Resident Evil 4: As principais mudanças do jogo original para o remake

Capa da Publicação

Resident Evil 4: As principais mudanças do jogo original para o remake

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Resident Evil 4 Remake estava sendo extremamente antecipado pelo público e a Capcom, desenvolvedora do jogo, não decepcionou. Apesar de fiel, o game traz mudanças significativas em relação ao original, que é considerado por muitos como o melhor da franquia de zumbis e também como um dos melhores jogos já feitos.

Nesta lista, mostramos as principais mudanças que Resident Evil 4 Remake tem em relação ao jogo original!

Imagem de capa do item

Jogabilidade

O ponto mais importante que recebeu mudanças e que já é possível ver nos trailers de Resident Evil é sua gameplay. Apesar do jogo original ser o responsável por moldar como o gênero de ação era feito na geração do PlayStation 2 e daí em diante, atualmente ele é bem datado, principalmente pelo fato que sempre que Leon vai mirar o personagem não pode se mover.

É claro que isso não é algo que acontece no Remake, mas a desenvolvedora não parou por aí. Além do protagonista conseguir se mover enquanto mira, é possível trocar de arma rapidamente, com um atalho definido nas setas do controle. É possível ficar agachado para matar os Ganados silenciosamente utilizando a faca, e por fim com o item ainda é possível aparar golpes inimigos, como uma forma de defesa, principalmente contra os inimigos que tem uma serra elétrica, chamados de Dr. Salvador.

O problema é que a faca, diferente do original, é um item que tem uma barra de durabilidade, que caso chegue a zero se quebra. A arma pode ser consertada sempre com um mercador, mas além disso é possível encontrar outras, menos resistentes pelo caminho, fazendo o jogador pensar bem antes de usar o objeto.

Imagem de capa do item

Arsenal de Leon

O arsenal de Leon no Resident Evil 4 já era bem extenso, com uma boa variedade de pistolas, metralhadoras, escopetas e até um lança-minas. O novo jogo traz boa parte desses itens, mas com algumas alterações. A primeira é que o lança-minas não está mais disponível, já que ele se uniu à besta de Ada, se transformando em um item só.

Então agora Leon pode atirar flechas em seus inimigos, ou então transformar os virotes em explosivos, que podem ser jogados no Ganado ou no cenário, sendo ativados quando um inimigo estiver próximo. Outra arma que não está disponível é a p.r.l. 412, o atirador de lazer que era desbloqueado ao terminar o jogo na dificuldade profissional.

A Granada Incendiária também foi trocada, por uma Granada Pesada, que tem a mesma funcionalidade da normal, mas com maior dano. Apesar disso, o jogo mantém as outras armas que vão sendo disponibilizadas durante o jogo e traz uma variedade de facas, cada uma com um efeito único.

Sua maleta para guardar itens também passou por mudanças. Durante a jornada Leon pode adquirir maletas de outras cores, que adicionam efeitos únicos, seja tornando mais fácil encontrar munições de pistola, ou então ganhar mais Pesetas, a moeda do jogo. Por fim, é possível colocar alguns amuletos, que também tem alguns benefícios à Leon, seja correr mais rápido ou encontrar mais granadas.

Imagem de capa do item

Missões secundárias

Uma novidade do jogo são pequenas missões secundárias que estão disponíveis durante o jogo inteiro. Durante a jornada de Leon é possível encontrar alguns pedidos do mercador para fazer algo, seja atirar em medalhões azuis, algo que já dava pra ser feito no jogo original, ou então vender 3 cobras para ele. Nenhuma delas é extremamente difícil e algumas, como a relacionada aos já citados medalhões, até estavam no jogo original, mas levemente diferentes.

Na maior parte das vezes a recompensa é algumas Espinelas, uma joia que é utilizada para trocar por alguns itens específicos com o mercador. Eles podem ser apetrechos para as armas, como uma coronheira para a Red 9, ou então um mapa de tesouro que revela os objetos de valor da região.

Imagem de capa do item

Batalhas contra chefes diferentes

As batalhas de chefe foram todas reformuladas. Algumas apresentam somente alguns detalhes diferentes, como a batalha contra Bitores Mendez, que somente amplia a ideia de sua segunda fase, balançando pelo cenário e dando mais poder à criatura. Também é o que acontece com a batalha contra Krauser, que melhora a ideia de um grande desafio criado para Leon.

Mas outras foram completamente reformuladas, como é o caso do confronto contra Salazar. No jogo original ele se tornava uma criatura que ficava presa em uma parte da parede e era preciso atacar seus tentáculos para que o casulo onde ele estava se abrisse, para assim causar dano. No Remake ele é uma criatura que está constantemente se movendo e muitas vezes se fecha no casulo para se proteger. Mas, com isso, fica mais difícil somente ficar parando em um pedaço do cenário atirando no vilão.

Imagem de capa do item

Novos inimigos e algumas alterações

Os Ganados são os principais inimigos que Leon vai encontrar na sua aventura para resgatar Ashley e no Remake eles estão ainda mais ameaçadores. A inteligência artificial deles foi melhorada, tornando-os mais agressivos, o que combina com a jogabilidade atual, já que o protagonista pode se mover enquanto está mirando.

Mas além disso, a Las Plagas, parasita que transforma as pessoas em Ganados, agora apresenta mais uma transformação. No jogo original, a partir do momento que a noite cai, os inimigos podem explodir sua cabeça dando espaço a uma criatura horrenda que pode te cortar, atirar projéteis ou então comer a cabeça de Leon em um só ataque.

