Pokémon Scarlet e Violet: 10 maiores mudanças que os novos jogos trouxeram para franquia

Capa da Publicação

Pokémon Scarlet e Violet: 10 maiores mudanças que os novos jogos trouxeram para franquia

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Cada novo jogo de Pokémon traz pequenas mudanças, adicionando algumas novidades à franquia. Em tempos recentes essas coisas novas estavam cada vez mais escassas, o que gerou muitas reclamações do público. Em Scarlet e Violet a desenvolvedora Game Freak, decidiu ouvir seus fãs e trazer grandes alterações no jogo, dando uma nova experiência para os jogadores.

Nesta lista você confere as 10 principais mudanças do Pokémon Scarlet e Violet.

Imagem de capa do item

Ginásios levemente diferentes

Nesse jogo os ginásios têm todos o mesmo formato, um prédio grande com uma pokébola no centro. O motivo disso é que agora eles funcionam levemente diferente dos jogos anteriores. O estabelecimento serve somente para você se inscrever no desafio.

Depois de inscrito o jogador precisa completar um desafio do ginásio que pode ser qualquer coisa, desde batalhar com alguns treinadores, brincar de encontrar uma pessoa específica no meio da multidão, ou até mesmo visitar uma outra cidade. Depois de completado é a hora de enfrentar o líder, a arena sempre será um local da cidade, que pode ser o topo de uma árvore ou até mesmo um restaurante.

Imagem de capa do item

Explore da sua própria forma

Um dos grandes pontos que chamaram a atenção para Pokémon Scarlet e Violet foi a liberdade para completar os objetivos. Durante o jogo é possível enfrentar 8 líderes de ginásio, 5 chefes do Time Stars e 5 Pokémon titãs. O grande diferencial é que não existe uma ordem obrigatória para fazer os conteúdos.

Cada jogador pode começar sua jornada pelo objetivo que ele achar mais interessante e pode acessar quase todas as áreas do mapa no momento que ele quiser. O único problema é que como os níveis dos Treinadores e Pokémon não são adaptados pelo avanço do jogador, existem alguns locais e objetivos que são quase impossíveis de completar no início, mas apesar disso é possível tentar.

Imagem de capa do item

Terastralizing gera estratégicas únicas de combate

Todo jogo de Pokémon traz uma mecânica única para dar um toque a mais no combate do jogo. Entre elas já tivemos as Mega Evoluções, Z Move e o Dynamax. Em Scarlet e Violet temos o Terastralizing, que apesar de ter um visual não muito interessante, introduz toda uma nova forma de pensar nas estratégias para montar um time.

O Terastralizing reveste o Pokémon em uma forma de cristal que amplifica os golpes do tipo da habilidade. Mas o principal detalhe da nova mecânica é que cada Pokémon pode ter o Terastralizing de um tipo que não é o dele, fazendo com que ao ser ativado a criatura ganha um novo tipo.

Por exemplo, Pikachu é um Pokémon do tipo Elétrico, se ele tiver um Terastralizing do tipo Voador, enquanto a mecânica estiver ativada Pikachu deixará de ser um Pokémon Elétrico para ser voador sendo imune a golpes do tipo Terra. A nova funcionalidade é utilizada pelos Líderes de Ginásio onde cada um apresenta um Pokémon que não faz parte do seu Tipo, mas com o Terastralizing ativado ele é igual as outras criaturas dele.

Imagem de capa do item

Nada de encontros aleatórios

Desde Pokémon Sword e Shield a Game Freak tem tentado fugir dos encontros aleatórios em grama alta, onde não é possível saber quando terá um conflito e contra qual criatura será. Em Legends Arceus já não existem esses encontros, mas ele não faz parte direta da franquia principal.

Agora em Scarlet e Violet os encontros aleatórios finalmente não existem de forma alguma. Durante toda a sua jornada o jogador vai encontrar os Pokémon andando, voando, correndo ou nadando pelo mundo. Infelizmente diferente de Legends Arceus, não dá para pegar as criaturas sem combate, mas jogando a Pokébola em um monstrinho despercebido faz com que ele não ataque no primeiro turno, dando alguma vantagem.

Imagem de capa do item

Formas de locomoções desbloquadas já no início

Todo jogo de Pokémon o personagem eventualmente ganha uma bicicleta para andar mais rápido, aprende Surf para se locomover pela água, ou Fly para usar a viagem rápida. Nos jogos mais recentes a necessidade de ensinar golpes para os Pokémon para se locomover já havia sido descartada, mas ainda era algo que levava um tempo para ser desbloqueado.

