As 10 piores cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico da Marvel
As 10 piores cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico da Marvel
Às vezes, não vale a pena esperar pelo fim dos créditos…
O Universo Cinematográfico da Marvel se tornou uma das sagas mais populares do cinema, construindo um império bilionário de várias franquias dos mais populares super-heróis dos quadrinhos. Essa estrutura só funcionou por conta de um rico planejamento da Marvel Studios.
Uma das peças fundamentais nesse planejamento são justamente as cenas pós-créditos. Enquanto algumas são apenas piadinhas breves, outras trazem grandes pistas para o que nos espera nos futuros filmes – e embora muitas sejam boas, algumas acabaram decepcionando os fãs. Por isso, aqui listamos as 10 piores cenas pós-créditos do Universo Cinematográfico da Marvel.
Créditos: Disney
Contemplem... um martelo (Homem de Ferro 2)
Nas bases do Universo Cinematográfico da Marvel, era bem comum termos pequenas cenas quase sem diálogo, trazendo personagens ou conceitos que seriam melhor estabelecidos em outros filmes. Isso aconteceu em Homem de Ferro 2, com uma cena que mostrava o Mjölnir brevemente.
A cena até é interessante por explicar o motivo da ausência de Phil Coulson, além de dar um gostinho do que seria o filme solo do Thor. Porém, vendo com os olhos de hoje, trata-se de uma cena bem simples, que poderia ter feito um pouco mais para nos preparar para a chegada do Deus do Trovão.
O retorno do Deus da Trapaça (Thor)
O primeiro filme do Deus do Trovão é, certamente, um dos filmes menos lembrados do Universo Cinematográfico da Marvel - e a própria franquia parece ter se desviado por completo dos planos originais. Ainda assim, Thor tem um ponto altíssimo, e ele se chama Loki.
O Deus da Trapaça tem um fim ambíguo no filme, retornando posteriormente como o principal antagonista de Os Vingadores. O problema é que a cena pós-créditos de Thor causa confusão por sua lógica. Como o vilão manipula Erik Selvig sem ainda estar em posse da Joia da Mente?
Um tipo diferente de doutor (Homem de Ferro 3)
Um grande alvo de polêmicas entre os fãs, Homem de Ferro 3 teve uma grande responsabilidade por ser o primeiro filme logo depois do estrondoso sucesso de Os Vingadores. O filme traz o Vingador Dourado sozinho, sem ajuda de seus colegas de equipe.
Porém, todo o longa é contado em uma narração de Tony Stark. Na cena pós-créditos, descobrimos que ele está contando tudo para Bruce Banner, que dorme sem prestar atenção. É uma cena engraçada, mas que não tem nenhum propósito a não ser falar da amizade entre Bruce e Tony.
O beijo (Thor: O Mundo Sombrio)
Falando de filmes polêmicos, temos também Thor: O Mundo Sombrio, tido por muitos como o pior filme do MCU por vários fãs. Não há nada de muito memorável no projeto e para piorar, suas cenas pós-créditos também não adicionam muito à mitologia (apesar de uma delas apresentar o Colecionador).
A outra cena, no entanto, é bem brega. Nela, vemos Thor retornando à Terra, onde dá um beijo apaixonado em Jane Foster (que foi esquecida em Era de Ultron e Ragnarök). A única coisa interessante sobre essa cena é que Jane foi vivida por Elsa Pataky, a esposa de Chris Hemsworth, já que Natalie Portman não podia gravar essa participação.
Thanos e sua manopla (Vingadores: Era de Ultron)
Desde 2012, vimos Thanos surgindo como uma grande ameaça que acabaria com os Vingadores e os faria rastejar. A promessa só foi cumprida em Guerra Infinita, onde o Titã Louco realmente expressou toda sua fúria. No entanto, ele fez várias aparições aqui e ali.
Uma das mais esquecíveis está em Vingadores: Era de Ultron - uma cena inclusive que provocou um erro de continuidade na franquia e que fez com que os Irmãos Russo tivessem que inventar um motivo mirabolante para explicar porque Thanos estava com a Manopla antes mesmo dela ser construída por Eitri em Nidavellir.
