PlayStation 4: Os 15 melhores jogos da geração

Capa da Publicação

PlayStation 4: Os 15 melhores jogos da geração

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Apesar do PlayStation 5 já estar disponível no mercado a alguns anos, o PlayStation 4 ainda é um grande destaque, seja para jogar alguns jogos online como Call of Duty ou Fortnite, ou então explorar seu grande catálogo de exclusivos e grandes jogos para todos os públicos.

Nesta lista você confere os 15 melhores jogos do PlayStation 4!

Imagem de capa do item

Until Dawn

Until Dawn é um jogo narrativo lançado pela Supermassive Games em agosto de 2015. Ele mostra um grupo de jovens retornando a um alojamento depois da morte de um de seus amigos, um ano antes. Lá eles precisam fazer de tudo para sobreviver aos ataques de algumas criaturas misteriosas.

O destaque de Until Dawn é que suas escolhas e ações durante o jogo podem resultar na morte de cada um dos personagens controlado pelo jogador, então é preciso tomar mais cuidado ainda com suas ações, e jogando com mais pessoas deixa tudo ainda mais tenso. Por fim, entre os dubladores dos personagens temos grandes nomes como Rami Malek e Hayden Panettiere.

Imagem de capa do item

Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Final Fantasy XII foi lançado inicialmente para o PlayStation 2 e na época não foi um tão aclamado quanto seus antecessores mais populares. Mas em 2017 ele recebeu uma versão remasterizada para o PlayStation 4, que além de um visual um pouco mais bonito, trazia algumas pequenas melhorias.

Apesar da história de Final Fantasy XII ser bem elogiada com personagens extremamente marcantes, como Balthier, Fran e Ashe, seu grande destaque é o sistema de combate. As batalhas acontecem em tempo real e o jogador pode programar o protagonista e seus companheiros utilizando o sistema de Gambit.

Com ele é possível definir quais ataques cada personagem deve usar, quando eles precisam curar entre várias outras coisas. Isso pode tornar o combate de Final Fantasy XII em um primeiro momento muito difícil, mas ao entender todas as suas nuances, se torna um dos melhores combates da franquia.

Imagem de capa do item

Persona 5 Royal

Persona é uma das franquias mais amadas de JRPG por trazer não só os combates por turno, mas também pela parte social do jogo, onde seu personagem precisa ir à escola e fortalecer suas amizades com seus amigos. O jogo mais recente Persona 5 é extremamente elogiado pelos seus combates divertidos e principalmente pelo seu visual que esbanja estilo.

A versão Royal de Persona 5 foi lançada em outubro de 2019 e traz novos personagens, mais história e várias outras coisas, dando mais 6 meses dentro do jogo para aproveitar junto de seus amigos. Mesmo sem os novos conteúdos o jogo tem muito para quem gosta de boas batalhas por turno, ou quem só quer aproveitar o tempo conhecendo cada um de seus companheiros.

Imagem de capa do item

Uncharted 4: A Thief’s End

Uncharted 4: A Thief’s End é a conclusão da saga de Nathan Drake que começa o jogo vivendo uma vida normal com sua esposa Elena Fisher. Tudo muda com a chegada de seu irmão Samuel Drake, que o protagonista acreditava estar morto. Agora a dupla embarca em uma última grande aventura atrás do tesouro do pirata Henry Avery.

O grande destaque do jogo é sua história que conclui de forma espetacular a história de Nathan Drake com momentos tocantes, ação de tirar o fôlego e o bom humor que o personagem sempre apresentou. Mas além disso, a jogabilidade foi melhorada, com cenários impecáveis para se explorar e momentos que vão ficar marcados na cabeça do jogador.

Imagem de capa do item

Yakuza Kiwami

Yakuza é uma franquia que por muitos anos foi extremamente popular no Japão, mas não chamava tanta atenção no resto do mundo. Durante a geração do PlayStation 4 a franquia começou a se popularizar e entre os vários que chegou para o console da Sony está Yakuza Kiwami, lançado em janeiro de 2016.

Ele é um remake do primeiro jogo que mostra o início da jornada de Kazuma Kiryu, que passa 10 anos na cadeia por um crime que não cometeu para salvar seu melhor amigo. A história não é espetacular, mas ela traz um toque exagerado, junto com o carisma de Kiryu torna a jornada extremamente divertida.

