Ralph Macchio: 10 fatos e curiosidades sobre o ator de Cobra Kai e Karate Kid
Ralph Macchio: 10 fatos e curiosidades sobre o ator de Cobra Kai e Karate Kid
Tudo sobre a vida e a carreira de Ralph Macchio
Se você cresceu nos anos 80 ou 90, com certeza já viu algum filme estrelado por Ralph Macchio. O astro de Karatê Kid marcou época após fazer plateias no mundo inteiro torcerem por seu Daniel LaRusso, mas também esteve em outros grandes sucessos, como Vidas Sem Rumo e A Encruzilhada.
Tenho voltado a ganhar maior notoriedade em Cobra Kai, a vida e a carreira de Ralph Macchio são cheias de curiosidades interessantes, mostrando que ele é muito mais que apenas o aprendiz do sr. Miyagi. Nesta lista, você descobrirá algumas delas!
Início de carreira
Nascido em 1961 em Huntington, Nova York, Ralph George Macchio Jr. começou cedo, tendo lições de sapateado aos 3 anos de idade. Sua carreira ainda nos anos 70, aparecendo em comerciais de TV diversos, mas seu primeiro papel no cinema foi na comédia Rebeldes da Academia, de 1980, no qual interpretava um recruta desbocado. Depois brilhou na série Oito é Demais, onde viveu Jeremy Andretti.
Após vários trabalhos na TV, veio seu primeiro grande filme: Vidas Sem Rumo, dirigido por Francis Ford Coppola, no qual atuou ao lado de Tom Cruise, Patrick Swayze, Diane Lane, Emilio Estevez e grande elenco, garantindo seu lugar ao sol em Hollywood.
A Hora da Verdade
Em 1984, veio o filme que o imortalizaria nas telas do cinema, Karatê Kid: A Hora da Verdade, que dispensa qualquer apresentação. Com o sucesso, sua carreira atingiu níveis meteóricos. Mas o papel lhe exigiu muito esforço.
Totalmente leigo em karatê, Macchio precisou treinar bastante para passar alguma credibilidade. Além disso, ele chegou a se machucar de verdade durante as gravações: o chute de Johnny Lawrence (William Zabka) durante a festa de Halloween acabou o atingindo de verdade, e o ferimento que ele tem no queixo mostrado no filme é real.
Quantos anos tinha Ralph Macchio em Karatê Kid?
Quem assiste à trilogia Karatê Kid pode pensar que Ralph Macchio tinha 15 ou 16 anos durante as gravações, devido a sua cara de criança. Ledo engano: o ator já estava nos seus 22 quando fez o filme, algo que surpreende o fã mais incauto. Isso chama ainda mais atenção no terceiro filme, no qual ele é mais velho que o ator que interpreta o vilão Terry Silver.
Hoje, Macchio está com 59 anos, 4 anos mais velho do que Pat Morita quando viveu o sr. Miyagi no primeiro filme. Mas não parece de jeito nenhum.
Ralph Macchio realmente tocou guitarra no filme A Encruzilhada?
Outro sucesso de Ralph Macchio nos cinemas foi A Encruzilhada, de 1986. Nele, o ator vive um jovem que viaja ao lado de um velho cantor de blues que vendeu sua alma ao demônio com o objetivo de tomá-la de volta, o que acaba numa disputa acirrada de guitarra entre o personagem de Macchio e ninguém menos que o lendário guitarrista Steve Vai no final.
Macchio teve que aprender a tocar um pouco de guitarra para fazer o filme. O diretor Walter Hill contratou o guitarrista Arlen Roth para ensinar Macchio a tocar. Eles tinham aula quatro vezes na semana, durante meses, mas mesmo assim, seria impossível que o ator realmente atuasse e tocasse em todas as cenas.
Por isso, na cena da disputa, o próprio Steve Vai assumir o lugar de Macchio, do pescoço pra baixo. O resultado ficou bem convincente.
Herdeiro do Miyagi-Do
Em Karate Kid, Daniel recebe de presente do sr. Miyagi um carro conversível Ford Super DeLuxe Club, produzido em 1940, como presente de aniversário. O que muitos fãs não sabem é que o carro de fato pertence a Ralph Macchio na vida real e ele o tem até hoje, tendo inclusive o emprestado para as gravações de Cobra Kai.
Mas não é só: a bandana do Miyagi-Do dada a ele por Pat Morita no filme, assim como seu kimono, também pertencem a Macchio, que guarda ambos como um grande tesouro. Eles também podem ser vistos na série Cobra Kai.
Amizade além das telas
Ralph Macchio e Pat Morita não eram inseparáveis apenas em Karatê Kid, mas também na vida real. Em várias entrevistas, o ator nunca escondeu a admiração que sentia por Morita, que era seu mentor na frente e atrás das câmeras, e que a química que existia entre os dois nasceu de forma instantânea e natural.
Durante o funeral de Morita, em 2005, Macchio fez um discurso emocionante para celebrar a vida e a obra de seu amigo que terminava com a frase "Para sempre, meu sensei", evidenciando o laço verdadeiro que havia entre os dois
Ralph Macchio na Marvel?
Os fãs mais observadores do Marvel Studios, do tipo que ficam no cinema até acabarem os créditos, notaram que o nome de Ralph Macchio aparece em vários filmes na parte de agradecimentos especiais. Será que ele trabalhou de alguma maneira nesses filmes? Na verdade, não é bem assim.
O Ralph Macchio a quem os créditos se referem na realidade é o editor e roteirista que trabalhou em vários títulos da Marvel Comics durante a década de 80, como Demolidor, Homem-Aranha, X-Men e Shang-Chi. Mas se quiserem escalar o Ralph Macchio ator em algum próximo filme, somos a favor da ideia!
Ralph Macchio, o produtor
Além de atuar na frente das câmeras, Ralph Macchio também trabalha como produtor. Entre os filmes produzidos por ele estão as séries de TV American Gypsies e The Ties That Bind, além do curta-metragem Across Grace Alley, que ele também escreveu e dirigiu.
Recentemente ele tornou a voltar ao posto de produtor em Cobra Kai, cargo que ocupa junto com William Zabka, seu companheiro de cena desde Karatê Kid.
Defensor da natureza
Macchio também é conhecido por seu lado filantrópico, especialmente voltados para a causa da proteção aos animais. E quando a vida lhe deu uma oportunidade de participar de um salvamento de forma mais ativa, ele não decepcionou.
Certa vez, Macchio encontrou um filhote de golfinho ferido e encalhado em uma praia de Malibu, o qual ele prontamente salvou. Mas quando os repórteres locais vieram para cobrir a história, ele lhes pediu, muito educadamente, para permanecer anônimo. A verdade só foi revelada em uma entrevista recente.