Pokémon: Os 10 melhores momentos da Equipe Rocket no anime
Pokémon: Os 10 melhores momentos da Equipe Rocket no anime
Depois de 25 anos tentando pegar o Pikachu, é hora de se despedir
A jornada de Ash Ketchum como protagonista do anime Pokémon está chegando ao fim. O treinador de Pallet enfrentou muitos desafios ao longo do caminho para se tornar um Mestre Pokémon, mas o mais divertido sem dúvida foi enfrentar o trio de agentes incompetentes da Equipe Rocket — Jessie, James e Meowth.
Sempre falhando com o plano de capturar o Pikachu, o grupo ficou conhecido por suas armadilhas, seus disfarces, os robôs gigantes e as decolagens quando as coisas não davam certo. E depois de 25 temporadas, o trio também está prestes a se despedir do público. Para matar a saudade, relembramos os 10 melhores episódios focados na Equipe Rocket.
Prepare-se para a encrenca
Mesmo que seus planos falhem em todos os episódios, nada é capaz de abalar o companheirismo incondicional de Jessie e James. Quem acompanhou o anime desde o início sempre teve curiosidade de descobrir como essa dupla se conheceu. E este encontro acabou sendo mostrado no episódio especial Dias de Treinamento.
Na academia de recrutas da Equipe Rocket, Jessie era rejeitada por todos os candidatos a parceiros por ser muito egoísta e impiedosa. E sua última chance de ser aprovada na organização era completando uma missão com o gentil e dedicado James. A dupla suou para cumprir seu objetivo, especialmente após serem obrigados a trabalhar com um covarde e preguiçoso Meowth, mas no final viraram companheiros para a vida toda.
- Temporada: Chronicles
- Episódio: Dias de Treinamento
O passado secreto de James
Outro momento crucial para o desenvolvimento da equipe foi a revelação do passado secreto de James. Apesar de se sujeitar a miséria em sua vida de crimes, o jovem é herdeiro de uma família muito rica de Kanto. E o grande motivo para ter saído de casa, além de manter uma distância segura de seus pais controladores, era para fugir de um noivado com a intimidadora Jesebelle.
Ver o pequeno James sobrevivendo o pão que o Giratina amassou ao lado de seu pobre Growlithe é de partir o coração. Mas o que mais marcou neste episódio foi a força dos laços de amizade da Equipe Rocket. Em um primeiro momento, Jessie e Meowth querem tirar proveito da situação de qualquer jeito, mas após perceberem como aquelas lembranças machucam James, fazem de tudo para proteger o seu amigo. Fofo demais.
- Temporada: 1
- Episódio: Sagrado Matrimônio
A origem de Meowth
Ao longo da jornada, Ash encontra Pokémon que falam por telepatia, outros que usam humanos para se comunicar e ainda um caso de humano em corpo de Pokémon. Mas nenhum outro Pokémon consegue falar com naturalidade como o Meowth da Equipe Rocket. A origem do gato tagarela foi um dos grandes mistérios do início do anime e rendeu um episódio cheio de romance, drama e reviravoltas.
Em Vai para o Oeste, Jovem Meowth, descobrimos que o felino nem sempre soube falar. Ele foi jogado nas ruas após causar confusão para um time de beisebol e acabou vagando até Hollywood. Então encontrou Meowzie, uma linda Meowth, em um beco e foi amor à primeira vista. Para conquistar sua amada, Meowth treinou a fala humana noite e dia vendo filmes de cinema. Conseguiu a impressionante habilidade, mas no final foi trocado por um Persian.
Uma história digna de novela mexicana — nada mais adequado para o dramático Meowth.
- Temporada: 2
- Episódio: Vai para o Oeste, Jovem Meowth
Contra seus rivais
A Revolta de Pikachu é o episódio perfeito para compor essa lista porque reúne alguns dos momentos mais marcantes de outros episódios icônicos da Equipe Rocket. Tem Cassidy e Butch em um plano engenhoso, como no clássico O Segredo do Centro de Criação (T1E52), tem um Drowzee manipulando Pokémon em massa, como em Soneca Hipnótica (T1E26) e tem uma trégua entre o trio e os pirralhos. A pura essência de Equipe Rocket.