Mas o grande destaque é explorar Kamurocho, o local onde o jogo se passa. Lá você pode enfrentar vários valentões e visitar diversos estabelecimentos, seja restaurantes, lojas de arcades ou até mesmo um Karaokê. Por fim, mas não menos importantes, Yakuza Kiwami traz uma grande variedade de missões secundárias absurdas e muito engraçadas.

Imagem de capa do item

Control

Control é o jogo mais recente de Remedy, conhecido por Alan Wake e Max Payne. Lançado em 2019 ele tem como protagonista Jesse Faden, que recebeu poderes sobrenaturais após uma experiência traumática na sua infância. Ele busca respostas no Departamento Federal de Controle, e dentro de sua sede precisa lidar com uma força estranha chamada de Ruído.

Ele é um jogo de tiro em terceira pessoa que traz poderes como telecinese e várias outras coisas para ampliar seu combate. Mas o grande destaque está na sua construção de mundo, durante a jornada pelo local podemos encontrar diversas histórias sobre objetos sobrenaturais perigosos e os danos causados. É possível até mesmo encontrar alguns dos objetos da história em encontros em missões secundárias que estão espalhadas pelos corredores do departamento.

Imagem de capa do item

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt atualmente é o primeiro jogo que se passa na cabeça de muitas pessoas quando se fala de um RPG excelente. Ele é o terceiro jogo da franquia e traz mais uma vez o bruxo Geralt de Rivia, dessa vez buscando Ciri, uma garota que ele considera como filha e está sendo procurada pela Caçada Selvagem, criaturas de outro mundo muito perigosas.

A produção tem muitos destaques, primeiro pelo seu vasto mundo repleto de detalhes, seja uma variedade de criaturas, ou até mesmo pessoas interagindo nas cidades, deixando tudo mais vivo. Mas o seu grande chamariz são suas missões, principalmente as secundárias, que trazem personagens marcantes e escolhas impactantes.

Imagem de capa do item

Death Stranding

Death Stranding é a produção mais recente de Hideo Kojima, conhecido pelos jogos da franquia Metal Gear Solid. O jogo é protagonizado por Sam Porter Bridges que é vivido por Norman Reedus e precisa reconectar a América em um mundo pós apocalíptico.

A principal ação do jogo é caminhar, durante toda a sua jornada você precisa levar cargas de um lugar para o outro. Inicialmente você utiliza somente somente suas pernas e alguns itens como escadas e cordas e é necessário planejar bem a sua rota, para evitar terrenos íngremes e também os BTs, criaturas perigosas que o jogador precisa evitar ao máximo um contato direto com elas.

Imagem de capa do item

Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn é um jogo desenvolvido pela Guerrilla Games, conhecida pela franquia Killzone. O jogo se passa em um mundo pós apocalíptico onde robôs no formato de animais vivem por todo o mundo e em teoria, não existe nenhuma versão orgânica dessas criaturas.

O jogador controla Alloy, uma garota que nasceu na tribo humana dos Nora, mas sempre foi considerada uma exilada. Depois de um ataque de uma tribo rival a protagonista parte em sua jornada em busca de sua verdadeira origem e por vingança. Em seu lançamento, o jogo foi considerado visualmente impressionante e seu grande destaque eram as batalhas contra as feras robóticas.

Alloy utiliza majoritariamente um arco e flecha, com vários tipos de munições que são fortes contra partes específicas das criaturas. Com isso, o jogador precisa planejar e criar estratégias para cada um dos tipos de inimigos e encontrar qual o melhor lugar para se acertar.

Imagem de capa do item

Marvel’s Spider-Man

Jogos de super heróis por muito tempo eram conhecidos por não apresentar muita qualidade, com algumas exceções como a trilogia Arkham de Batman. Mas em 2018 a Sony mostrou que é possível trazer mais histórias interessantes com personagens icônicos dos quadrinhos como o Homem Aranha.

Marvel’s Spider-Man é um jogo de mundo aberto onde o jogador controla o herói explorando a cidade de Nova York e precisa lidar com sua vida de Peter Parker cientista e também Homem-Aranha lidando com os vilões da cidade. Controlar o protagonista consegue passar a sensação do que é ser o herói, balançar sobre as teias pelos prédios gigantescos é fluido e extremamente divertido, sendo o maior destaque da produção.

