Resident Evil: os 10 melhores chefões da franquia
Resident Evil: os 10 melhores chefões da franquia
Os vilões mais marcantes e assustadores da série!
Resident Evil não é apenas um dos carros-chefe da Capcom ou um simples jogo de terror, mas é também um épico dos videogames, sendo um marco para a cultura de zumbis na mídia além de praticamente ter criado o gênero de survivor horror – apesar de também ter colocado um pezinho em temas como ação e aventura.
E se tem algo extremamente marcante na franquia são os vilões, por vezes aparecendo como os chefões dos jogos e deixando (nem tão) boas memórias para os fãs. E aqui listamos 10 grandes vilões da saga, enfatizando sua importância.
Tyrant-103, ou Mister X - Resident Evil 2 e Resident Evil 2 Remake
Aparecendo em Resident Evil 2 e na versão remake do mesmo jogo, o Tyrant-103, ou Mister X, como foi apelidado pelos fãs, é uma das várias armas biológicas desenvolvidas pela Umbrella, empresa farmacêutica que sempre está envolvida nas tramas de cada jogo da franquia.
A função do Mr. X foi de eliminar todas as possíveis testemunhas no Departamento da Polícia de Raccoon City, que possuía uma passagem secreta que a conectava aos laboratórios da Umbrella. Ele ganha um destaque maior no remake de 2019, perseguindo o jogador pela delegacia, e sendo o último chefe se jogar a campanha de Leon Kennedy, que extermina o vilão.
William Birkin - Resident Evil 2 e Resident Evil 2 Remake
William Birkin e sua esposa, Annette, eram cientistas que trabalhavam para a Umbrella, e ambos desenvolveram o G Vírus, que, supostamente, deveria criar uma forma mais avançada e desenvolvida do ser humano. Porém, William foi emboscado pela própria empresa, que queria se apropriar de sua criação. Ele é baleado quando reluta em entregar sua criação, e injeta o vírus em si próprio. William passar por uma terrível transformação e se transforma em um grande monstro, com apenas o instinto de se reproduzir.
Tanto no jogo original quanto no remake de Resident Evil 2, o jogador constantemente enfrenta o monstro em boss fights - principalmente se você jogar com a Claire Redfield, e em cada uma, William fica cada vez mais mutado pelo vírus. Canonicamente, ele é morto por Leon, e sua filha, Sherry, é salva por Claire.
Nemesis - Resident Evil 3: Nemesis e Resident Evil 3 Remake
Dentre todas as armas biológicas da Umbrella, o mais famoso e conhecido é Nemesis. O principal antagonista de Resident Evil 3 foi criado com um único propósito: exterminar todos os membros da S.T.A.R.S. que sobreviveram aos eventos do primeiro jogo, pois eles poderiam prejudicar os planos da empresa. Assim, ele se torna um enorme incômodo para Jill Valentine, uma das sobreviventes da mansão nas montanhas Arklay.
Levando em consideração ambas as versões do jogo, Jill é perseguida por toda Raccoon City por Nemesis, conseguindo derrotá-lo após todas as mutações que o monstro passa, e antes da cidade ser bombardeada por um míssil nuclear. Um detalhe que torna Nemesis memorável, além de ser traumatizante no jogo original, é ele ser capaz de apenas dizer uma única palavra: STAAAAAAAAARRRRRRSSSSSS!!!!
Bitores Mendez - Resident Evil 4
Após os eventos de Raccoon City, Leon Kennedy entra pra CIA, e recebe a missão de resgatar Ashley Graham, filha do presidente dos EUA, que estava num estranho vilarejo na Espanha. Porém, o lugar estava tomado por pessoas descontroladas, que queriam matar o agente a qualquer custo. O xerife do tal vilarejo, Bitores Mendez, é um dos infectados pelas Las Plagas, que era um parasita cultivado pelos Los Iluminados, a quem os habitantes serviram.
Foi Mendez quem capturou Leon para injetar Las Plagas nele, e também acaba sendo o primeiro chefe (humano) do jogo. O agente só consegue derrotar o xerife numa cabana, com muito esforço.
Ramón Salazar - Resident Evil 4
Envolvido na trama dos iluminados, temo Ramón Salazar, herdeiro de uma família aristocrata espanhola que é dona do castelo onde Leon e Ashley acabam se escondendo. Na tentativa de recapturar a filha do presidente, Salazar cria várias armadilhas utilizando as criaturas variantes das Las Plagas, e, ao final, ele próprio acaba sendo adversário de Leon, se transformando numa enorme criatura monstruosa, que é destruída pelo herói.