Na trama, Pikachu e Togepi se voltam contra os heróis assim que pisam em uma nova ilha do Arquipélago Laranja. Acontece que todos os Pokémon deste lugar estão se revoltando e desaparecendo. A única que pode resolver isso é a Policial Jenny, uma vez que seu Gastly é imune. Após perderem para seus rivais, Jessie e James se juntam aos pirralhos para por um fim nessa confusão.
- Temporada: 2
- Episódio: A Revolta de Pikachu
Enfermeira Jessie
Jessie sempre é vista como durona, mandona, reclamona, egoísta… Simplesmente alguém difícil de lidar. Mas a sua natureza ácida é o reflexo de um passado cheio de frustrações. Houve um tempo em que a criminosa estava determinada a dedicar a sua vida a ajudar treinadores como uma Enfermeira Pokémon, mas as coisas acabaram dando muito errado.
Por não conseguir entrar em uma escola normal, Jessie acabou aceitando estudar em um lugar só para Chanseys. E apesar de muito se esforçar, não conseguiu se formar. Sua melhor amiga, uma Chansey que lhe incentivou em todo o caminho, a entregou parte de um pingente quando se despediram. E neste episódio, quando as amigas se reencontram, percebemos que há um lado molenga no coração de pedra de Jessie.
Anos depois, na temporada 18, o caminho de Jessie cruza novamente a medicina quando a mulher se apaixona por um médico. Ela está disposta a largar tudo e viver como uma dona de casa, em A Encruzilhada! Segundo Caminhos Diferentes!, mas no final continua com a Equipe Rocket.
- Temporada: 3
- Episódio: A Ignorância é uma Blissey
O fim da Equipe Rocket?
Esta semana a internet foi abalada pelo possível fim do trio em A Equipe Rocket Contra-Ataca, exibido recentemente no Japão. O episódio acompanha um dos planos mais eficazes do grupo para capturar o Pikachu e conta com o retorno de praticamente todos os Pokémon de Jessie e James, porém termina com os amigos seguindo caminhos diferentes. Contudo, esta sequer é a primeira vez que isso acontece no anime.
Conhecidos por serem teimosos e dramáticos, o trio já se separou em outras ocasiões, como no episódio O grande assalto. Após terem capturado o Pikachu em uma jaula, o roedor consegue escapar e Jessie culpa seus amigos pelo ocorrido. O trio então se separa e decidem formar duplas com seus antigos rivais — Jessie com Butch, James com Cassidy e Meowth segue sozinho. Muitas encrencas e lemas da Equipe Rocket depois, o grupo acaba se reunindo, como deve ser.
- Temporada: 9
- Episódio: O grande assalto
O disfarce perfeito
A Equipe Rocket é conhecida por seus disfarces mirabolantes. Dificilmente são bem produzidos, mas sempre acabam enganando todos ao seu redor. Entretanto, o trio se superou quando decidiu se disfarçar dos pirralhos para incriminá-los em Kalos. Assim, James se vestiu de Ash; Inkay, de Pikachu; Meowth, de Bonnie e Jessie, de Serena.
O resultado foi tão assombroso que chegou a confundir o público por um instante. Tudo termina com um confronto incrível entre os pirralhos reais e a Equipe Rocket disfarçada, que acaba decolando de novo.
- Temporada: 17
- Episódio: Heróis! Amigos ou Inimigos
O poder de uma família de desajustados
Em Alola, a Equipe Rocket conseguiu uma segunda família, encontrando Pokémon como Stufull, Mimikyu e o maternal Bewear, que salvava o trio de qualquer enrascada com um grande abraço. E esta união é posta à prova quando um ex-membro da Equipe Rocket, o kahuna Neves, desafia Jessie e James a derrotarem Ash com um Movimento Z.
