a trama como qualquer outro personagem.

Imagem de capa do item

Romances

Tendo como público alvo jovens adultos, Roswell, NM é uma série cheia de romances e até mesmo um ou dois triângulos amorosos. Ainda assim, a série em momento algum trata seus personagens como adolescentes burros e apaixonados.

Todos os romances são bons, além de ter uma boa exploração de sexualidade, e em momento algum as ações e decisões da trama são feitas apenas por causa dos romances em si, com os relacionamentos sendo utilizados para avançar e explorar os personagens.

Imagem de capa do item

Existem consequências

Uma das piores coisas ao se assistir a uma série hoje em dia é como tudo parece ser sempre a mesma coisa ou, pior ainda, todos os clichês são utilizados e você sempre sabe exatamente o que vai acontecer.

Enquanto Roswell, NM se utiliza bastante de clichês, eles nunca realmente vão para onde você está esperando e, todas as ações dos personagens possuem consequências para a trama, diferente de tantas outras séries por ai que introduzem problemas que são esquecidos ou minimizados pouco tempo depois, Roswell está sempre pronta para fazer com que os personagens sofram um pouco mais.

Imagem de capa do item

Mitologia

A série não tem medo de se aprofundar na história dos aliens e ser mais do que apenas "eles existem porque sim".

Enquanto na trama original toda a origem deles é uma grande e gigantesca bagunça, Roswell, NM está tendo muito mais cuidado ao desenvolver e revelar o mistério, apostando em explicar bem de onde eles vieram, porque estão aqui e quem eles são.

Imagem de capa do item

Poderes

Em diversos momentos, Roswell deixa a entender que todos os aliens apresentados possuem as mesmas habilidades, porém, cada um deles acaba "desenvolvendo" elas para aquilo que eles tem mais afinidade ou desejo.

Max é extremamente protetor e preocupado, dessa forma, ele consegue curar as pessoas, além de possuir algumas habilidades eletromagnéticas que não são muito desenvolvidas.

Isobel, por ser vaidosa e controladora, consegue entrar na mente das pessoas e manipulá-las, fazendo com que elas mudem completamente seus pensamentos e até mesmo ideais.

Michael, que teve sua mão quebrada quando ainda adolescente, desenvolveu a habilidade me mover objetos com a mente. Sendo o mais agressivo dos três irmãos, faz sentido que seu poder seja o mais hostil.

Imagem de capa do item

Temporada curta

Enquanto algumas pessoas preferem séries longas e compridas, com mais de 20 episódios por temporada, Roswell, NM é para aqueles que preferem uma trama menor e concisa.

Com 13 episódios por temporada (a série já foi renovada para a 3ª), a série não perde tempo e é uma ótima pedida para quem não quer ficar muito tempo preso a uma coisa só.

-

Atualmente, a série está sendo exibida pela Warner Channel no Brasil.