Resident Evil: Todas as animações da franquia em ordem cronológica
Resident Evil: Todas as animações da franquia em ordem cronológica
Saiba como acompanhar as animações de Resident Evil!
Uma das franquias de games mais populares de todos os tempos, Resident Evil já se popularizou para muito além dos consoles. Além dos filmes live-action (que são heresias para a maior parte dos fãs), ainda temos animações em CGI, que conseguem compor melhor o universo presente na saga de jogos. Ao todo, já tivemos um curta-metragem, três longas animados e em breve, uma série animada lançada pela Netflix.
Com tanto repertório em ação, é fácil entender porque Resident Evil continua sempre em alta quando o assunto são games e suas adaptações. E para quem gosta de acompanhar mais a fundo esses filmes mais “obscuros” da saga, aqui reunimos as animações de Resident Evil, listando-as em sua ordem cronológica de lançamento e trazendo também detalhes de sua linha do tempo narrativa!
- Resident Evil 4D (Biohazard 4D-Executer, 2000)
- Resident Evil: Degeneração (Biohazard: Degeneration, 2008)
- Resident Evil: Condenação (Biohazard: Damnation, 2012)
- Resident Evil: Vendetta (2017)
- Resident Evil: Infinite Darkness (2021)
- Tem conexões com os jogos?
- Tem relação com os filmes live-action?
Resident Evil 4D (Biohazard 4D-Executer, 2000)
Lançada em 2000, a primeira animação de Resident Evil foi Biohazard 4D-Executer. Trata-se de um curta-metragem de 20 minutos que foi originalmente concebido como uma atração de parque temático. Ele funciona como um filme "4D", já que é feito para ser visto em uma sala com cadeiras que vibram e outras recriações sensoriais.
Na trama, um grupo militar é enviado para as ruínas de Raccoon City para resgatar a Dra. Cameron, uma cientista que está investigando um novo T-Vírus. Em sua jornada, eles encontram hordas de zumbis e outros seres nefastos.
O filme foi feito com CGI e é exclusivo do Japão, podendo ser visto lá através de salas de cinema ou cabines menores. Porém, graças ao seu sucesso, alguns de seus desenvolvedores foram incentivados a trabalhar em longas-metragens, e assim nasceu a franquia animada que muitos fãs adoram.
Resident Evil: Degeneração (Biohazard: Degeneration, 2008)
Resident Evil: Degeneração foi lançado em 2008 e traz a primeira reunião de Leon S. Kennedy e Claire Redfield depois dos eventos de Resident Evil 2. Na trama, seguimos os dois enquanto tentam impedir um terrorista de liberar um novo vírus no mundo, o G-Vírus.
O filme, assim como todos os outros da franquia, foi feito com CGI e, por esse motivo, não envelheceu muito bem. Todas as expressões dos personagens parecem muito falsas e as cenas de ação são artificiais ao extremo, mas muitos gostam da forma como Degeneração lida com a dinâmica de Leon e Claire, bem como introduz elementos que seriam explorados em jogos posteriores da franquia.
Resident Evil: Condenação (Biohazard: Damnation, 2012)
Lançado em 2012, Resident Evil: Condenação é um dos favoritos dos fãs. Aqui, vemos Leon S. Kennedy indo contra as ordens de seus superiores e destruindo várias armas e ameaças biológicas na Europa. Junto dele, vemos outra figura bem famosa dos jogos, Ada Wong.
O jogo trabalha elementos mais políticos e mostra uma nação europeia à beira de uma guerra civil com interferência dos EUA e da Rússia. Para muitos, é o melhor exemplo de uma adaptação de Resident Evil, por saber incorporar vários elementos (como os tyrants) de uma forma bem orgânica e fiel à essência dos jogos.
Resident Evil: Vendetta (2017)
O terceiro longa-metragem animado se chama Resident Evil: Vendetta e foi lançado em 2017. Na trama, Chris Redfield precisa contar com a ajuda de Leon S. Kennedy e Rebecca Chambers para impedir um terrorista de espalhar outro vírus letal em Nova York.
A premissa é bem derivativa e lembra vários outros capítulos da franquia, tanto nos jogos quanto nas animações. E mesmo assim, é um longa que merece ser conferido por seu visual - é um CGI impecável, com cenas de ação eletrizantes e um bom desenvolvimento dos personagens.
Resident Evil: Infinite Darkness (2021)
Com previsão de lançamento para julho de 2021, Resident Evil: No Escuro Absoluto é uma série animada exclusiva da Netflix. A produção deve trazer de volta Leon S. Kennedy e Claire Redfield em uma missão de investigação, quando um novo vírus zumbi é espalhado.
A série deve se passar depois dos eventos de Resident Evil: Degeneração e do jogo Resident Evil 4, ambientado em 2006. Dessa forma, o que podemos esperar é uma conexão maior com os games e até mesmo um "interlúdio" entre as animações Degeneração e Condenação.
Tem conexões com os jogos?
Para quem gosta da franquia Resident Evil, as animações são um belo presente. Isso porque elas coexistem no mesmo universo dos games, servindo como "interlúdios" entre cada jogo.
Biohazard 4D-Executer, apesar de não ter tanta conexão com os jogos, nos insere no universo de Raccoon City e tem uma trama que serve de "sequência" ao terceiro game.
Resident Evil: Degeneração se passa um anos após o que acontece em Resident Evil 4 e foi a primeira vez que Leon S. Kennedy e Claire Redfield interagiram desde Resident Evil 2. O filme estabelece elementos que seriam desenvolvidos posteriormente em Resident Evil 5.
Resident Evil: Condenação se passa entre os eventos de Resident Evil 5 e 6, trazendo algumas conexões com outros capítulos anteriores e personagens como Ada Wong e Sasha Kozachenko.
Já Resident Evil: Vendetta funciona como um prequel de Resident Evil 7: Biohazard, além de trazer Chris Redfield para esse mundo das animações.
Levando em conta que Resident Evil: Infinite Darkness faz parte desse universo, sabemos que a trama se passará alguns anos depois dos eventos de Resident Evil 4, o que faz dele uma continuação direta de Degeneração.
Tem relação com os filmes live-action?
Aqui vai uma bela notícia para quem detesta os longas live-action da franquia Resident Evil dirigidos por Paul W.S. Anderson e protagonizados por Milla Jovovich - podem respirar aliviados, os filmes animados não têm nada a ver com essas produções e fazem parte de cânones completamente separados.
Isso porque, como já mencionamos no item anterior, os filmes animados existem no mesmo universo dos games. E como os live-actions não compartilham disso e existem em um mundo à parte, você não precisa se preocupar em ver uma versão em CGI de Alice ou qualquer outra criação bizarra saída dos longas de Paul W.S. Anderson.