Rebelde: Todos os easter-eggs e referências à novela mexicana
Rebelde: Todos os easter-eggs e referências à novela mexicana
Mesmo alguns fã de Rebelde podem ter perdido as referências na nova série da Netflix
A nova versão de Rebelde, na Netflix, já está se tornando um grande sucesso entre o público. Com direito a muita nostalgia aos fãs da novela mexicana, a série traz abordagens contemporâneas para cativar os jovens da atualidade, em uma trama ambientada no mesmo universo do fenômeno dos anos 2000.
Caso você já tenha assistido às aventuras da nova geração de Rebelde, provavelmente deve ter identificado alguns elementos familiares. Pensando nisso, reunimos, nesta lista, os easter-eggs e as referências à novela mexicana. Cole sua estrelinha na testa e vamos lá!
O retorno de Pilar Gandía
Em uma das cenas iniciais do primeiro episódio, já temos uma participação bastante especial e nostálgica aos fãs da novela mexicana: a personagem Pilar, interpretada pela atriz Karla Cossío. Na nova versão de Rebelde, ela retornou como a mãe da jovem cantora Jana Cohen (Azul Guaita).
Durante a cena que acontece no quarto de Jana, as duas conversam sobre a entrada da garota no Elite Way School. É assim que Jana comenta sobre o passado da mãe, que, na novela mexicana, era filha do diretor do colégio.
A família Colucci
A polêmica família Colucci também marcou presença na série da Netflix. Até mesmo um dos protagonistas, o jovem Luka Colucci (Franco Masini), faz parte do clã. Seu relacionamento conturbado com o pai e a vontade de seguir os passos de sua parente - a lendária Mia Colucci, interpretada por Anahí na novela mexicana - adicionam um drama a mais na trama da nova geração de Rebelde.
O adesivo de estrela
Falando de Mia Colucci, é claro que a produção têm diversos easter-eggs da personagem ao longo do enredo. Um dos mais legais já acontece no primeiro episódio, quando os novatos estão conhecendo o colégio e M.J. (Andrea Chaparro) chega com um adesivo de estrela na testa, referência à tendência que Mia usava na telenovela.
É aí que Emilia, interpretada pela brasileira Giovanna Grigio, faz uma menção direta à mimada Colucci, dizendo para M.J.: “Esqueça o sonho de se tornar Mia Colucci. Não há nada mais constrangedor do que um fã”.
O chapéu rosa de Sálvame
Outro easter-egg que emocionou os fãs foi o icônico chapéu rosa que Anahí utiliza no clipe da música Sálvame. O item apareceu na cabeça de Jana, durante uma apresentação forçada após o grupo de protagonistas ser “raptado” pela organização secreta chamada A Seita. Na cena, Jana é até mesmo comparada à Mia, quando um dos integrantes da organização diz que "a nova Mia não tem futuro".
O legado do RBD
O fenômeno conhecido como RBD transcendeu a telenovela mexicana e conquistou uma legião de fãs nos anos 2000. O grupo musical, formado por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher von Uckermann e Christian Chávez é considerado um dos mais famosos da América Latina, e encerrou suas atividades em 2009.
Por causa de sua grande influência, dentro e fora da novela, a banda também está presente no universo da série da Netflix. O Elite Way School mantém uma área exclusiva para homenagear o legado do RBD, onde estão os clássicos uniformes, pôsteres, prêmios da banda e muito mais.
A própria banda formada pelos protagonistas relembra a formação original do RBD, destacando a importância do grupo no enredo. Afinal, a amizade dos seis personagens principais começa a partir da apresentação forçada pela Seita, onde eles vestem os uniformes clássicos e cantam a música de abertura da novela mexicana.
As músicas do RBD
Assim como o RBD tem forte influência na trama, a nova geração de Rebelde também traz algumas canções bastante famosas da banda original. E, apesar de trazer músicas inéditas, a nostalgia da novela mexicana não poderia ficar de fora.
Uma das primeiras regravações feitas pelos alunos é de Rebelde, música de abertura da novela mexicana. Outras canções conhecidas dos fãs de RBD aparecem durante a Batalha de Bandas, quando os alunos recebem o desafio de gravar um clipe, no sexto episódio. Entre elas estão Sálvame, Tras de Mí, Nuestro Amor e Solo Quédate en Silencio.
Os uniformes clássicos
Outra referência clássica à novela mexicana é o uniforme dos alunos. As vestimentas da produção original ficaram marcadas na mente do público nos anos 2000: todo mundo queria se vestir igual aos jovens do Elite Way School, com suas gravatas e seus blazers vermelhos memoráveis.
Em Rebelde da Netflix temos uma versão repaginada dos uniformes: os blazers e as gravatas continuam lá, mas os alunos possuem maior liberdade para mostrar suas personalidades e estilos pessoais através das roupas, trazendo mais modernidade à trama.
A diretora do Elite Way School
“Sejam bem-vindos. Alguns de vocês já me conhecem. Para quem não conhece, sou a diretora Celina Ferrer”. É assim que mais uma participação especial da versão de Rebelde da Netflix acontece, com o retorno da atriz Estefanía Villarreal como Celina, personagem que esteve presente na novela mexicana. Melhor amiga de Mia Colucci, Celina era apaixonada por Miguel e enfrentava vários problemas de autoestima na trama.
No reboot, Celina é a diretora do Elite Way School. Enquanto comanda a escola, ela tenta solucionar o mistério envolvendo o retorno da Seita e os problemas causados pelo grupo de protagonistas.
A Seita
Na novela mexicana, a Seita era uma organização secreta que tinha como propósito expulsar os alunos bolsistas do Elite Way School. O grupo, formado pelos integrantes do colégio, fazia ameaças e perseguia aqueles que não eram da elite. O personagem Miguel (Alfonso Herrera), por exemplo, era constantemente perturbado pelos participantes da organização, já que ele era bolsista.
Já na série da Netflix, a primeira aparição da Seita acontece no primeiro episódio, quando os membros “sequestram” os novatos e fazem com que eles cantem a música tema da telenovela. A partir de então, o grupo ameaça a paz da escola, mas Jana (Azul Guaita) faz tudo que está ao seu alcance para desmascarar a sociedade secreta.
E aí, pegou essas referências e easter-eggs da novela mexicana enquanto maratonava Rebelde? Comente!