Os piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel de acordo com o público

Capa da Publicação

Os piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel de acordo com o público

Por Gus Fiaux

Desde que foi criado, em 2008, o Universo Cinematográfico da Marvel se expandiu para além dos cinemas e tomou seu lugar nos games, na TV e no streaming, continuamente se abrindo para novas possibilidades e apresentando novos personagens em uma narrativa que ainda não deu sinais de que está perto de acabar.

Entretanto, após quinze anos de produções e mais de trinta filmes em seu catálogo, a saga da Marvel Studios e da Disney certamente já pisou em alguns calos e, por mais que uma boa parte dos filmes não sejam completamente “odiados”, há aqueles que os fãs gostam um pouco menos que os outros.

Pensando nisso, aqui estão os 10 piores filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, de acordo com o público!

Imagem de capa do item

10º - Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)

Lançado no ano passado, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura era o filme que mergulharia de vez na história do Multiverso, apresentando novas realidades e trazendo Stephen Strange para uma grande missão. Fora isso, seria a primeira obra conectando os filmes e as séries, já que forneceria uma continuação direta para a trama de WandaVision.

O retorno de Sam Raimi à direção foi bem recebido pela crítica e por uma boa parcela do público, mas não impressionou todo mundo igualmente. No IMDb, o filme tem uma média 7 dada pelos usuários, mas no Rotten Tomatoes, o filme conta com 85% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

9º - Homem de Ferro 2 (2010)

Lançado 2 anos após o primeiro filme, Homem de Ferro 2 foi a primeira sequência do Universo Cinematográfico da Marvel, e as expectativas eram relativamente altas, sobretudo graças ao sucesso do longa de 2008. Contudo, muitos se decepcionaram com um vilão mal construído e a necessidade da história parar várias vezes para dar teasers para o que viria a seguir.

Ainda assim, o segundo longa do herói não chegou a ser odiado pelos fãs, e conserva uma média 7 no IMDb. No Rotten Tomatoes, a situação é bem parecida, e o filme conta com 71% de aprovação da audiência, o que é o menor valor entre todos os filmes solo do Vingador Dourado.

Imagem de capa do item

8º - Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Enquanto tudo culminaria na grande explosão que foi Os Vingadores, a real é que a Fase 1 do MCU ainda era bem introdutória e estava bem ocupada pavimentando o caminho para tudo que viria depois. Um dos primeiros filmes da franquia, Capitão América: O Primeiro Vingador, detém até hoje um posto baixo no conceito dos fãs.

Dirigido por Joe Johnston, o longa hoje em dia é bem reverenciado por uma parcela dos fãs, mas isso não o impediu de ganhar 6.9 no IMDb. Além disso, no Rotten Tomatoes, a primeira produção do Sentinela da Liberdade conta com 75% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

7º - Capitã Marvel (2019)

Desde que foi anunciado, Capitã Marvel foi muito aguardado pelos fãs por se tratar do primeiro longa protagonizado por uma heroína no Universo Cinematográfico da Marvel, após mais de dez anos de filmes protagonizados apenas por homens. No entanto, o longa de Ryan Fleck e Anna Boden frustrou as expectativas de quem esperava algo novo.

No IMDb, o filme tem média 6.9, e no Rotten Tomatoes, ele é tido como o pior do MCU, com 45% de aprovação do público. Entretanto, é válido relembrar que usuários da plataforma fizeram uma intensa campanha de review-bombing (dar notas negativas mesmo sem ter visto o filme), só por conta dos posicionamentos progressistas de Brie Larson.

Imagem de capa do item

6º - Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Desde o começo, a saga solo do Deus do Trovão sempre se provou difícil para a Marvel Studios, especialmente nos dois primeiros filmes, onde ninguém da produção sabia ao certo qual tom deveria ser adotado para distanciá-lo de outras produções do MCU. E isso se reflete bem nitidamente em Thor: O Mundo Sombrio.

O longa passou por problemas nos bastidores e o resultado final é truncado, para ser gentil. No IMDb, o longa conta com nota 6,8, contra 75% de aprovação do público no Rotten Tomatoes - uma média que não é espetacular, mas está longe de ser um desastre completo.

Imagem de capa do item

5º - Viúva Negra (2021)

Desde que Natasha Romanoff foi apresentada na Fase 1, muitos faziam campanhas para que a espiã russa ganhasse seu próprio longa, que seguisse uma pegada mais realista e voltada para a espionagem. Porém, quando isso finalmente aconteceu, Viúva Negra veio tarde demais e nem conseguiu fazer jus a uma personagem tão admirada.

No entanto, parte do público parece bem dividido com relação ao filme. Por exemplo, no IMDb, ele tem nota 6,7, mas no Rotten Tomatoes, a média de aprovação do público é de 91% - uma das mais altas de todo o MCU!

Imagem de capa do item

4º - O Incrível Hulk (2008)

Muitos fãs até se esquecem de O Incrível Hulk quando vão contabilizar as produções do MCU - era um filme de outro estúdio, com outro ator no papel de Bruce Banner e pouca correlação com a história do personagem que veríamos após Os Vingadores. Por isso mesmo, o filme costuma só ser lembrado quando querem falar mal dele.

Para se ter uma ideia, no IMDb, o filme apresenta uma média de 6,7 dos usuários, e no Rotten Tomatoes, temos 70% de aprovação dos fãs, o segundo "pior" filme da Marvel Studios na plataforma, perdendo apenas para Capitã Marvel.

Imagem de capa do item

3º - Thor: Amor e Trovão (2022)

Se, em 2017, Taika Waititi havia "salvado" a franquia do Deus do Trovão e oferecido uma boa mudança de ares com Thor: Ragnarok, no ano passado o cineasta neozelandês colocou tudo a perder em Thor: Amor e Trovão, filme que não parece ter um enredo claro e passa a maior parte do tempo em esquetes de humor enquanto condensa dois arcos grandiosos das HQs.

O filme é um dos maiores indícios do cansaço que os fãs estão tendo da saga, sobretudo com o advento da Fase 4. No IMDb, ele tem uma nota 6,7 - e, por outro lado, sua avaliação no Rotten Tomatoes é um tantinho mais positiva, com 77% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

2º - Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Se a Fase 4 já tinha nos apresentado o problema, a Fase 5 já começou em uma nota bem agourenta, seja nas pistas dadas para a Saga do Multiverso ou na queda de qualidade das produções, de forma geral. Lançado no início deste ano, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania foi detonado pela crítica especializada e não parece ter caído muito no gosto de alguns fãs.

No IMDb, o terceiro filme da franquia dos heróis diminutos conquistou a segunda pior aprovação do Universo Cinematográfico da Marvel, com nota média de 6,5. Entretanto, os usuários do Rotten Tomatoes parecem ter apreciado mais o filme, que ganhou 83% de aprovação do público.

Imagem de capa do item

1º - Eternos (2021)

Em 2021, chegou aos cinemas um dos projetos mais curiosos da Marvel. Em Eternos, de Chloé Zhao, veríamos uma equipe de deuses cósmicos que passaram anos escondidos entre os humanos, até que precisam interferir graças a uma hecatombe iminente. O projeto é o mais ousado e arriscado do MCU até o momento, e isso resultou em uma recepção desconfiada.

Esse foi o primeiro filme do MCU a ter uma aprovação negativa da crítica no Rotten Tomatoes - embora conta também com 78% de aprovação dos fãs na mesmíssima plataforma. Por outra perspectiva, no IMDb, ele é classificado como o pior filme do MCU, com nota 6,3.