Agora em Scarlet e Violet você recebe o Pokémon lendário de cada edição Koraidon e Miraidon logo no início, e assim que sua jornada pelos objetivos começa ele já pode ser utilizado para se locomover mais rápido. A viagem rápida também já é desbloqueada assim que o jogo começa, e para andar na água é preciso somente completar um objetivo específico que pode ser encontrado com muita facilidade.

Imagem de capa do item

Jogue com seus amigos

Por muitos anos os jogadores pediam por novas formas de interagir com seus amigos dentro do jogo para além de trocar Pokémon e batalhar. Em Sword e Shield foi adicionado Raides, batalhas de até 4 jogadores contra criaturas extremamente poderosas, mas ainda assim não era o que o público pedia.

Agora em Scarlet e Violet é possível explorar o mundo junto de até 3 outros jogadores com o Union Circle, capturando Pokémon e encontrando novas cidades. Cada jogador pode progredir sua história enquanto estiver em um Union Circle, sem atrapalhar os outros. Por fim, caso tenha um personagem de cada versão do jogo Pokémon exclusivos de cada um podem surgir, para todos capturarem.

Imagem de capa do item

Seu Pokémon pode batalhar automaticamente

Uma funcionalidade que aparece em alguns jogos da franquia Pokémon e os jogadores sempre gostam é quando seu principal monstrinho te segue enquanto você está explorando o mundo. Scarlet e Violet não tem as criaturas acompanhando o tempo todo, mas é possível fazer eles saírem da Pokébola por um tempo devido a função Let’s Go.

Com o Let’s Go, o Pokémon no topo do seu time sai de sua Pokébola e passeia pelo mapa por conta própria até uma certa distância do jogador. Com isso ele pode sozinho batalhar contra outros no mapa para ganhar experiência e item para o protagonista. O ponto positivo dessa função é que ele não entrará em batalha contra nenhum Pokémon Shiny, então não existe o risco de perder a criaturinha especial por soltar seu companheiro um pouco.

Imagem de capa do item

Mudanças na criação de TMs

TMs ou Technical Machines, são itens que servem para ensinar novos golpes para seus Pokémon. Nos jogos anteriores para adquirir esses itens era preciso encontrá-lo pelos cenários ou então comprar em algumas lojas. Em Scarlet e Violet ainda é possível encontrar os TMs pelo cenário, mas existe uma outra forma de consegui-los.

Em todos os centros Pokémon existe uma máquina que é capaz de criar TMs, caso o jogador tenha os itens necessários. Para cada golpe é preciso de uma quantia de material que é coletado ao capturar ou derrotar um Pokémon e também Pontos de Liga. Inicialmente a variedade de itens que podem ser criados é pequena, para aumentar é preciso derrotar os Chefes do time Star.

Cada chefe derrotado recompensa o jogador com Pontos de Liga, Materiais e adiciona mais alguns TMs para a lista de criação da máquina. O lado negativo das mudanças é que agora os objetos voltam a ter um uso único como os jogos da primeira geração até a quarta.

Imagem de capa do item

Treinadores pelo mundo não são mais batalhas obrigatórias

Outra reclamação dos fãs de Pokémon é em relação às batalhas contra treinadores enquanto se explora os locais, que anteriormente eram ativadas assim que o jogador entra no campo de visão do personagem. No novo jogo isso não acontece mais, todas as batalhas contra treinadores são opcionais.

Para fazer com que as pessoas tenham vontade de enfrentar esses personagens pelo cenário, agora próximo ao centro Pokémon podemos encontrar uma pessoa que computa quantos treinadores tem nessa área e quantos o jogador enfrentou. Caso tenha enfrentado um número específico uma recompensa é recebida, que pode ser poções, Pokébolas entre outras coisas.

Imagem de capa do item

Recompensas por completar marcos da Pokédex

Um dos principais desafios nos jogos Pokémon é completar a Pokédex, capturando todas as criaturas disponíveis na região. Sempre que o objetivo é cumprido o jogador é recompensado com um Shiny Charm que permite encontrar Pokémon Shiny com mais facilidade.

Em Scarlet e Violet, além da recompensa final, a Pokédex apresenta pequenos marcos para serem cumpridos. Sempre que o jogador atinge um número de Pokémon capturados ele pode acessar os marcos e receber seu prêmio. As recompensas são variadas e podem ser, Pokébolas, Pedras de Evolução, Berries e Stardust que podem ser vendidas em qualquer centro Pokémon.