O que mais chama atenção em Salazar é sua aparência. Além de ser muito baixinho, ele aparenta ser muito velho pela sua pele e cabelos, mas o aristocrata mal tem 20 anos durante os eventos de Resident Evil 4, o que mostra os efeitos que o parasita causou a ele.
Jack Krauser - Resident Evil 4
Além de um xerife gigante e um aristocrata mutante, Leon também enfrenta, durante os eventos de Resident Evil 4, o mercenário Jack Krauser, que foi o responsável pela captura de Ashley para a seita que antagoniza o jogo. Não bastando isso, Krauser e Leon já se conheciam, tendo ambos atuado pelo governo americano em uma missão na Floresta Amazônica.
Krauser havia ficado obcecado por poder, e injetou as Las Plagas para ter poderes. Ele também era ágil e habilidoso com facas, mas ao confrontar Leon acaba sendo morto pelo seu ex-parceiro.
Osmund Saddler - Resident Evil 4
Para encerrar a sequência de vilões de Resident Evil 4, chegamos a Osmund Saddler, líder da seita Los Iluminados e o último chefe do jogo. Ao raptar a filha do presidente dos EUA, Saddler tinha a intenção de transmitir as Las Plagas, cultivadas pela seita, no país norte-americano.
O vilão é o último a ser derrotado e morto por Leon antes de deixar a Espanha e cumprir sua missão de resgate. Tomado pelos parasitas, Saddler se transforma numa enorme criatura, com olhos gigantes por todos os lados. Sua seita também acaba encontrando seu fim com a morte de seu líder.
Albert Wesker - Resident Evil 5
Apesar de aparecer no primeiro Resident Evil, foi no quinto jogo da franquia que Albert Wesker, antigo líder da S.T.A.R.S., ganha seu destaque. Ele é considerado o maior vilão da franquia, já que ele atua e aparece em outras versões do jogo.
Wesker tinha a intenção de destruir o mundo, reconstruindo-o a sua imagem para que ele pudesse ser adorado como um deus. Para isso, ele criar uma variante das Las Plagas, os Uroboros, e a testa em vilarejos e tribos nativas de Kijuju, na África.
Coube a Chris Redfield, ex-colega de S.T.A.R.S. e agente da BSAA, e Sheva Alomar, de impedir os planos de Wesker. Os dois conseguem levar o vilão para um vulcão, onde ele acaba sendo morto depois de ter uma transformação mutante horripilante.
Jack Baker - Resident Evil 7
O último jogo da sequência cronológica da trama, Resident Evil 7, representou um grande recomeço para a franquia, no sentido de trazer de volta a sensação de terror para os jogos. Um dos primeiros destaques é Jack Baker, patriarca de sua família, que antagonizam o jogo do início ao fim.
A família Baker mora num casarão nos pântanos da Louisiana, e foi afetada e transformada em sádicos mutantes após um navio abandonado atracar no pântano. Dentre os membros da família, Jack é um dos mais assustadores.
Ele te persegue pela casa em vários momentos, e você ainda o enfrenta em duas boss fights, uma na garagem e outra no porão, onde o protagonista, Ethan Winters, precisa escapar do patriarca.
Eveline - Resident Evil 7
Depois que você derrota todos os membros da família Baker, Ethan se vê no navio abandonado, onde enfrenta Eveline, que é bem assustadora. Apesar de ter a aparência de uma garotinha, ela é uma arma biológica, nomeada E-001, por uma rede terrorista que tinha a intenção de vendê-la no mercado ilegal.
Mas é claro, tudo deu errado: o navio onde ela estava parou na Louisiana, e foram os fungos criados por ela que infectou a família Baker. Ela também tem poderes psíquicos, criando várias ilusões ao seu redor. Porém, Eveline envelhece 24 vezes mais rápido que um humano normal. Sabe a velhinha que está sempre de olho em você na mansão Baker? Pois é, era ela já infiltrada na família.
Ela acaba sendo a última ameaça a ser combatida por Ethan, que a mata com o apoio de seu resgate, o esquadrão da Blue Umbrella, liderado por Chris Redfield, que foi transferido para a companhia, variante da Umbrella original, que tenha recompensar o passado sombrio da sua antecessora.