PlayStation®5: 10 funções escondidas no console que você precisa conhecer

Capa da Publicação

PlayStation®5: 10 funções escondidas no console que você precisa conhecer

Por Márcio Jangarélli

Uma nova geração começou nos consoles da Sony com o PlayStation 5! Provavelmente você já ouviu tudo sobre os gráficos, velocidade, qualidade de som e a experiência sensorial do DualSense, mas algumas funções incríveis do console ainda precisam ser descobertas.

Nessa lista, separei 10 destas funcionalidades para apresentar para vocês. Tivemos acesso antecipado ao PS5 e posso garantir que essas novidades fazem toda a diferença no seu jogo.

Lembrando que o PlayStation 5 já chegou ao Brasil nas versões tradicional, com leitor de Blu-Ray, e digital, sem leitor.

Imagem de capa do item

Seletor

Quer trocar de jogos rapidamente, sem precisar sair de um título, ir para o menu inicial e escolher o outro? O Seletor do PlayStation 5 está aqui para te ajudar nessa.

Parte do seu Centro de Controle, que você acessa pelo botão PlayStation do DualSense, o Seletor mostra seus games e aplicativos com uso mais recente e permite que você transite entre eles sem a necessidade de voltar para o menu principal.

É só entrar no Centro de Controle enquanto está no jogo, ir até o Seletor e escolher qual jogo ou app você deseja acessar agora.

Imagem de capa do item

Rastreamento de Progresso

Uma função incrível do PS5 é o sistema de rastreio de progresso dos seus jogos.

Dentro do game, ao entrar no Centro de Controle, você encontrará cards indicando o nível ou região atual do game em que seu personagem está, tudo o que você já concluiu, além de mostrar uma porcentagem indicando o seu progresso atual.

Imagem de capa do item

Objetivo atual e detalhes da missão

Na verdade, se você for além e clicar nesses cards, eles te mostrarão muito mais. Agora você consegue conferir seu objetivo atual do jogo no próprio console e até detalhes da missão em andamento ou da região que está sendo explorada.

Aliás, você pode até transitar entre regiões e objetivos pelos cartões de progresso. Acessando eles com o game aberto, haverá um botão “Jogar” habilitado. Clicando nele, você pode começar sua aventura de onde quiser, sem precisar passar por menus ou viagens rápidas no jogo em si.

Imagem de capa do item

Progressão de troféus

Além de sua progressão nos jogos em si, o novo sistema do PlayStation 5 também rastreia o seu avanço na conquista de troféus.

O sistema de troféus foi atualizado completamente para o PS5, elevando o nível máximo dos jogadores de 100 para 1000 e mostrando o seu progresso na obtenção das conquistas. Agora ficou muito mais simples manter um registro dos seus grandes feitos.

Imagem de capa do item

Clipe de conquistas

Falando em registrar conquistas, o PlayStation 5 permite que você mostre muito mais que uma foto do momento em que você conseguiu um troféu.

O novo sistema grava pequenos clipes dos seus momentos de conquista no game, mostrando o final da sua trajetória até o troféu. Dá até para favoritar seus momentos preferidos na galeria de mídia do console e compartilhá-los de forma mais rápida e simples.

Se você está preocupado com a memória, no entanto, pode ficar tranquilo. Essa função pode ser desabilitada a qualquer momento e seus clipes podem ser transferidos para pen drives ou unidades de armazenamento externo compatíveis.

Imagem de capa do item

Mudanças gerais no sistema dos jogos

Se você está cansado de sempre gastar um tempinho configurando seus games antes de iniciá-los, o PlayStation 5 vai facilitar MUITO a sua vida.

Uma das novidades mais legais do console é a possibilidade de escolher suas configurações de jogo padrão, que serão aplicadas em todos os seus games. Você pode definir desde o nível de dificuldade, até o modo de desempenho, o tipo de exibição (primeira ou terceira pessoa), habilitar ou desabilitar legendas e a linguagem.

Para definir seus padrões de game, é só ir no menu Configurações e acessar a opção “Dados salvos e configurações de jogos/aplicativos”.

Imagem de capa do item

Mudança de versões

Para esse momento de transição entre gerações, é importante saber e escolher qual versão do game você quer jogar, certo? O PlayStation 5 te permite fazer isso de uma maneira bem simples.

Além de identificar os games de PS4 com um ícone na descrição, o PS5 permite que você escolha qual versão do jogo quer experimentar - se ele tiver um update para a nova geração. É só clicar com o botão “Opções” no ícone do game no menu, ir em “Versão do Jogo” e escolher o que mais te agrada.

Imagem de capa do item

Botão para Mutar

Muito tem se falado do sensor tátil, de movimento, gatilhos adaptáveis e do touchpad do DualSense. No entanto, o controle possui uma função bem legal - principalmente para quem gosta de jogos multiplayer -, que não está sendo tão falada assim.

O DualSense tem um botão exclusivo para mutar rapidamente o seu microfone, seja do headset ou o do próprio controle. Não precisa acessar nada, nem mexer no seu microfone em si. É só apertar o botão e pronto, está tudo silenciado.

Inclusive, ele emite uma luz laranja no botão quando está ativo, evitando que você fique mutado sem saber.

Imagem de capa do item

Opções de captura e transmissão

Estamos na era do streaming e a PlayStation facilitou MUITO a vida de quem quer transmitir seus jogos com o PS5.

Usando o botão Criar no seu controle, você pode fazer imagens de captura, vídeos e transmitir seu game rapidamente, sem precisar de muito trabalho. O console te dá opções de qualidade de imagem, exibição de câmera, chat, atividade, microfone e te deixa até escolher a posição de exibição dessas interações na sua tela.

A transmissão é compatível com os principais serviços de streaming, incluindo a Twitch e o YouTube.

Imagem de capa do item

Elogios

Além disso, a PlayStation quer incentivar cada vez mais uma comunidade saudável entre seus jogadores. Assim, o PS5 traz um sistema de Elogios, para você participar ativamente na criação de uma rede de influência positiva online.

Os elogios são divididos em “Prestativo", “Gentil” e “Com espírito esportivo”. Você só pode elogiar jogadores que não façam parte da sua lista de amigos, para evitar trapaças, e apenas uma vez por partida. Ainda, você poderá elogiar um mesmo player apenas de 12 em 12 horas.

Essas restrições foram feitas para que o Elogio seja valorizado, mostrando os players que estão verdadeiramente contribuindo com a comunidade. Também, se você receber um Elogio, com todas essas regras, a coisa fica bem mais especial, né?