"Eu conheço um cara" (Homem-Formiga)
Homem-Formiga foi um dos filmes mais divertidos e engraçados da Marvel, apostando de vez na comédia com um teor mais familiar. Um dos momentos de destaque do longa se dá quando Scott Lang confronta o Falcão, ao roubar um item em uma das bases dos Vingadores.
Uma das cenas pós-créditos mostra o Falcão falando com o Capitão América sobre o Homem-Formiga. A presença desta cena no filme é preguiçosa, já que se tratava de uma sequência de Capitão América: Guerra Civil, em vez de ser uma cena gravada exclusivamente para o filme do herói diminuto.
Esse detalhe inclusive faz com que a cena tenha uma atmosfera e um visual bem diferente do restante do filme.
Encontro de presidiários (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)
Homem-Aranha: De Volta ao Lar conseguiu fazer milagre ao trabalhar o Abutre - um dos inimigos mais caricatos e bobos do Amigão da Vizinhança - como um vilão realmente imponente e com uma boa motivação. Ao fim do filme, ele é preso e enviado para a prisão, onde encontra Mac Gargan.
A cena da prisão está longe de ser algo péssimo ou terrível como várias outras desta lista. O maior problema, no entanto, é que essa pista até agora não deu em nada - e considerando os planos da Sony de jogar o Abutre no filme do Morbius, seria até melhor se fosse sumariamente esquecida...
O gato e o cubo (Capitã Marvel)
O filme solo da Capitã Marvel pode ter dividido opiniões, mas até que trouxe uma sólida história de origem para a heroína, dando pistas do que podíamos esperar em seu futuro no Universo Cinematográfico da Marvel. Quem roubou a cena foi a "gata" Goose - que era, na verdade, um Flerken.
Durante a batalha final do longa, Goose engole o Tesseract, protegendo uma das Joias do Infinito. Em uma das cenas pós-créditos do filme, temos um breve momento onde vemos Goose no escritório de Nick Fury, cuspindo o cubo cósmico. Uma explicação desnecessária para o paradeiro do Tesseract.
Formiga baterista (Homem-Formiga e a Vespa)
Nem sempre a paciência é recompensada nos filmes do MCU - e se você precisa de um exemplo, temos Homem-Formiga e a Vespa. Por mais que a cena no meio dos créditos desse filme seja espetacular, a sequência que foi exibida ao fim é uma das mais revoltantes de toda a franquia.
Aqui, vemos uma formiga gigante tocando bateria na casa de Scott Lang, enquanto um alarme soa sem parar. É uma cena bonitinha, mas definitivamente não faz valer a espera e poderia muito facilmente ser uma sequência acoplada à cena do meio dos créditos, que mostra Scott preso no Reino Quântico.
Disfarçados (Homem-Aranha: Longe de Casa)
Em Homem-Aranha: Longe de Casa, o lançamento mais recente da franquia, temos a participação de Nick Fury e de Maria Hill ao longo da trama, servindo como mentores para Peter Parker. No entanto, a última cena pós-créditos do filme subverte toda essa ideia.
Aqui, descobrimos que Nick e Maria eram, na verdade, Skrulls disfarçados a mando dos verdadeiros agentes da S.H.I.E.L.D., que parecem estar trabalhando no espaço. Muitos ficaram decepcionados, tanto com a revelação em si quanto com as piadas feitas na cena.
Bônus: Paciência (Homem-Aranha: De Volta ao Lar)
Como um bônus especial, temos uma cena que nunca chegou a ser de fato ruim, mas que certamente deixou muitos fãs bem decepcionados após sua exibição em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Trata-se da última cena pós-créditos do filme, protagonizada pelo Capitão América.
O vídeo é um PSA (um vídeo didático exibido em escolas nos EUA) falando sobre a paciência e sobre como era importante o ato de esperar. No fim, trata-se de uma piada meta com os próprios fãs do Universo Cinematográfico da Marvel e sua obsessão com cenas pós-créditos. Uma piada bem inteligente.