Richter Belmont: Tudo sobre o novo protagonista de Castlevania

Capa da Publicação

Richter Belmont: Tudo sobre o novo protagonista de Castlevania

Por Melissa de Viveiros

Contando com diversos títulos, a série Castlevania tem uma longa história nos jogos. Em grande parte, a premissa da franquia não varia muito entre cada um deles, sempre contando com um Belmont como protagonista que precisa enfrentar Drácula. De Leon a Julius, múltiplos integrantes do clã enfrentaram o vampiro ao longo das eras, por vezes com o auxílio de Alucard. Entre todos eles, no entanto, um dos nomes mais conhecidos é o de Richter, protagonista de um dos jogos mais populares da franquia.

Agora, ele protagonizará também uma animação, já sendo confirmado como o Belmont que aparecerá na próxima série de Castlevania feita pela Netflix. Quer saber mais sobre o personagem, sua origem, história e conexão com os personagens que já conhecemos da série animada? Nessa lista, você encontrará respostas para isso e muito mais!

Imagem de capa do item

Origem

Richter Belmont fez sua primeira aparição nos videogames em Rondo of Blood (jogo que faz parte de Dracula X Chronicles). Este foi o décimo jogo da franquia, lançado em 1993, com uma trama que se passa em 1792.

No game, Drácula retorna mais uma vez, ressuscitado por humanos por meio de um sacrifício. O vampiro sequestra a amada de Richter, Annette, bem como outras pessoas da vila onde ela vivia. Entre elas, a mais notável é Maria Renard, mais uma personagem já confirmada no spin-off que a Netflix fará. Por causa disso, o herói é levado a investigar o castelo, tentando resgatar aqueles que foram levados.

Um dos primeiros obstáculos que ele encontra é ninguém menos que a Morte, que aparece bem no princípio da história. Apesar disso, o confronto entre eles não é um conflito real, sendo apenas um teste do ser sobrenatural, que promete encontrá-lo novamente -- sem se segurar da próxima vez.

Já no domínio de Dráculo, o caçador de vampiros salva Maria, que se junta a ele em sua jornada. A dupla enfrenta o exército do Conde, superando os obstáculos até eventualmente encontrarem as outras pessoas da vila. Finalmente conseguindo salvá-las, Richter se prova apto a assumir seu lugar como um caçador de vampiros, digno do nome que carrega.

Imagem de capa do item

Castlevania: Symphony of the Night

A trama de Symphony of the Night tem início cinco anos depois, sendo um dos poucos títulos da franquia que é uma sequência direta ao invés de apresentar um novo Belmont. O começo da trama é exatamente o fim de Rondo of Blood, com Richter derrotando Drácula. Mas essa vitória não é o fim dos problemas, como o jogo logo mostra.

Após vencer a batalha contra o vampiro, o protagonista desaparece. Cinco anos depois, o castelo do conde ressurge mais uma vez, aparentemente sem um mestre ou um Belmont que investigue o que está acontecendo.

É Maria Renard que decide descobrir o que está acontecendo, embora ela não seja a única. Despertando após séculos, Alucard se une a ela em sua busca por Richter, e eles seguem juntos até eventualmente descobrirem que o herói estava sendo influenciado pelo antagonista Shaft.

Isso só foi possível graças à insatisfação de Richter com sua vitória. De acordo com ele, derrotar Drácula não era o bastante, já que o Conde sempre retorna depois de 100 anos, fazendo com que outro Belmont tenha que enfrentá-lo. Assim, o personagem pretendia trazê-lo de volta ele mesmo, fazendo com que a batalha dos dois durasse eternamente e quebrando o ciclo que traria de volta o verdadeiro mestre do castelo.

As coisas não acontecem bem assim, no entanto, já que o plano de Richter era bastante falho. No fim, Alucard consegue libertá-lo do controle mental de Shaft, e é o meio vampiro quem tem que matar seu pai pela segunda vez.

Imagem de capa do item

Castlevania: Nocturne of Recollection

Richter pode não ter continuado na série como protagonista, mas isso não o impediu de aparecer em outras mídias da franquia. Em geral, os Belmonts vistos na série permaneciam limitados a um ou dois jogos nos quais eram os personagens principais, mas esse não foi o caso com um dos membros mais queridos do clã.

Sua história teve continuidade em Nocturne of Recollection, um rádio-drama transmitido pela internet, disponível apenas em japonês. A trama segue o herói após os eventos de Symphony of the Night, onde ele desiste de ser um caçador de vampiros devido à vergonha que sente por ter sido manipulado por Shaft.

Isso muda quando um vampiro coloca em perigo a vila onde Maria e Alucard estavam. Para protegê-los, ele volta a utilizar o icônico chicote de sua família, investigando os ataques até descobrir os planos de Magnus, o grande vilão da trama.

Imagem de capa do item

Em outros jogos de Castlevania

Outra menção a ele ocorre em Moonlight Rhapsody. O personagem não aparece no jogo de fato, mas seu perfil conta que, após os eventos de Symphony of the Night, ele não foi capaz de se perdoar. Por causa disso, ele passou o Vampire Killer adiante para outra família, e a arma só retornou às mãos dos Belmont muito depois. Quem fica com o chicote nesse meio tempo é a família Morris, da qual o personagem que estrela Portrait of Ruin faz parte.

