6 quadrinhos para quem gostou de Sandman

Capa da Publicação

6 quadrinhos para quem gostou de Sandman

Por Gus Fiaux

Sandman chegou à Netflix  no começo do mês e já se tornou um dos grandes sucessos da plataforma de streaming, adaptando com perfeição a obra original de Neil Gaiman. Na série, somos convidados a acompanhar a história de Sonho dos Perpétuos, que passa cem anos aprisionado por mortais e finalmente se liberta, apenas para ver seu reino em ruínas.

Uma das HQs mais aclamadas de todos os tempos, Sandman prova como Neil Gaiman é um gênio na forma de contar suas histórias e na mitologia por trás de suas criações. Mas não fique triste: selecionamos aqui 6 quadrinhos para ler caso você tenha gostado de Sandman

Claro que a maior recomendação de todas é: leia a própria história de Morpheus, que já foi publicada no Brasil por várias editoras e atualmente tem edições econômicos e de luxo disponíveis pela Panini Comics. Porém, aqui iremos desbravar HQs de outros criadores, outros universos e outras editoras – nem sempre relacionadas a Sandman.

Imagem de capa do item

Fábulas

Criada por: Bill Willingham

Publicada por: DC Comics/Vertigo (EUA) e Panini Comics (Brasil)

Dentro de Sandman, temos uma enorme variedade de mitologias e lendas coexistindo em um mesmo universo - desde deuses nórdicos ao Satã bíblico, até mesmo personagens fictícios que, de certa forma, "existem". E é essa mistura que faz o quadrinho ser tão excepcional. O mesmo acontece com Fábulas, de Bill Willingham.

Aqui, somos inseridos em um universo habitado por seres lendários e pelos personagens clássicos dos contos de fadas, como o Lobo Mau, o Papai Noel, Pinóquio, a Cinderela e diversos outros. A série original teve mais de 150 edições, além de vários spin-offs focados em personagens específicos - o que certamente te colocará em um universo muito rico e vasto, cheio de histórias sinistras para explorar.

Imagem de capa do item

O Inescrito

Criada por: Mike Carey e Peter Gross

Publicada por: DC Comics/Vertigo (EUA) e Panini Comics (Brasil)

Uma das coisas mais fascinantes em Sandman é a forma como Neil Gaiman reflete sobre a própria arte de contar histórias, seja através das várias desventuras de Morpheus ou dos outros personagens. Se você se interessou por isso, uma baita indicação é a série O Inescrito, de Mike Carey e Peter Gross, que teve ao total 71 edições ao longo de 11 volumes.

Na trama, acompanhamos a vida de Tommy Taylor, um homem comum que cresceu à sombra de um personagem ficcional de mesmo nome, um mago implacável e poderoso, que foi criado por seu próprio pai. A série nos traz uma grande variedade de referências a obras literárias, e é uma ótima pedida para quem ama contar e ouvir histórias, já que lida com os limites borrados entre ficção e realidade.

Imagem de capa do item

Promethea

Criada por: Alan Moore, J.H. Williams III e Mick Gray

Publicada por: America's Best Comics (EUA) e Panini Comics (Brasil)

Neil Gaiman é um dos nomes que liderou a chamada "invasão britânica" nos quadrinhos, mas outro nome que não podemos deixar de lado é Alan Moore, conhecido por obras incontáveis como Watchmen, V de Vingança e A Piada Mortal. No entanto, uma obra sua que dialoga muito com a série de Gaiman é Promethea, um quadrinho que traz à tona toda a vertente mística do autor.

Contada através de trinta e duas edições, a história segue Sophie Bangs, uma universitária de Nova York, que acaba incorporando uma poderosa entidade chamada Promethea, cuja principal missão é trazer o apocalipse para a Terra. O quadrinho combina elementos de magia, o mito dos super-heróis, ficção científica e fantasia, tudo abrilhantado pela arte estonteante de J.H. Williams III e Mick Gray.

Imagem de capa do item

The Wicked + The Divine

Criada por: Jamie McKelvie e Kieron Gillen

Publicada por: Image Comics (EUA) e Geektopia (Brasil)

Ainda que não sejam categorizados como "deuses", os Perpétuos tem um certo ar de divindade que transparece em cada página de Sandman. E se você gosta de ver como deuses interagem uns com os outros no mundo contemporâneo, uma ótima pedida é The Wicked + The Divine, a série aclamada escrita por Kieron Gillen e ilustrada por Jamie McKelvie, que foi publicada pela Image Comics.

Na trama, a cada noventa anos, deuses de diferentes panteões reencarnam no corpo de vários mortais. Assim, eles são amados e odiados, mas todos são mortos dois anos depois de sua chegada. Na trama, acompanhamos uma mulher normal chamada Laura Wilson, que precisa investigar o misterioso assassinato de um dos deuses. Detalhe: WicDiv também possui seu próprio Lúcifer - que lembra muito o Lúcifer de Sandman na Netflix.

Imagem de capa do item

Separados

Criada por: Scott Snyder, Scott Tuft e Attila Futaki

Publicada por: Image Comics (EUA) e DarkSide Books (Brasil)

Ainda que não seja bem uma HQ de terror, Sandman sempre brilhou em seus momentos mais sombrios e obscuros - basta lembrar de toda a trama envolvendo o Coríntio e a convenção de cereais. Se você gosta de histórias com um fundo mais grotesco, uma recomendação excelente é a minissérie Separados, escrita por Scott Snyder e Scott Tuft, com artes de Attila Futaki.

Com apenas sete edições, a trama segue um jovem garoto que é perseguido por um assassino cruel, com dentes afiados e uma fome insaciável. A trama se passa no começo do Século XX e mostra a caçada de gato e rato entre o menino e seu algoz, com momentos genuinamente revoltantes e um final muito agridoce. Recentemente, a minissérie foi publicada integralmente em um volume de capa dura pela DarkSide Books no Brasil.

Imagem de capa do item

Morte: O Preço da Vida

Criada por: Neil Gaiman, Chris Bachalo e Mike Dringenberg

Publicada por: DC Comics/Vertigo (EUA) e Panini Comics (Brasil)

Por outro lado, temos aqui uma recomendação que conversa diretamente com a trama de Sandman, já que é ambientada no mesmo universo e é focada em uma das personagens mais queridas da série original. Morte: O Preço da Vida é uma minissérie escrita por Neil Gaiman e ilustrada por Chris Bachalo. Na trama, seguimos a Perpétua enquanto ela tira um dia "de folga" de suas responsabilidades.

Emocionante e cheia de referências aos eventos de Sandman - temos até uma participação de Hettie Maluquete -, a minissérie é daquelas que vai fazer você se apaixonar ainda mais pela Morte. Aqui, ela assume a forma de uma jovem garota chamada Didi, enquanto tenta convencer um rapaz suicida a não tirar sua própria vida. Outra indicação é o quadrinho Morte: O Grande Momento de Sua Vida, também de Gaiman e Bachalo.