Robb Stark: 6 coisas que talvez você não saiba sobre o personagem de Game of Thrones
Robb Stark: 6 coisas que talvez você não saiba sobre o personagem de Game of Thrones
Fatos e curiosidades sobre o herdeiro de Winterfell!
Game of Thrones apresentou ao público diversos personagens que permaneceram muito amados mesmo após encontrarem seu fim. Entre eles, um dos destaques é Robb Stark, o filho de Ned que começa a lutar por justiça pelo pai e se torna o líder de um movimento pela independência do Norte.
Nesta lista, apresentamos alguns fatos e curiosidades sobre o personagem! Será que você já sabia de tudo isso?
Jovem Lobo
O filho mais velho de Eddard Stark começa a ser chamado de Jovem Lobo ainda durante os eventos de A Guerra dos Tronos, primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo. No livro, não é revelado quem foi o primeiro a chamá-lo assim, com o apelido surgindo em um capítulo de Catelyn, no qual ela simplesmente diz que os vassalos dos Stark haviam começado a chamá-lo assim.
Com o tempo, tanto aliados quanto inimigos passaram a se referir a Robb como o Jovem Lobo. Os outros dois títulos mais notáveis que ele recebe são o de Rei no Norte e, após perder o apoio de seus aliados e sua eventual morte, o de Rei Que Perdeu o Norte.
Rei no Norte
Falando em ser Rei no Norte, apesar de ter o título, Robb não foi o primeiro a ser chamado assim. Antes dele, os Reis do Inverno, que governavam a gélida parte nortenha de Westeros, também carregavam o título, com Torrhen Stark sendo o último, já que ele dobrou o joelho e jurou lealdade a Aegon, o Conquistador.
Robb foi o primeiro Rei do Norte depois de Torrhen, ou seja, o primeiro rei nortenho após os Sete Reinos serem conquistados. Assim, cerca de dois séculos se passaram sem que houvesse alguém com o título, até que Robb o trouxe de volta
Casamento
Você sabia que a versão dos fatos contada nos livros e mostrada na série em relação ao casamento de Robb são consideravelmente diferentes? A começar pelo nome da esposa: nos livros, ele se casa com Jeyne Westerling, e como o sobrenome indica, ela é da Casa Westerling, uma das principais casas vassalas dos Lannister. Já na série, a esposa de Robb é Talisa Maegyr, uma curandeira vinda de Volantis.
As motivações dele também são retratadas de um modo um tanto diferente. Enquanto a série apresenta uma narrativa romântica na qual ele e Talisa se apaixonam e se casam por isso, os livros indicam que, após se relacionar com Jeyne em um momento de vulnerabilidade emocional, o personagem se casou com ela por sua honra, e não por amor.
Idade
Outra diferença entre série e livros é que, no começo da história de George R. R. Martin, Robb tem apenas 14 anos. Considerando o tempo que se passa entre o início da trama e sua morte, isso significa que o Jovem Lobo encontra seu fim com apenas 16 anos, sendo mais jovem do que é no início da série.
Na produção da HBO, é indicado que Robb tinha 17 anos no começo da história. Seu intérprete, Richard Madden, já era bem mais velho na época, tendo 25 anos em 2011, ano de estreia da série.
Morte
Em entrevista à Entertainment Weekly, George Martin revelou que decidiu bem cedo que Robb teria que morrer. Ele disse:
“Eu sabia quase que desde o começo. Não desde o primeiro dia, mas bem cedo. Eu já disse em várias entrevistas que gosto que minha ficção seja imprevisível. Eu gosto que tenha um suspense considerável. Matei Ned no primeiro livro e isso chocou muita gente. Eu matei Ned porque todo mundo pensa que ele é o herói e que, claro, ele vai estar em perigo, mas então vai sair dessa situação de alguma forma. A próxima coisa previsível é pensar que seu filho mais velho vai se erguer e vingar o pai. E todo mundo esperaria isso. Então imediatamente [matar Robb] se tornou a próxima coisa que eu tinha que fazer.”
Inspiração
conflito apresentado nas Crônicas de Gelo e Fogo tem inspiração em alguns elementos históricos reais, principalmente na chamada Guerra das Rosas, conflito entre as casas Lancaster e York. Com isso, alguns personagens têm inspirações históricas identificáveis, como é o caso com Robb.
O filho de Ned Stark é frequentemente comparado a Edward IV. Vindo da casa York, ele se tornou rei após a morte violenta de seu pai, além de ter que lutar em uma guerra civil, vencendo a maioria de suas batalhas. Se isso não é semelhança o bastante, tanto a figura histórica quanto o personagem fictício tiveram casamentos controversos que levaram a ressentimento por parte de aliados, além de enfrentarem grandes traições – mas, nesse aspecto, Robb teve menos sorte que Edward IV.