Richter aparece nesse título como um adversário opcional. O propósito de derrotá-lo é deixar o chicote ainda mais poderoso, já que o usuário da arma no momento estava com problemas para dominá-la. Assim, ele busca o espírito de seu antecessor, e caso vença a batalha sua arma se torna ainda mais poderosa.

Imagem de capa do item

Relações

Apesar do anúncio inicial da Netflix sugerir que o personagem seria o filho de Sypha e Trevor, já foi esclarecido pelo diretor da série, Sam Deats, que esse não é o caso. A relação de Richter com os dois é distante nos jogos, já que eles são seus antepassados. No spin-off, parece que isso será mantido, tornando a influência da dupla sobre o herói um pouco menor.

Alucard, no entanto, tem a imortalidade a seu favor, e é presença praticamente garantida na história. Existem ligeiras diferenças entre o que ocorre nos jogos e o que o desenvolvimento do personagem sugere que veremos na nova série, mas muito de sua dinâmica com Richter pode permanecer igual. Os dois se tornam bons amigos, como fica evidente pelo fato de que, mesmo após desistir de ser um caçador de vampiros, o Belmont não hesita em retomar a luta quando ele e Maria estão em perigo.

Maria Renard, que também será uma das protagonistas da série, é outra personagem de grande importância para o herói. Além de ser uma parente distante do clã de caçadores de vampiro, a jovem passou a considerar a amada de Richter, Anette, como uma irmã mais velha. Unidos em sua tentativa de salvá-la, os dois acabam se tornando próximos.

Imagem de capa do item

Visuais

Ao longo de suas aparições, o visual do caçador de vampiros apresentou algumas variações. Inicialmente, ele possui cabelo curto e usava uma faixa na cabeça, um tanto reminiscente do visual de Ryu, de Street Fighter. Sua roupa consistia de uma túnica azul, que deixava seus braços expostos.

O esquema de cores do personagem foi mantido, mas seu design mudou consideravelmente na arte do segundo jogo que protagoniza. Nele, o cabelo de Richter aparece longo, chegando até os ombros. A faixa em sua cabeça não existe mais, e ao invés de uma túnica, ele veste um casaco longo e bastante detalhado.

Muitos acreditavam que a mudança ocorreu para evitar problemas por conta da semelhança com o personagem da Capcom, mas ela não se reflete dentro dos jogos. Tanto Rondo of Blood quanto Symphony of the Night contam com o mesmo modelo, utilizando a aparência inicial do herói. Em Dracula X Chronicles, remake do primeiro jogo em 2.5D feito para PSP, seu visual foi levemente alterado, trazendo uma mistura das duas versões, como pode ser visto na imagem acima.

Imagem de capa do item

Personalidade

Descrito como cabeça quente e impetuoso, Richter é determinado, um tanto teimoso e não deixa nenhum monstro ou obstáculo ficar entre ele e seus objetivos. Apesar de sua história começar com o desejo de salvar Anette, ele demonstra se preocupar mesmo com as vítimas que não conhece, resgatando as outras mulheres também -- o que o leva a conhecer Maria Renard.

Um tanto protetor, ele inicialmente se recusa a permitir que a garota se junte à sua perigosa jornada, embora acabe concordando ao ver do que ela é capaz. Muito corajoso, ele não hesita mesmo diante da Morte, um dos primeiros adversários que encontra ao tentar invadir o castelo de Drácula.

Apesar disso, o personagem também se mostra como alguém que cobra muito de si, em parte devido à sua linhagem. Richter se apresenta como alguém determinado a se provar, e mesmo após derrotar o Conde, não fica satisfeito, querendo ser o responsável por acabar com ele de uma vez por todas. Ele também possui um lado mais melancólico, como fica evidente quando o protagonista desiste de ser um caçador de vampiros, se culpando pelos eventos de Symphony of the Night.

Imagem de capa do item

Habilidades únicas

Quando se trata de habilidades, muitos Belmonts são bem semelhantes. As armas utilizadas por eles, por exemplo, costumam reaparecer em diversos títulos, com o chicote Vampire Killer sendo a mais notável. Richter, no entanto, possui algumas habilidades que o diferenciam de seu clã quando se trata de lutas.

Para começar, muitos de seus golpes são baseados em artes marciais. Além de utilizar armas, ele utiliza chutes e ganchos, entre outros golpes que tem inspiração em técnicas reais.

Mesmo quando se trata de poderes, no entanto, o personagem tem alguns talentos únicos. Foi com ele que o Item Crash foi introduzido, sendo uma habilidade que dá às armas secundárias um tipo de movimento especial ainda mais poderoso. Seu Final Smash em Super Smash Bros. Ultimate é baseado nisso. O herói também possui uma outra técnica que o torna ainda mais eficaz contra o tipo de inimigo que enfrenta, sendo capaz de infundir seu chicote com fogo sagrado.

Além de Castlevania

Castlevania não é a única série de jogos em que Richter marcou presença. O personagem também está em Super Smash Bros. Ultimate, sendo revelado no mesmo trailer que apresentou Simon e a fase baseada no universo da franquia da Konami.

Apesar do destaque dado a Simon, vale notar que a trilha sonora da revelação dos dois é a música tema de Richter, Divine Bloodlines. Introduzida em Rondo of Blood, a música recebeu algumas outras variações desde a versão de 1993, e se tornou marcante para os fãs da franquia.