No Remake, além dessa transformação, desde os primeiros capítulos os zumbis podem passar por uma transformação um pouco mais sútil. Quando um ganado morre ele pode começar a se contorcer no chão e caso Leon não finalize com a faca ele se levantará com o pescoço quebrado, ainda mais agressivo e resistente.

Junto da nova transformação, existe um novo Ganado, que tem uma máscara de vaca e na maior parte das vezes usa um martelo gigantesco. Chamado de The Brute, eles são extremamente resistentes e podem facilmente acabar com o herói com duas marteladas.

Imagem de capa do item

Ashley não tem mais barra de vida

Ashley sempre foi uma personagem bem odiada na franquia, principalmente por ela frustrar os jogadores sendo constantemente capturada ou então morrendo no meio do confronto contra as criaturas. O Remake tenta dar uma alterada para que a relação com ela se torne menos estressante.

A primeira mudança é que Ashley não tem uma barra de vida, com isso, quando ela recebe algum ataque, ela fica em um estado vulnerável, fazendo com que a garota não se mova. Caso ela receba outro ataque enquanto está vulnerável ela é morta e é fim de jogo. Mas Leon pode chegar até ela e ajudá-la, sem gastar nenhum item de vida, revertendo o status.

Além disso, agora leva mais tempo para os Ganados pegarem a garota para sequestrá-la, dando ainda mais espaço para os jogadores reagirem. Por fim, é possível fazer com a garota ande mais afastado de Leon, o que é muito útil para ela não ser acertada por ataques que visavam o protagonista ou até mesmo explosões.

Imagem de capa do item

Criação de itens

Muitas pessoas afirmam que Resident Evil 4 era um jogo onde constantemente ficavam sem munição, devido aos seus diversos confrontos perigosos. Uma parte do público gostava da sensação de tensão que isso acarretava, enquanto outros só achavam chato. O Remake traz a função de criar itens, dando um pouco mais de alternativa para os jogadores.

O sistema de criação de itens apresenta algumas coisas mais simples como o que já está presente em outros jogos da franquia, que é a combinação das ervas verde, vermelha e amarela para recuperar ainda mais vida. Mas além disso, Leon pode encontrar pólvora e recursos pelo cenário e utilizá-los para criar mais munição para suas armas, virotes ou até mesmo as granadas, deixando mais difícil ao jogador ficar sem recursos.

Imagem de capa do item

Alguns cortes

Apesar de muito do jogo original ter sido mantido ou então levemente alterado, alguns cortes foram feitos. O que é mais fácil de se perceber é a ausência da sala de lasers, um momento de Quick Time Events (QTE), onde o jogador precisa apertar os botões no instante certo para que Leon pulasse os diversos lasers mortais. A cena, apesar de icônica, talvez não combinasse com o tom um pouco mais sério do Remake comparado à obra original.

Um outro ponto deixado de lado foi a fuga da estátua de Salazar. No original, em determinado momento do castelo encontramos uma estátua robô de Salazar gigantesca e então ela começa a perseguir o protagonista. No novo jogo a estátua ainda existe, soltando chamas da boca, mas ela não vai começar a te perseguir loucamente.

Imagem de capa do item

Mudanças nos personagens

Um ponto importante para o Remake de Resident Evil 4, foi que seus personagens tiveram uma construção melhor dentro da narrativa. O maior destaque é Ashley, que deixa de ser só a donzela indefesa e ajuda Leon em alguns momentos, além de ter um trabalho muito melhor durante a história, principalmente o que envolve sua infecção pela Las Plagas.

Mas, além dela, Luis agora tem seus motivos mais explicados durante o decorrer do jogo, tornando o personagem ainda melhor. Os vilões também ganharam com as mudanças. Saddler parece muito mais um líder de um culto religioso no novo jogo, o tornando bem mais assustador e perigoso. Além dele, Krauser tem seus motivos para estar ali bem melhor apresentados, o que adiciona um drama maior com Leon.

Imagem de capa do item

Separate Ways e o final

Esse item terá alguns spoilers do final de Resident Evil 4 Remake, já que eles tem ligação com a campanha de Ada. Separate Ways é a campanha de Ada que estava disponível no lançamento de Resident Evil 4 para PlayStation 2. Ela dá um contexto maior do que a mulher estava fazendo na região e qual era sua missão. Até o momento, o Remake não tem essa campanha, mas é esperado que ela seja lançada como uma DLC eventualmente. Ainda assim, o novo jogo explica um pouco mais os motivos de Ada, e além disso, traz algumas alterações no final.

Em Resident Evil 4 original, Ada consegue fugir da ilha com o âmbar da Las Plagas, mas entrega uma falso para Wesker, que logo depois consegue a verdadeira de Krauser. No Remake, podemos ver a mulher conversando com o vilão enquanto ainda está no helicóptero, mudando de ideia e forçando o piloto a mudar de rota.

O âmbar de Las Plagas é de extrema importância para Resident Evil 5, já que Wesker aprimorou o parasita, para criar uma nova versão que gerou os Majini, os inimigos do quinto jogo. Sem o âmbar a história do próximo jogo pode ser bem diferente do que seu lançamento original. Mas sem o Separate Ways não é possível saber se o vilão conseguiu outra amostra do parasita através de Krauser - caso isso não seja possível, o próximo Remake pode ser bem diferente do que sua versão original.