Imagem de capa do item

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é um RPG criado pela Sucker Punch e traz como protagonista Jin Sakai, um samurai que precisa proteger a ilha de Tsushima durante a primeira invasão mongol no Japão. Em questão de visual, o jogo lançado em 2020 é impressionante até os dias de hoje, com suas cores exageradas e seu sistema de vento, que serve como uma bússola para o jogador.

Como um jogo de mundo aberto podemos encontrar diversos conteúdos para serem feitos além das missões principais. Seja ajudar outras pessoas deste mundo em seus problemas ou coletar uma infinidade de coletáveis enquanto explora cada pedaço da ilha de Tsushima. Por fim, o combate consegue passar a sensação de ser um samurai, principalmente nas batalhas contra os chefes que parecem que foram tiradas dos filmes de Akira Kurosawa.

Imagem de capa do item

God of War

God of War é uma das franquias mais conhecidas da Sony e foi um de seus grandes destaques no PlayStation 2. Com o tempo os jogos começaram a decair e a popularidade da franquia reduziu, ficando por volta de 5 anos sem uma nova produção protagonizada por Kratos.

Em 2018 foi lançado um novo God of War que prometia trazer uma revitalização na franquia. Ao invés de uma produção focada inteiramente na ação, o novo jogo traz diversos elementos de RPG e um foco majoritário na narrativa. Muitos anos depois dos eventos do terceiro jogo Kratos embarca em uma jornada com seu filho Atreus para realizar o último desejo de sua falecida esposa.

Ao invés do combate frenético da franquia anterior, agora temos algo mais metódico, onde é preciso estar pronto para desviar ou arremessar sua nova arma, o machado Leviatã, que além de poderes de gelo, pode voltar com facilidade para as mãos de seu dono.

Imagem de capa do item

The Last of Us Part II

Para muitas pessoas The Last of Us Part II é o jogo definitivo do PlayStation 4. O primeiro jogo da franquia já é extremamente aclamado, mas o segundo que chegou ao console em 2020 pegou o público de surpresa com algumas de suas escolhas narrativas.

A produção se inicia 5 anos após os eventos que finalizam o primeiro jogo, dessa vez protagonizado por Ellie que agora não é só mais uma garotinha. A história é brutal e mostra um grande ciclo de violência e vingança com momentos de tirar o fôlego. A jogabilidade também passou por melhorias, deixando ainda mais interessante o trabalho de lidar furtivamente com seus adversários, sejam humanos ou infectados.

Imagem de capa do item

Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII é um dos jogos mais queridos da franquia e apresenta uma legião gigantesca de fãs. A ideia de um remake dessa obra clássica existe há muitos anos, inicialmente anunciada para o PlayStation 3. Mas somente em abril de 2020 a primeira parte desse remake chegou para o PlayStation 4.

Final Fantasy VII Remake traz os eventos do início do jogo original, se passando inteiramente na cidade de Midgar. Por trazer somente uma parte da produção original, os momentos foram ampliados, trazendo um pouco mais de construção dos personagens principais e também os de menos destaques, além de trazer alguns detalhes especiais.

Por fim, o combate foi totalmente reformulado, abandonando o sistema por turno, para mostrar um combate que mistura ação com pequenas escolhas táticas, onde a velocidade do mundo é reduzida. Cada personagem da sua equipe tem sua própria forma de jogar e é possível controlá-los com facilidade durante as lutas.

Imagem de capa do item

Bloodborne

Bloodborne para muitos é o melhor jogo do gênero Souls Like. Ele foi desenvolvido pela From Software e foi lançado exclusivamente para o PlayStation 4 em março de 2015. Diferente de Dark Souls ele traz uma estética gótica junto de muito horror cósmico e a mesma forma de contar histórias da From Software.

A principal diferença de Bloodborne e Dark Souls, é que o combate é mais rápido e quer que o jogador seja mais agressivo contra seus adversários, seja com ataques normais, ou dando tiros que se usado no momento certo serve como uma aparada. Além disso, o jogo conta com uma expansão que traz novas áreas e uma das batalhas mais difíceis dos jogos da From Software.