As 10 pessoas que mais ganharam Oscars na história da premiação
As 10 pessoas que mais ganharam Oscars na história da premiação
Você sabe quem foram as pessoas que mais levaram estatuetas para casa?
Mais um ano, mais uma edição do Academy Awards – o Oscar – se aproxima, trazendo consigo muitas apostas fervorosas dos cinéfilos de plantão. Ao longo de quase um século, a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas honrou as grandes conquistas do campo audiovisual, em diversas áreas.
E enquanto esperamos ansiosamente para descobrir quais serão consagrados os melhores filmes e artistas de 2023, chegou a hora de olharmos um pouco para o passado do prêmio – e aqui, vamos te contar quais são os 10 artistas que mais ganharam Oscars em toda a história da premiação!
6º. Billy Wilder - 6 estatuetas
Nascido na Áustria e radicado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, Billy Wilder se tornou um dos maiores cineastas da história, um dos grandes expoentes da Era de Ouro de Hollywood. Conhecido por ter uma versatilidade arrasadora, que o permitia explorar do drama à comédia e até o mistério, Wilder foi indicado 21 vezes na premiação.
Dessas, ele ganhou seis estatuetas - três na categoria de Melhor Roteiro, 2 na de Melhor Direção e uma por Melhor Filme. Entre os longas que o premiaram, podemos citar Crepúsculo dos Deuses, Farrapo Humano e o clássico Se Meu Apartamento Falasse. Além disso, em 1987, ele também recebeu um prêmio honorário da Academia pela consistência de seu trabalho.
5º. Gary Rydstrom (empate) - 7 estatuetas
Um dos componentes mais subestimados da produção cinematográfica é o som, que ajuda a nos inserir em uma história com total imersão, quando feito de forma correta. Vários artistas se consagraram por seu talento em criar um verdadeiro universo sonoro, e Gary Rydstrom se destaca entre eles, tendo recebido 20 indicações no Academy Awards.
De todas essas indicações, ele acabou vencendo sete estatuetas, divididas nas categorias de Melhor Som e Melhor Edição de Efeitos Sonoros. Você certamente já deve conhecer um pouco de seu trabalho, já que ele foi um dos responsáveis por criar toda a imersão em filmes como Titanic, O Resgate do Soldado Ryan, Jurassic Park e O Exterminador do Futuro 2.
5º. Rick Baker (empate) - 7 estatuetas
Engana-se quem pensa que todas as categorias atuais do Oscar surgiram já na primeira edição da cerimônia, sediada há quase cem anos. Não, em vez disso, muitos prêmios foram criados com o passar dos anos e com o aumento da demanda no mercado cinematográfico - e esse foi o caso da categoria de Melhor Maquiagem, que só veio a aparecer em 1981.
Curiosamente, Rick Baker foi o ganhador da primeira edição do prêmio e, desde então, se tornou o maquiador mais prestigiado pela indústria, tendo já recebido 11 indicações, das quais ganhou 7. Suas obras premiadas incluem o clássico Um Lobisomem Americano em Londres, Um Hóspede do Barulho, O Grinch, O Professor Aloprado e Homens de Preto, entre outros.
4º. Fred Quimby (empate) - 8 estatuetas
Ainda que tenha começado sua carreira como jornalista, Fred Quimby se tornou famoso graças ao seu trabalho no mercado audiovisual, especialmente por ter produzido vários curtas animados de Tom e Jerry. Conhecido por ter chefiado o departamento de animações da MGM, ele recebeu dezoito indicações na categoria de Melhor Curta-Metragem Animado.
Ao total, ele recebeu oito estatuetas na categoria, e o que surpreende é o fato de que, entre essas, apenas uma não pertence à franquia de Tom e Jerry. Graças à sua influência na indústria de animação, ele foi um dos mentores de William Hanna e Joseph Barbera, criadores dos Flintstones, Scooby-Doo e dezenas de outros clássicos animados.
4º. Edith Head (empate) - 8 estatuetas
Figurinos são essenciais para contar uma história, capturando a percepção do público a partir do visual. Por isso, a categoria do Oscar sempre rende o que falar. Edith Head, americana nascida na Califórnia em 1897, acabou se consagrando como uma das maiores figurinistas da história de Hollywood, o que só fica comprovado pelas 35 indicações ao prêmio da Academia.