O trio nunca foi muito conhecido por suas habilidades de batalha, então é incrível poder assisti-los lutar com garra e um alto nível de poder. Pikachu atacou com tudo e Mimikyu não ficou para trás, mostrando que merece tanta atenção quanto seu rival. Mas no final, a Equipe Rocket ainda acabou perdendo e sendo levados de volta para a base por uma furiosa Bewear.
- Temporada: 21
- Episódio: Uma batalha adiada
Trabalhadores do mundo, uni-vos
As sagas mais recentes têm amadurecido as discussões propostas pelo anime, incluindo temas que refletem o cotidiano do público mais adulto. Tanto que a temporada Jornadas Supremas conta com um episódio em que a Equipe Rocket está despertando um certo nível de consciência de classe.
Ao perceber que não recebem um salário compatível com o nível de esforço exigido por seu cargo, Jessie e James começam a questionar suas condições de trabalho. O trio decide lutar por uma situação mais justa e correm atrás de um Pelipper, mensageiro do quartel general, para levar as suas demandas de melhores condições para a diretoria.
E a revolução da classe trabalhadora logo se torna uma jornada pelo mundo, onde acabam encontrando seus antigos rivais: Cassidy e Butch. Ambos também haviam questionado a permanência em um emprego desmotivador com um salário questionável e acabaram largando a sua carreira criminosa para ir atrás dos seus sonhos como empresários locais.
A antiga rivalidade é posta de lado quando todos concordam que a desunião só ajudava o patrão, Giovanni. E a coragem de Cassidy e Butch em seguir seu próprio caminho desperta o trio para a verdade que, no final do dia, o seu emprego não lhe define. Por um curto momento, Jessie e Meowth acabam deixando a Equipe, mas no final retornaram a segurança de um emprego fixo para não deixarem James na mão.
Eu jamais esperava ver Pokémon abordando um assunto tão complexo e exclusivamente adulto, mas funcionou e resultou em um dos episódios mais memoráveis da Equipe Rocket — com direito a viagem ao redor do mundo, referência a Pinóquio e muita união.
- Temporada: 25
- Episódio: O bem, o mal e a sorte
Podcast da Equipe Rocket
Outro episódio recente inusitado não tem nenhuma mensagem social profunda, apenas uma sacada genial. Decididos a recrutar mais membros para a Equipe Rocket, Jessie, James e Meowth começam um podcast. E no começo eles não são muito bons nisso, lutando entre si para ver quem aparecia mais em cada episódio, mas conforme vão pegando o jeito, o trio sobe para o topo das paradas rapidamente.
Os criminosos viram grandes influencers, conquistando fãs renomados como o Professor Cerejeira, Brock e a própria policial Jenny. Todo mundo acha engraçado o jeito espontâneo, as “piadas” sobre crimes e com o tempo o próprio trio esquece das motivações nefastas do programa.
O episódio retoma com força uma grande marca da Equipe Rocket que é a sua quebra da quarta parede, que chega a níveis estratosféricos neste episódio. O próprio trio, por exemplo, chama a abertura do anime, como se fosse a vinheta de seu podcast. E eles terminam o episódio brigando com o narrador, insistindo para que ajude ao invés de atrapalhar a transmissão. Este talvez tenha sido um dos momentos mais engraçados da Equipe, que vai deixar saudade.
- Temporada: 25
- Episódio: Entrando no ar! Estrelas travessas no embalo da rádio!
Menção honrosa: Agora James Larvittar foi longe demais
Pode não ter a melhor história ou introduzir algo importante sobre a Equipe Rocket, mas Beauty and the Beach não deixa de ser marcante — pelos motivos errados. Neste episódio estranhamente machista, Misty entra em um concurso de biquínis para ganhar uma grana no verão. Porém, quem rouba a cena é a Equipe Rocket com a aparição de James usando uma prótese de silicone. O poder dos peitos de James é tão grande que o episódio acabou sendo banido em todo o mundo, alertando os roteiristas japoneses para maneirarem nas loucuras dos episódios. Pokémon nunca mais foi o mesmo.