Os 10 primeiros vilões a derrotarem os Vingadores nos quadrinhos

Capa da Publicação

Os 10 primeiros vilões a derrotarem os Vingadores nos quadrinhos

Por Junno Sena

No Universo Cinematográfico da Marvel, vimos os Vingadores enfrentando cada desafio de cabeça erguida. Porém, isso não significa que ganharam todas as batalhas. Entre Thanos, Ultron e invasões alienígenas, é certo afirmar que o grupo encontrou mais perdas que ganhos ao longo dos anos, característica que herdada de seus quadrinhos.

Em suas histórias, os Heróis Mais Poderosos da Terra podem perder, mas sempre encontram uma brecha para retornarem mais fortes. Nessa lista, separamos alguns dos vilões que já conseguiram marcar um ponto contra a equipe. E você? Qual seria sua estratégia para derrotar os Vingadores? Deixe nos comentários.

Obs: Para essa lista, foram desconsiderados atuais heróis como Namor e Hulk.

Imagem de capa do item

Fantasma do Espaço

Derrotou os Vingadores em: 1963

Quadrinho: Avengers #2 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 4)

Alguns podem até acreditar que o primeiro vilão a derrotar os Vingadores foi alguém como Kang, o Conquistador, mas, na verdade, foi uma figura obscura dos quadrinhos. Com sua habilidade de se transformar em qualquer pessoa, o Fantasma do Espaço criou desconfiança entre os heróis e quase fez com que a equipe se separasse.

Imagem de capa do item

Mestres do Terror

Derrotou os Vingadores em: 1964

Quadrinho: Avengers #7 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 15)

Após o encontro com o Fantasma do Espaço, os Vingadores apenas encontraram um desafio a altura algumas edições depois. Em Avengers #7, um grupo de vilões, Mestres do Mal, conseguiram derrotar os Heróis Mais Poderosos da Terra sem dar um único soco.

Depois que o Barão Zemo, líder da equipe, recrutou alguns vilões asgardiano, Encantor usou sua magia para infectar as mentes dos Vingadores, forçando-os a lutar entre si.

Imagem de capa do item

Kang, o Conquistador

Derrotou os Vingadores em: 1964

Quadrinho: Avengers #8 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 15)

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, Kang, o Conquistador, se tornou uma pedra no sapato dos Vingadores. Usando tecnologia avançada do futuro para conquistar o passado, o vilão fez com que os heróis da Marvel parecessem patéticos dada a facilidade com que os derrotou.

Imagem de capa do item

Conde Nefária

Derrotou os Vingadores em: 1965

Quadrinho: Avengers #13 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 27)

Conde Nefária provou que não é necessário utilizar da força bruta para derrotar os Vingadores. Em Avengers #13, o vilão convida os heróis para uma reunião especial em sua homenagem. É então que Nefária aprisiona e envenena os Vingadores, os deixando inconscientes. Em seguida, ele copia suas habilidades e apresenta uma versão deturpada deles, sujando a reputação dos heróis.

Imagem de capa do item

Kalusianos

Derrotou os Vingadores em: 1965

Quadrinho: Avengers #14 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 27)

Escondidos no subterrâneo da Terra, os Kalusianos são uma raça alienígena que pegou os Vingadores de surpresa. Em sua história de apresentação, quando os alienígenas foram descobertos, os Kalusianos bombardearam cada um dos heróis e os levou até seu líder.

Imagem de capa do item

Comissário

Derrotou os Vingadores em: 1965

Quadrinho: Avengers #18 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 33)

Sendo uma espécie de “super soldado comunista”, o Comissário é o típico vilão que procura demonstrar sua superioridade para mostrar o quão “pequena” é a força estadunidense, isto é, os Vingadores. Para isso, o Comissário não apenas os atraiu para uma armadilha como os incapacitou de uma vez só.

Imagem de capa do item

Espadachim

Derrotou os Vingadores em: 1965

Quadrinho: Avengers #19 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 33)

Alguns podem lembrar de Jack Duquesne apenas como um homem elegante na minissérie Gavião Arqueiro, mas, anos antes da criação do Universo Cinematográfico da Marvel, ele foi responsável por uma derrota dos Vingadores.

Em Avengers #19, Duquesne, também conhecido como Espadachim, engana e quase mata o Capitão América, deixando todos os Vingadores vulneráveis sem uma liderança.

Imagem de capa do item

Encantor

Derrotou os Vingadores em: 1965

Quadrinho: Avengers #21 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 33)

Algo que se repete nas primeiras histórias dos Vingadores é a inaptidão dos heróis em enfrentar ameaças que não dependem apenas de força bruta. Desde Fantasma do Espaço até o Espadachim, boa parte desses vilões utilizaram de manipulações para derrotar os heróis. E isso não foi diferente para Encantor. A feiticeira preparou diversas armadilhas para a equipe, virando a opinião pública contra os heróis e garantindo uma vitória limpa.

Imagem de capa do item

Doutor Destino

Derrotou os Vingadores em: 1966

Quadrinho: Avengers #25 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 44)

E a estratégia de Doutor Destino não foi muito diferente da de Encantor. Em Avengers #25, o vilão envia uma carta falsa para Mercúrio e a Feiticeira Escarlate, os convidando para Latvéria. Lá, os Vingadores caem nas mãos do poderoso ditador ao serem pegos de surpresa em um castelo cheio de armadilhas e Doombots.

Imagem de capa do item

Attuma

Derrotou os Vingadores em: 1966

Quadrinho: Avengers #26 (Publicado no Brasil em Coleção Clássica Marvel n° 44)

Assim como o Comissário, Attuma, o comandante militar de Atlante, reconheceu que era necessário “dividir para conquistar”. Para isso, ele escolheu cada herói para uma batalha individual, derrotando rapidamente a Vespa, o Capitão América e a Feiticeira Escarlate.