De todas essas, ela levou para casa oito estatuetas, tornando-se a recordista da categoria, graças a filmes como A Malvada, Um Lugar ao Sol, Golpe de Mestre e A Princesa e o Plebeu. Uma curiosidade: o impacto de Edith Head em Hollywood foi tão grande que a estilista Edna Moda, de Os Incríveis, foi inspirada nela.
4º. Alan Menken (empate) - 8 estatuetas
A música é outro componente muito importante em um filme, especialmente se falamos de musicais como as animações da Disney. Por isso, após fazer a trilha e as músicas de filmes tão famosos como A Bela e a Fera, Aladdin e A Pequena Sereia, não é surpresa que Alan Menken seja recordista da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Ao todo, ele já foi indicado 19 vezes, tanto na categoria de Melhor Canção Original quanto na categoria de Melhor Trilha Sonora. Dessas, ele levou oito estatuetas para casa, todas por seus trabalhos na Disney. A última vez que ele foi indicado ao prêmio foi em 2010, por Enrolados, mas acabou perdendo a categoria de Melhor Canção Original para Toy Story 3.
3º. Dennis Muren (empate) - 9 estatuetas
Tendo trabalhado ao lado de cineastas renomados como Steven Spielberg, James Cameron e George Lucas, o norte-americano Dennis Muren foi um pioneiro na área de efeitos visuais para o cinema, tendo desenvolvido efeitos para clássicos como Jurassic Park, O Exterminador do Futuro 2 e Star Wars: O Império Contra-Ataca.
Muren ganhou, ao total, nove estatuetas no Oscar - oito na categoria clássica de Melhores Efeitos Especiais e um prêmio técnico para ele e a Industrial Light and Magic. Algumas de suas vitórias incluem, além dos citados acima, filmes como Guerra dos Mundos, Indiana Jones e o Templo da Perdição e O Segredo do Abismo.
3º. Alfred Newman (empate) - 9 estatuetas
Empatado com Dennis, temos Alfred Newman, compositor e condutor de orquestras que foi indicado ao Oscar 45 vezes por seu trabalho em vários filmes, tendo ganhado nove estatuetas. Nascido e criado em Connecticut, o jovem Alfred já era um prodígio desde criança, e aprendeu a tocar piano aos cinco anos de idade.
Newman compôs a trilha de diversos clássicos do cinema, como as versões de 1939 de O Morro dos Ventos Uivantes e O Corcunda de Notre-Dame, além de A Malvada, Como Era Verde o Meu Vale, A Maior História de Todos os Tempos e Aeroporto. Sua família inclui vários compositores famosos de Hollywood, como Randy, Thomas e David Newman.
2º. Cedric Gibbons - 11 estatuetas
A direção de arte é uma das áreas mais interessantes do cinema, já que é um departamento extremamente importante que precisa "se disfarçar" em meio ao mundo nos apresentado na tela. Por isso, a categoria de Melhor Design de Produção foi criada, para homenagear e honrar os artistas responsáveis por criar mundos incríveis a partir do visual e dos cenários.
Cedric Gibbons foi um desses artistas, e sua contribuição em Hollywood é inestimável. Além de ter sido indicado trinta e nove vezes na categoria, ele já recebeu onze estatuetas - e aqui vai uma curiosidade interessantíssima. Ele é o artista responsável pelo design do próprio prêmio da Academia, a estátua dourada que ficou popularmente conhecida como o Oscar.
1º. Walt Disney - 22 estatuetas
Em primeiríssimo lugar, temos um nome bem famoso e influente da indústria cinematográfica. Além de ter fundado seu próprio estúdio, que carrega o seu nome até hoje, Walt Disney também foi um importantíssimo animador e produtor cinematográfico, cujo trabalho abriu as portas para uma nova era de animações em Hollywood.
Seu trabalho sempre foi muito prestigiado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas - e a prova viva disso é que ele já ganhou 22 estatuetas ao longo de sua carreira, em categorias competitivas que vão de Melhor Curta Animado a Melhor Curta Documentário. Ele também recebeu 4 prêmios honorários da Academia, totalizando 26 estatuetas ao longo de sua vida.